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Qual seria uma boa grade de disciplinas para um curso técnico em informática?

Pensando em um curso técnico em informática integrado com ensino médio quais linguagens, frameworks, ambientes de desenvolvimento e demais tecnologias atuais da área devem ser abordadas no currículo?
Lembrando que em um curso técnico integrado com ensino médio os estudantes têm entre 15 e 18, curso tem duração de 3 anos, a grade de informática tem 1500 horas. Com essas características o aprendizado dos estudantes tende a ser mais lento, principalmente pela carga horária acumulana com o ensino médio.

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Na real, depende. Eu acho que o principal ponto nesse caso deveria ser o modelo de avaliação do curso.
Digo isso porque eu fiz um em paralelo ao meu ensino médio, há uns 12 anos, e na minha opinião é inevitável que tenha linguagens ou stacks na grade curricular que estejam caindo em desuso. Porém, a forma de avaliação do curso vai impactar bastante no quanto você irá aprender.
No meu caso, o curso que eu fiz tinha um modelo de avaliação semelhante aos TCCs (Trabalho de conclusão de curso) das faculdades, de forma que em todo semestre, nós recebiamos uma lista com pouco mais de 80 objetivos específicos, relacionados às disciplinas do semestre, que deveriámos cumprir nesse período. Com isso, a gente criava uma empresa fictícia e desenvolvia um sistema para cumprir esses objetivos. Se no semestre a gente aprendesse mais de uma linguagem, tinhamos que fazer um sistema para cada linguagem. E, além disso, faziámos um relatório descrevendo tudo esse processo e termos aprendidos, comprovando que atingimos os objetivos, e no final do semestre, passávamos por uma banca, com todos os professores e coordenação do curso, onde tinhamos uns 20min para apresentar tudo que fizemos e demonstrar conhecimento. Os professores avaliavam o relatório e a banca.
Sinceramente, eu nunca aprendi tanto quanto naquele período. Até mesmo a minha faculdade de Engenharia de Computação foi mais "tranquila" do que o técnico.
E o grande ponto positivo desse modelo é que você é obrigado a estudar, ser proativo e autodidata, saber pesquisar e resolver teus problemas, além de, obviamente, saber se expressar adequadamente, características fundamentais para um bom dev (na verdade, características fundamentais para qualquer trabalhador, independente da área).
Acredito que com o técnico, teu maior objetivo deve ser desenvolver muito bem a tua lógica, e conhecer o máximo de linguagens e frameworks possível, mesmo que você nunca irá utilizá-los, pois isso vai te dar uma visão mais abrangente do mundo da tecnologia, de forma que depois você será capaz de decidir por conta própria no que focar e se especializar.

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Prazer Diogo.

A resposta correta é 'Depende'. Sou estudante do ensino médio; para ser mais preciso, estou no 2º ano e estou cursando um curso técnico integrado. Este curso é oferecido pela UFRN, que é a universidade federal do meu estado. Possui uma grade curricular bastante abrangente, dividida em diversas áreas do conhecimento nas quais o aluno pode optar, tais como web, games, IoT, automação industrial, entre outras.

Você pode verificar aqui como o curso funciona em detalhes: https://imdtec.imd.ufrn.br/#comofunciona

Bem, hoje tenho 17 anos e estou na busca pelo conhecimento em tecnologia desde os meus 10 anos. Com base em tudo que já estudei, meu curso técnico me proporcionou uma direção, mas eu faria algumas alterações na grade curricular.

Mesmo sendo um curso direcionado para alunos, eu começaria com o básico, que por vezes pode ser "difícil", mas é um fato que matérias como Sistemas Operacionais, Computação Básica, Arquitetura de Software, algoritmos e lógica são indispensáveis. Usaria o Potigol para o ensino de lógica ou partiria diretamente para uma linguagem de programação que eles realmente utilizariam no futuro, como C ou C++. Ultimamente, tenho estudado GO, que acredito se encaixar perfeitamente no currículo, por ser uma linguagem compilada, muito rápida, tipada (o que evita problemas de lógica frouxa), de sintaxe fácil e com suporte a vários paradigmas. GO é, também, uma ótima opção.

Em seguida, os levaria para o frontend (HTML, CSS, JS) e começaria a despertar, em muitos, o desejo real de aprender sobre tecnologia com projetos como jogos feitos com a lib canvas do JS, entre outros. Introduziria alguns frameworks como Tailwind, Bootstrap e, posteriormente, mostraria Programação Orientada a Objetos (POO) utilizando a linguagem TypeScript. Isso seria uma ótima base para avançar para o Backend.

Para o Backend, começaria com Banco de Dados e Node.js, aprofundando o conhecimento deles para que possam criar suas próprias aplicações. Express, Sequelize, Prisma, Nest.js, Docker, Kafka, entre outros. Retornaria para GO e mostraria algumas coisas como Gin Gonic, Gorm. Para finalizar a jornada, seria interessante passar por várias linguagens, mostrando o que cada uma pode fazer e como eles podem usá-las para resolver os problemas diários. Exemplos: PHP, Ruby, Python, Rust, Rails, Laravel, Fast, Django.

Dessa forma, eles teriam uma excelente base em software.

Eu tomei como base o meu curso que tem enfase em Web porem você pode ver a grade dos demais cursos no link acima.

Espero ter ajudado,um abraço!