Como estudar programação com outras obrigações?
Chega um ponto em que precisamos escolher o nosso rumo e modificar por completo a nossa rotina. Cumprir obrigações e mudar hábitos. Alterar de forma repentina é difícil, pois, qualquer coisa, por menor que seja, faz-te desviar do caminho e você termina se perdendo, desanimando e abandonando as obrigações. Quem nunca se desligou do mundo por alguns segundos, parecendo que o cérebro foi sugado da cabeça? Esquisito. 👻
Estou comprometido com minha decisão de concentrar ao máximo no meu objetivo. Mas será que vale deixar de lado algo para "recebê-lo" depois? Preciso planejar minha vida, e meu objetivo principal desse ano é ir para faculdade, mas não quero deixar completamente de lado a programação. Amo o que faço, é o que quero.
Mas sinto que estou exausto -- ou vou ficar -- se continuar assim e vou acabar desistindo de prestar o vestibular, encadeando uma sensação de fracasso e abandonar todas as atividades. A rotina é simples, acordo às 7h30, faço minha higiene pessoal, tomo café e sento na minha mesa. Estudo 8h por dia, 4 da manhã e 4 da tarde, ao total 8h de estudo por dia para o vestibular e a noite, sigo com as obrigações de casa e vou "adiantando" as outras. Nesse horário tentarei no máximo possível adicionar um tempo para programar.
A pergunta que surge: Como equilibrar a minha rotina atual com a programação?