Saí de uma empresa (e não me arrependo)
Olá! Trabalho com tecnologia há pouco mais de 3 anos e ja faz um tempo que venho acompanhando o mestre Deschamps e a turma para me atualizar e aprender cada vez mais sobre programação. O valor que vocês geram na comunidade dev é absurdamente grande.
Nesse post gostaria de compartilhar com vocês a minha experiência nos ultimos meses :)
Não sei se esse é o intuito do tabnews, então me perdoem e me digam se estou violando algo ok?
Bom, tudo começou no início desse ano, onde eu já trabalhava com tecnologia porém, essa empresa, apresentava um deficit em alguns pontos no uso de boas práticas em seu dia-a-dia.
Era uma empresa que valorizava SIM o aprendizado de seus funcionários, porém existia uma limitação muito grande na curva de aprendizado, logo era comum ver as pessoas chegando na fase do "platô" (estagnação) rapidamente.
Muitas pessoas compartilhavam do pensamento "Não importa como está implementado, o que importa é funcionar".
De fato, devemos ter os projetos funcionando! Porém esse pensamento abria espaço para muitos projetos mal gerenciados e mal homologados, gerando assim problemas de performance, manutenabilidade e até de segurança! Falta gravíssima, onde devemos nos atentar que agilidade não é sinonimo direto de rapidez.
Falei algumas vezes sobre essas dores (que não eram apenas minhas) com meus colegas de trabalho, conversei algumas vezes compartilhando ideias e sempre reforçando que eu estava aberto à discussões de soluções, porém na correria cotidiana, muitas vezes deixávamos passar vários pontos previamente discutidos.
Vale a pena lembrar que eu não sou um cara tão experiente e erro muito, o tempo todo, sou um eterno aprendiz buscando melhorar, portanto não posso ser egoísta e apenas criticar, aprendi muito no meu antigo emprego.
Retomando, após varios meses, apesar de estudar fora do horario de trabalho, o desanimo na minha função foi aumentando e consequentemente meu desempenho foi piorando, pois questionava várias vezes, se valia a pena continuar fazendo o que fazia.
Por fim, depois de várias conversas com os gestores, chegamos ao consenso que era melhor eu sair do emprego para buscar novas oportunidades.
Existem males que vem para o bem! Depois de muito tentar, fui contratado por uma empresa grande com uma cultura de aprendizado muito forte! Tenho aprendido muito desde que comecei, e fui auxiliado por muitos desde então.
Essa experiência que ocorreu comigo, também ocorre com muitas pessoas, então não devemos ter medo de mudar ou recomeçar as vezes :)
Espero contribuir gerando muito valor pra comunidade e ajudar a turma no seguinte objetivo: "Construir um pedaço de internet mais massa."
Até mais turma :D