Executando verificação de segurança...
1

Como estudar programação com outras obrigações?

Chega um ponto em que precisamos escolher o nosso rumo e modificar por completo a nossa rotina. Cumprir obrigações e mudar hábitos. Alterar de forma repentina é difícil, pois, qualquer coisa, por menor que seja, faz-te desviar do caminho e você termina se perdendo, desanimando e abandonando as obrigações. Quem nunca se desligou do mundo por alguns segundos, parecendo que o cérebro foi sugado da cabeça? Esquisito. 👻

Estou comprometido com minha decisão de concentrar ao máximo no meu objetivo. Mas será que vale deixar de lado algo para "recebê-lo" depois? Preciso planejar minha vida, e meu objetivo principal desse ano é ir para faculdade, mas não quero deixar completamente de lado a programação. Amo o que faço, é o que quero.

Mas sinto que estou exausto -- ou vou ficar -- se continuar assim e vou acabar desistindo de prestar o vestibular, encadeando uma sensação de fracasso e abandonar todas as atividades. A rotina é simples, acordo às 7h30, faço minha higiene pessoal, tomo café e sento na minha mesa. Estudo 8h por dia, 4 da manhã e 4 da tarde, ao total 8h de estudo por dia para o vestibular e a noite, sigo com as obrigações de casa e vou "adiantando" as outras. Nesse horário tentarei no máximo possível adicionar um tempo para programar.

A pergunta que surge: Como equilibrar a minha rotina atual com a programação?

Carregando publicação patrocinada...
2

O que você deve fazer só você pode responder, eventalmente com a ajuda das pessoas que te conhecem bem e estão ligados com você (em alguns casos pode ser pior), ou até com ajuda profissional. O que vale a pena depende muito para pessoas aleatórias na internet poderem opinar sem entender você e seus objetivos, além das necessidades e dificuldades. Se quer validação, é fácil conseguir, mas não te ajudará muito, e não deveria precisar de validação para fazer nada. E se alguém disser o contrário, vai acatar? Será bom para você?

Tem que traçar o objetivo mesmo e focar nele. Se precissa dividir com algo mais tem que fazê-lo. Isso é o padrão.

Eu trabalhava em uma cidade, morava em outra e estudava em uma terceira, e eu era mais dedicado que a maioria, até por necessidade. Cansava um pouco, mas dava pra fazer mesmo pegando 4 ònibus todo dia. Então é factível.

De qualquer forma parece que está com a noite livre para fazer o que quiser. Parece muito simples de resolver. Se não tem esse tempo livre a descrição está imprecisa, então o primeiro que tem que fazer é ter mais claro qual é a sua situação.

Se achar que o que passa não é normal aí só com ajuda profissional para tentar resolver.

Farei algo que muitos pedem para aprender programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

2

Olá, maniero. Um prazer ter a sua resposta.

Eu fiz esse post para ter a visão de mais pessoas que passavam pelo mesmo problema. Às vezes, ter uma perspectiva externa pode ser útil para encontrar soluções criativas para lidar com suas obrigações.

E de fato, algumas opiniões, até mesmo dos mais próximos podem não ser o que eu preciso nesse momento, alguns falariam para deixar a programação de lado e focar no vestibular, mas como você disse, só eu posso decidir isso.

Como eu disse, às vezes uma perspectiva externa pode ser útil, que nesse caso, é a sua experiência, a do Nyckpx47 e do Diegiwg. Elas são bem distintas uma das outras, mas, ao mesmo tempo, parecidas.

E não, não estou com a noite livre, queria muito (🤣). Não deixei claro, mas na parte da noite eu respondo algumas questões e faço outras obrigações. Considerarei seu comentário sobre está com a noite livre e editar a minha publicação. Obrigado.

Alcançar os objetivos muitas vezes requer sacrifícios e esforço extra. É possível conciliar várias responsabilidades, mesmo que isso exija mais dedicação e organização, mas também preciso ser realista e traçar um plano que eu sei que posso cumprir.

Seu comentário (e os outros), me motivou, não esperei por aprovação, mas sim por uma resposta pessoal, vivenciada por alguém com mais experiencia.

1

Eu trabalhava em linha de produção 9h por dia, tinha a universidade a noite e ainda tinha os planos de mudar de carreira pra programador, minha lógica foi não é quantidade e sim qualidade, tentei colocar todos os dias nos meus planos pelo menos 1h/1h30 por dia em estudos consistentes de programação, realmente fazendo projetos e as dúvidas seriam consequência. Nos finais de semana eu aumentava um pouco essa carga e tentava revisar o que fazia na semana.
Resumindo, consegui entrar em um estágio e posteriormente ser efetivado trabalhando com programação. Pra cima mano, é a qualidade das coisas q vai te fazer a diferença.

1

Caramba, tava precisando. Tô na mesma. Vou seguir o seu comentário, vou estudar 1h ou mais por dia. Como você disse, o que importar não é quantidade, mas sim qualidade.

Obrigado, Marinho.

1

Oi Fabricio, acho que meu comentário não vai responder sua pergunta, vai soar mais como um desabafo mas que talvez faça algum sentido para você.
Bom, minha rotina é até que parecida com a sua, a diferença é que já estou na faculdade, faço duas na verdade, uma pela manhâ e outra pela noite, trabalhava, mas meu contrato acabou.

Tinha a mesma sensação de fracasso que você descreveu, ainda tenho, mesmo já na faculdade, o que tem me ajudado bastante ultimamente é ir para a academia, são esses momentos que me fazem esquecer um pouco dessa rotina, não deixa de ser uma rotina claro, mas tento ver mais como uma disciplina.
Acredito que o que pode te ajudar nisso seja uma rotina de estudos com um amigo/amiga, ter pausas durante os estudos para conversar sobre outras coisas, tenta praticar um esporte, o tempo é curto mas vai por mim, ajuda muito. Minha experiência com o vestibular foi muito estranha, não sei qual o curso que você quer mas o meu foi ADS e Eng de software, consegui passar estudando pouco tempo, dois meses para ser mais exato, acho que talvez por isso me sinto um fracasso, pra mim não foi exatamente merecido, mas se é teu sonho abre um pouco mão agora da programação, quando tiver na faculdade vai aliviar mais, vai por mim, ai você vai ter mais tempo para estudar programação.
Se sentir exausto vai ser mais comum do que imagina, mas se é o que gosta vai valer a pena.

1

@Nyckpx47, seu pensamento é parecido com o meu. Também tenho vontade de fazer alguma atividade física para aliviar o stress, isso vai me ajudar mais na minha rotina.

Acredito que o que pode te ajudar nisso seja uma rotina de estudos com um amigo/amiga, ter pausas durante os estudos para conversar sobre outras coisas, tenta praticar um esporte, o tempo é curto mas vai por mim, ajuda muito.

Eu tenho um primo que estuda pro vestibular também, hora ou outra a gente acaba discutindo alguns assuntos em comum.

E sobre a sua faculdade, não se sinta assim. Foi merecido independente do seu tempo de estudo.