Executando verificação de segurança...
0

Dúvida: Linguagem para back-end

Se puder responder isso agradeceria muito, quero tomar uma decisão e queria referências!

Qual linguagem tu recomenda para back-end?

Tem muita concorrência no mercado para ela?

Fala rápido qual demanda ela resolve?

Tu aprendeu só ou fez curso/faculdade/roadmap?

Tu trabalha com ela?

Carregando publicação patrocinada...
3

Acho que C# / .NET resolve muita coisa, o mercado não é tão competitivo como JS... Atualmente é possível fazer tudo com ela, desde APIs, MVCs e aplicativos (apps não é muito o forte mas faz) diria que ela é bem versátil no mercado e temos bastante oportunidades para essa stack.
Recomendaria esse roadmap acho que ele está bem completinho sobre a linguagem... trabalho com ela fazem uns 5-6 anos :)

Aqui debaixo vou deixar algumas pessoas que são referências e tem cursos sobre a linguagem;

  • André Baltieri (balta.io)
  • Elemar Jr (Eximia CO)
  • Eduardo Pires (dev.io)

Esses são os mvps br que eu sigo, espero ter ajudado 😉

1

concordo, e acrescentando:
C# é uma linguagem bem completa (orientada a objetos com várias funcionaliades de linguagem funcional), possui um ecossistema incrivel e não é uma bagunça como várias outras.
Você vai ter poucas escolhas pra fazer, já que a maioria das libs são unanimidade na comunidade (como EntityFramework, Identity, FluentValidation...) e vai usar a melhor IDE que existe, Visual Studio (não o code).
Além disso, ela é usada em vários negócios inclusive sistemas empresariais, ERP e tals, então emprego não falta.
Depois você ainda pode ter o hobby de desenvolver jogos usando Unity.

Atualmente eu trabalho com Python mas C# ainda é minha queridinha.

1

Obrigado meu deu uma luz legal, tô ponderando se estudo php no back-end, porém como tu falou agora me interessei para caramba por C#

1

Cara eu acredito que se você pegar C# da pra crescer bastante tecnicamente. Principalmente quando você chegar num nível onde começa estudar arquitetura de projeto, Domain Driving Design, patterns, microserviços. Fora que o próprio .Net vai te fazer usar Injeção/Inversão de dependência e mais um monte de conceito foda.

Eu acho o .Net um dos frameworks mais completos e padronizados do mercado, embora C# ainda deixe muito a desejar a Microsoft e a comunidade estão sempre atualizando a linguagem.

.Net e C# nas ultimas versões estão cada vez mais modernos e orientados a OpenSource, Cross Platform e nuvem.

Além disso o suporte para o code e linux ta cada vez mais forte, eu mesmo trabalho com C# e uso vscode na maior parte dos tempos. Só mesmo para projetos legados que preciso do carroça studio.

1

Tem o canaldotnet tbm, os caras fazem muitas lives bacanas cheias de conteúdo de alto nível. Além disso a doc oficial da Microsoft é super organizada e bem estruturada.

1

.NET casa bem com um front react? atualmente estudo mais o front mas quero muito me tornar um fullstack e estou nessa fase de procurar uma linguagem back com um bom mercado, pague bem e que saia dessa bolha JS. Recomenda .NET para um fullstack com react no front?

1

Então eu já vi mercado para ambos, pode estudar react e .net tranquilamente... no banco onde trabalho usamos .net com angular, mas é pq quando foi decidido usar angular o react ainda tava ganhando mercado, então para não ficar um pouco react e um pouco angular foi decidido usar até o presente momento apenas angular no frontend.
Para linguagem de backend muito que sua linguagem de frontend não é tão impactante, creio que não irão te desclassificar pq vc não sabe angular ou react... acho que tendo uma boa base desses framework vc consegue se virar em ambos 😎

1

Eu nunca pesquisei sobre a origem do Angular.
Mas a julgar pela arquitetura do framework, me parece arquitetado por um dev Backend, que trouxe diversos conceitos/princípios consolidados no backend que não era popular no front.
Talvez por isso eu veja tanto projeto onde o Angular é o front quando o backend é Java o .NET.

2
2
1

Eu sugiro estudar uma das principais linguagens, Java, C# ou JS(Node, TS). Escolha apenas uma linguagem que melhor se identificar. Existem muitas outras linguagens nesta área, porém as ofertas de empregos são menores.

1