Executando verificação de segurança...
2

Como definir o valor de um projeto freelance?

Nunca fiz um projeto freelancer e não sei por onde ou como começar, tão pouco como precificar.

Gostaria de saber como atuar nisso, podem me ajudar?

Carregando publicação patrocinada...
1

Aqui é um espaço pequeno para escrever detalhadamente, mas vou dar uma resumida. O primeiro passo é saber os valores que os profissionais de sua região estão cobrando, para você não ficar muito a quem dos valores praticados. A segunda etapa é levantar todos os seus custos, deslocamento até o cliente, energia, alimentação, internet e etc. Levantando esses valores fixos que você tem, você sabe que deverá cobrar mais que isso para não sair no prejuízo ao fazer um trabalho. Sempre que você fechar um trabalho, você tem que calcular isso tudo e jogar também os possíveis contratempos com o cliente. Agora falando de como começar o projeto, tudo se inicia pelo breafing, que é basicamente o resumo de tudo o que o cliente precisa no projeto, com um breafing bem feito, você consegue desenvolver um bom projeto. Tente sempre saber: cores que o cliente deseja utilizar, qual o nome, se ele tem algum trabalho de alguma empresa que ele tenha gostado, pois você pode ter um norte por ele e etc. Espero que tenha te ajudado um pouco.

1

Acredito que existam algumas formas chaves de realizar isso:

  1. Ter bem descriminado um escopo

    • Diferente de um projeto destinado a empresa o freelance não pode perder tempo, time is money, com isso alinhar o escopo do projeto inteiro é um item que vai impactar diretamente na precificação
  2. A expectativa do cliente

    • Não adianta cobrar e não atender a necessidade do cliente, um cliente insatisfeito pode trazer mais prejúizo do que lucro, digo isso pois entregar algo ao cliente, e o mesmo solicitar inúmeras correções pode tornar o desenvolvimento algo exaustivo e desgastante.
  3. Esforço/horas

    • Um método simples de precificar é por hora, após o alinhamento com o cliente sobre sua expecativa, e o escopo inicial do que será feito é necessário saber quanto do seu tempo será dedicado para isso. Atualmente tenho um preço fixo em minha hora, após estimar o quanto cada pedaço da solicitação do cliente vai me custar, coloco o preço sobre o trabalho.
    • Neste momento se houver dúvidas, separe cada pedaço da solicitacão, exemplo: foi solicitado o desenvolvimento de um site web com 03 páginas, quanto cada página vai gastar do seu tempo com base na sua experiência? Quanto tempo vou levar para estruturar o layout? Esse tipo de questionamento é super válido na hora da precificação.
  4. Referências

    • Um grande ponto hoje é precificar algo para aquilo que não se tem pleno conhecimento, aprender e aceitar novos desafios faz parte de cada ser humano, mas colocar preço em algo de forma errada pode fazer com que o trabalho não seja aceito rs Desta forma busque em site de freelancers ou com referências do projeto que se está executando, quanto as pessoas estão cobrando e como está a hora de cada um para o determinado tema.