Executando verificação de segurança...
4

O quão bom você é na sua linguagem favorita?

Nos últimos anos aprofundei meus conhecimentos em JavaScript e recentemente me surgiu uma dúvida: Como saber se sou realmente bom em JavaScript?

A questão não é se sou um bom desenvolvedor ou programador, mas até onde cheguei em uma determinada linguagem.

A resposta...

A resposta para isso é “depende”, depende do seu parâmetro de comparação, porque ele vai determinar o que você considera “bom”.

No entanto, podemos usar uma analogia e comparar o aprendizado de uma linguagem de programação com o aprendizado de uma idioma falado.

O sonho de todo estudante de idiomas é pronunciar e conhecer as palavras de um determinado idioma como os falantes nativos, no entanto, nem mesmo os falantes nativos conhecem todas as palavras ou todas as maneiras pelas quais uma frase pode ser montada.

Mas na maioria das vezes que um falante nativo ouve ou lê palavras em seu idioma, ele as reconhece rapidamente, mesmo sem saber o que elas realmente significam.

Voltando ao mundo das linguagens de programação, acredito que um programador alcançou um bom nível ou “nativo” em uma determinada linguagem sempre que, ao ver algo novo nessa linguagem, não se sente “confuso” ou “perdido”, ou seja, mesmo que não saiba exatamente o que está acontecendo, você deve ter uma noção básica e se sentir confortável.

Conclusão

Atualmente, gosto de pensar assim porque simplesmente não é necessário definir níveis.

Nós podemos testar esse raciocínio ao olhar para um bloco de código em uma linguagem desconhecida e depois olhar para outro na nossa linguagem favorita, obviamente suas habilidades podem fazer você compreender os dois códigos, mas ao olhar para um bloco de código em uma linguagem desconhecida parecerá que você não está falando em seu idioma nativo, mas sim em um outro idioma.

Deixe um comentário para que eu saiba se você concorda ou não comigo!

Link para o artigo: https://dev.to/diogoneves07/o-quao-bom-voce-e-na-sua-linguagem-favorita-42ee

Obrigado por chegar até aqui!

Carregando publicação patrocinada...
1

me considero mediano para bom até a onde eu estudei em javascript (ja sei fazer switch) e mediano para ruim em HTML e css (levando em consideraçao que iniciei os estudos em programaçao a 6 meses)

1

Ótima analogia!
Acho que é exatamente isso, você saber o que cada uma função ou trecho de código em uma linguagem faz, te traz a mesma impressão que você tem quando fala o seu idioma nativo. Percebi exatamente isso quando comecei a escrever trechos de códigos em Python, sendo que eu programo em JavaScript, várias formas de declaração são diferentes, sem contar a estrutura do código.

1
1

Muito boa essa comparação e é até mais encorajadora. Eu comecei em programação esse ano e ainda tenho muito a aprender, acho muito boa a ideia do Tabnews por justamente ter muito conteúdo útil e dicas pra evoluir nessa área.
Por exemplo, pra quem começou esse ano que nem eu ou até mesmo não sabe literalmente nada esse post é muito bom: Basquiat/como-comecar-na-programacao-do-zero. As vezes é bom dar uma segurada e voltar às origens para se fortalecer na "base do idioma" ao invés de se afundar em conteúdos que talvez causem mais estresse que o necessário

1
1

Excelente, sim, é como ser acostumado com as quadras que você jogava bola quando era menor, você ja sabe cada erro, cada problema, cada atalho e por ai vai.

1
1

Achei uma analogia brilhante!!
Acho que é por esse caminho mesmo, por muito tempo eu quis "dominar" a linguagem de programação (Javascript também), e tentei decorar todas as funções de array, etc...
Mas acho que você conseguir se "comunicar" usando a analogia do idioma, é realmente o que importa!

1