Demanda por Devs JavaScript acabou?
Não, pelo menos não para experientes.
Se você está iniciando seus estudos para se tornar desenvolvedor(a), saiba que escolher a tecnologia irá impactar diretamente no número de oportunidades disponíveis no mercado.
Houve um "boom" de iniciantes na área alavancados pela pandemia e cursos de esquina que ensinam majoritariamente essa tecnologia, então a disputa pelas vagas de estagiários e juniores é muito, mas muito mais alta que o normal.
A exigência hoje não é mais você saber criar uma tela ou um endpoint de API, isso qualquer IA consegue entregar em minutos, ou segundos dependendo da automação.
O seu destaque ficará em conceitos teóricos que são ensinados apenas na faculdade, pois saber abstrair soluções com arquitetura consciente, uma estrutura de dados específica ou algoritmo eficientemente é o que te tornará uma pessoa capaz de resolver qualquer problema dentro de uma empresa, e é isso que buscam.
Se você quer ir além, sugiro não só estudar essa base, como ser TOTALMENTE CURIOSO(A). E não digo apenas em decorar o que são as sopas de letrinhas, mas sim, entender a fundo o que uma tecnologia faz.
A maioria que vejo estudando NodeJS, nem ao menos sabe que ele é baseado em eventos desde sua essência.
Sugiro que busquem vagas em outras tecnologias consolidadas(para quem está iniciando ou pensando em iniciar), mas com menos pessoas estudando, como Go, Python, Rust, C#(.Net) e Java/Kotlin.
Por que?
- Estamos caminhando para ascensão do uso regular da Inteligência Artificial, saber usar elas até mesmo crianças saberão, mas você sabe o que é esse modelo de linguagem ou como dar manutenção em alguma integração que o projeto demande o seu uso?
- Uma onda de ataques massivo em todo tipo de estrutura, Rust vem para sanar problemas que ferramentas como C++, muito utilizado e pouco falado possuem há anos. Entregando uma maneira mais segura e rápida para tratar casos diretamente na máquina e até mesmo executar processos na RAM a fim de evitar exposição de dados em algum lugar quando não há necessidade.
- Web3 não morreu, pelo contrário, está a todo vapor sendo incorporada em empresas privadas e no setor público no mundo todo com a chegada das CBDCs. Go e Rust vem como uma luva na construção de contratos inteligentes e interoperabilidade em toda essa cadeia de blockchains.
- Java e Kotlin reinam em demandas e salários maiores, Java deixou de ser aquele caos que tínhamos, tendo seu uso mais abrangente para áreas que antes era tomada por bancos e serviços de investimentos. Junto com Kotlin que está buscando sua aceitação no mundo mobile como ferramenta híbrida e definitiva para aplicativos.
O mercado para essas tecnologias tanto no Brasil quanto no exterior, está bombando e sedentos de pessoas curiosas nesses seguimentos.
Busquem entender o mercado, não se deixem levar pelo hype de vendedores de cursos, eles já tem seus empregos, você não.
Tecnologias do futuro são para vocês que estão iniciando agora!
Comenta aqui o que vocês estão estudando e o motivo de terem escolhido tal tecnologia.