Executando verificação de segurança...
1

Prazer Diogo.

A resposta correta é 'Depende'. Sou estudante do ensino médio; para ser mais preciso, estou no 2º ano e estou cursando um curso técnico integrado. Este curso é oferecido pela UFRN, que é a universidade federal do meu estado. Possui uma grade curricular bastante abrangente, dividida em diversas áreas do conhecimento nas quais o aluno pode optar, tais como web, games, IoT, automação industrial, entre outras.

Você pode verificar aqui como o curso funciona em detalhes: https://imdtec.imd.ufrn.br/#comofunciona

Bem, hoje tenho 17 anos e estou na busca pelo conhecimento em tecnologia desde os meus 10 anos. Com base em tudo que já estudei, meu curso técnico me proporcionou uma direção, mas eu faria algumas alterações na grade curricular.

Mesmo sendo um curso direcionado para alunos, eu começaria com o básico, que por vezes pode ser "difícil", mas é um fato que matérias como Sistemas Operacionais, Computação Básica, Arquitetura de Software, algoritmos e lógica são indispensáveis. Usaria o Potigol para o ensino de lógica ou partiria diretamente para uma linguagem de programação que eles realmente utilizariam no futuro, como C ou C++. Ultimamente, tenho estudado GO, que acredito se encaixar perfeitamente no currículo, por ser uma linguagem compilada, muito rápida, tipada (o que evita problemas de lógica frouxa), de sintaxe fácil e com suporte a vários paradigmas. GO é, também, uma ótima opção.

Em seguida, os levaria para o frontend (HTML, CSS, JS) e começaria a despertar, em muitos, o desejo real de aprender sobre tecnologia com projetos como jogos feitos com a lib canvas do JS, entre outros. Introduziria alguns frameworks como Tailwind, Bootstrap e, posteriormente, mostraria Programação Orientada a Objetos (POO) utilizando a linguagem TypeScript. Isso seria uma ótima base para avançar para o Backend.

Para o Backend, começaria com Banco de Dados e Node.js, aprofundando o conhecimento deles para que possam criar suas próprias aplicações. Express, Sequelize, Prisma, Nest.js, Docker, Kafka, entre outros. Retornaria para GO e mostraria algumas coisas como Gin Gonic, Gorm. Para finalizar a jornada, seria interessante passar por várias linguagens, mostrando o que cada uma pode fazer e como eles podem usá-las para resolver os problemas diários. Exemplos: PHP, Ruby, Python, Rust, Rails, Laravel, Fast, Django.

Dessa forma, eles teriam uma excelente base em software.

Eu tomei como base o meu curso que tem enfase em Web porem você pode ver a grade dos demais cursos no link acima.

Espero ter ajudado,um abraço!

Carregando publicação patrocinada...