Executando verificação de segurança...
4

STOP LYING, The truth about Software Engineering [vídeo]

Se vc entende inglês por favor assista esse vídeo, pode livrar muito da sua ansiedade.

https://www.youtube.com/watch?v=sH0_LJoMJd4

Meu comentário: se vc gasta 4~5 anos em uma universidade para aprender uma profissão, pq vc acha que programar vc vai aprender em 6 meses?

Carregando publicação patrocinada...
3

Como se 5 anos fosse suficiente para estar bem na profissão :) E isso se levar muito a sério.

Por isso que eu falo em ser programador de verdade ou não. E algumas pessoas ficam revoltadas com isso. Não são elas que estão em delírio que algumas pessoas não se dedicam muito, em quantidade e qualidade, e acreditam que é tudo a mesma coisa, a pessoa que fez um cursinho e 6 meses depois está bem na profissão e o outro que se dedicou por anos de forma intensiva e estruturada, sem pular nada, com uma base muito forte, praticando o acerto em vez do erro, e deve ser só um tiquinho melhor, ou nem isso. O problema de quem está em delírio é que a negação sempre vem junto. Por isso tem tanta gente vendendo ilusão.

O que eu tento fazer é despertar a pessoa para a realidade porque é assim que ela começa a evoluir bem. Algumas pessoas gostam, outras não. Algumas pessoas não precisam, mas elas entendem que eu não falo para elas. A gente vê o tempo todo que muitos gostam da ilusão, seja na profissional ou outras coisas, por exemplo sobre a inteligência da IA, que é a moda do momento.

Quanto mais cedo a pessoa enxergar a profissão como ela é, e é uma realidade dura, mais fácil ela entra no caminho certo. Não adianta jogar a sujeira para baixo do tapete, ou fazer de conta que vivemos no mundo do Meu Pequeno Pônei. Você pode fazer do seu jeito, mas precisa ser realista. Ou pode escolher a fantasia e aguentar as consequências disso. Tudo é válido porque as pessoas precisam ter controle sobre suas vidas. Só não vale depois reclamar que o mundo está contra elas, que a responsabilidade pelo fracasso dela é dos outros. Mesmo que tenha uma justificativa plausível para a pessoa não evoluir, ainda é responsabilidade dela. Por isso ela não pode se enganar, e não se deixar ser enganado por outros.

E entenda que todo mundo que diz algo pode ter algo de seu próprio interesse. Não importa se você concorda ou discorda, se é A ou Z (os mais opostos possíveis), ela pode estar ganhando algo com isso, e você não pode deixar de considerar isso antes de considerar seriamente. E claro, o que eu falo vale também, Eu posso estar querendo ganhar algo com isso. Só quero ver você achar o que. Eu costumo me sabotar, e deveria ser mais esperto e começar ganhar em cima das pessoas.

Ache seu caminho, seja feliz, mas faça isso com bases sólidas.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

A pergunta é ótima, especialmente se mudarmos um pouco para: "Vc acha vai aprender a ser programador em 6 meses?".

A pergunta fica ainda mais interessante se consideramos que saber programar não basta para fazer um programador hoje em dia. Faz-se necessário saber muito mais do que escrever linhas de código.

1

Cara, talvez aprender a programar em 6 meses possa até ser possível, mas obviamente vai ser algo extremamente limitado. Mas, também depende muito da situação atual da pessoa. E vou falar um pouco da minha própria experiência:

Eu obtive técnico em Eletrotécnica no meu Ensino Médio e me graduei em Engenharia Elétrica no início de 2020, tinha uma base de lógica de programação bem sólida (e um pouco de conhecimento em C, C++, Java, Python, Estrutura de Dados, Visão Computacional, Deep Learning e mexi com Sistemas Embarcados), mas quando me formei percebi que a engenheria não era o que eu queria e ingressei em cursos livres e pagos em programação na internet. E não fui só eu, mas muitos colegas que se formaram comigo foram nesse caminho. Era um mundo completamente diferente do que eu já tinha estudado, mas a base ainda era de certa forma a "mesma".

O que eu quero dizer é que depende muito do nível de conhecimento que a pessoa já se encontra quando ela pretende "aprender a programar" para mudar de ramo no mercado (que é o que mais acontece, ou pelo menos o que eu mais vejo).

Mas, também existe um ponto bem interessante que o autor do vídeo falou e que o @maniero também argumentou (se eu entendi corretamente). Para mim o mais importante é o profissional procurar entender a sua realidade e a realidade do mercado. No meu início, eu fiz um desses cursos dizendo que eu iria aprender a programar em 8 semanas. Mas ao fim do curso eu tive clara noção de que eu sabia bem pouco e que precisava me esforçar mais, eu era apenas um "juniorzinho", e precisava progredir.

Mas de tudo, esse curso de 8 semanas não foi algo ruim, com a ajuda dele eu consegui minhas primeiras vagas de emprego, que eram para desenvolvedor junior mesmo, com condições não lá grandes coisas, mas era o início. Mas eu continuei persistindo e estudando, e ainda continuo, quer outros cursos mais profundos quer livros. E para mim o mais imporatante nessa jornada foi (e é), eu estou nela porque é algo que de certa forma me "realiza", eu não estou simplesmente nela para ganhar muito dinheiro ou trabalhar "homeoffice".

Espero ter contribuído positivamente.

1

Cara, eu acho que dá pra fazer uma analogia com a construção civil.

Se eu ver uns vídeos no youtube sobre como montar umas paredes de tijolos, eu consigo construir uma casinha pro meu cachorro no quintal. E vai dar bom. Pq é algo muito simples, as parades não precisam suportar um peso grande, não necessidade de nada mais robusto estruturalmente.

Se eu chamar um pedreiro mais experiente, conseguimos até construir uma casa segura, que não vai desabar e matar todo mundo. Mas, ao longo do tempo, teremos dores de cabeça com alguns detalhes. Infiltração, goteira, rachaduras, impossibilidade de fazer uma reforma pq se derrumar uma parede, vai cair tudo, etc.

Já se quisermos subir um prédio, aí meu amigo, vai dar ruim. Talvez nem suba. Se subir, todo mundo que entrar no prédio, ou simplesmente estiver em volta, vai estar em risco.

Então é basicamente isso.
Dá pra aprender a programar em 6 meses? Dá. Mas vc aprende a programar o quê? Certamente não um sistema escalável pra suportar milhares de usuários, resiliente, tolerante a falhas, etc, etc.
Dá pra programar um caradápio digital de uma lanchonete. Um appzinho offline com UX mais ou menos.

E daí a esse mínimo ser suficiente pra ingressar no mercado, depende do próprio mercado. Houve um momento, até uns 2 anos atrás que boas empresas contravam gente com esse conhecimento bem básico, desenvolvedor de framework. Que "sabe" React.
Hoje já me parece um pouco mais difícil.

O ponto é descobrir qual o mínimo pra entrar no mercado e quando conseguir, continuar estudando e se aprimorando.
Acho que o mínimo tá longe de ser uma graduação de 5 anos. Mas tmb não acho que seja apenas ter conseguido construir um Todo List App.