Executando verificação de segurança...
11
dgss
2 min de leitura ·

Saí de uma empresa (e não me arrependo)

Olá! Trabalho com tecnologia há pouco mais de 3 anos e ja faz um tempo que venho acompanhando o mestre Deschamps e a turma para me atualizar e aprender cada vez mais sobre programação. O valor que vocês geram na comunidade dev é absurdamente grande.

Nesse post gostaria de compartilhar com vocês a minha experiência nos ultimos meses :)

Não sei se esse é o intuito do tabnews, então me perdoem e me digam se estou violando algo ok?

Bom, tudo começou no início desse ano, onde eu já trabalhava com tecnologia porém, essa empresa, apresentava um deficit em alguns pontos no uso de boas práticas em seu dia-a-dia.
Era uma empresa que valorizava SIM o aprendizado de seus funcionários, porém existia uma limitação muito grande na curva de aprendizado, logo era comum ver as pessoas chegando na fase do "platô" (estagnação) rapidamente.

Muitas pessoas compartilhavam do pensamento "Não importa como está implementado, o que importa é funcionar".
De fato, devemos ter os projetos funcionando! Porém esse pensamento abria espaço para muitos projetos mal gerenciados e mal homologados, gerando assim problemas de performance, manutenabilidade e até de segurança! Falta gravíssima, onde devemos nos atentar que agilidade não é sinonimo direto de rapidez.

Falei algumas vezes sobre essas dores (que não eram apenas minhas) com meus colegas de trabalho, conversei algumas vezes compartilhando ideias e sempre reforçando que eu estava aberto à discussões de soluções, porém na correria cotidiana, muitas vezes deixávamos passar vários pontos previamente discutidos.

Vale a pena lembrar que eu não sou um cara tão experiente e erro muito, o tempo todo, sou um eterno aprendiz buscando melhorar, portanto não posso ser egoísta e apenas criticar, aprendi muito no meu antigo emprego.

Retomando, após varios meses, apesar de estudar fora do horario de trabalho, o desanimo na minha função foi aumentando e consequentemente meu desempenho foi piorando, pois questionava várias vezes, se valia a pena continuar fazendo o que fazia.

Por fim, depois de várias conversas com os gestores, chegamos ao consenso que era melhor eu sair do emprego para buscar novas oportunidades.

Existem males que vem para o bem! Depois de muito tentar, fui contratado por uma empresa grande com uma cultura de aprendizado muito forte! Tenho aprendido muito desde que comecei, e fui auxiliado por muitos desde então.
Essa experiência que ocorreu comigo, também ocorre com muitas pessoas, então não devemos ter medo de mudar ou recomeçar as vezes :)

Espero contribuir gerando muito valor pra comunidade e ajudar a turma no seguinte objetivo: "Construir um pedaço de internet mais massa."

Até mais turma :D

Carregando publicação patrocinada...
3

Fala DG, tudo massa?

Já tive experiência semelhante no meu contrato anterior. Citei pontos que julguei importantes para os produtos que estavam sendo entregues, principalmente, quanto a qualidade e manutenabilidade.

Costumava ser mais "moroso" em alguns cards, pois acabava vendo coisas que, no passado, já foram dores de cabeça pra mim, quando eu era o autor (kkk). E sempre levava, tanto as reclamações, quanto as melhorias necessárias dos produtos. Ia um pouco além do meu horário, mas ainda assim, com o tempo, a empresa não viu "valor" nisso e me desligaram.

-- Após alguns meses, um colega comenta comigo que a equipe foi "descontinuada" e que talvez retomassem o projeto depois.

Como você cita "Existem males que vem para o bem". Hoje faço parte de uma equipe mais amigável, onde escutam mais os membros e quando é o caso de diminuir um pouco a velocidade pra priorizar a qualidade do produto, não hesitam.

Parabéns por sua coragem! E boa sorte nos seus objetivos!

3

Que show!

Eu tive uma experiência parecida, era extremamente frustrante trabalhar com códigos mal desenvolvidos, mas as pessoas estavam dispostas a ouvir as propostas que eu tinha para dar e, com o tempo, aprendi a como lidar com a frustração, apresentar propostas que melhorarão o código a curto e médio prazo e como reescrever código para medir a qualidade do código através de testes unitários.

Alguns livros que me ajudaram muito durante essa caminhada:

1

Maravilha, eu estava procurando alguns materiais referente à programação mesm mesmo.
Obrigado pelas sugestões!

1

Muito obrigada por compartilhar conteúdos que agregam valores assim. eu sou uma Dev front-end Júnior em constante curiosidade e ter suporte de pessoas que gostem de ajudar é incrível. :)

2

Que massa cara e sim, teu post é super alinhado com o intuito do TabNews, principalmente quando é sobre vivências no mercado (algo que nem todos possuem ainda). Compartilho o mesmo sentimento que ti, o dev precisa ser alguém em constante evolução, se você está confortável, sem ter dificuldade naquilo que faz. Provavelmente você está ficando para trás. Portanto, corra atrás, se desafie e permaneça em evolução contínua. Você nao será um mal profissional por deixar uma empresa, só se atente a sair de forma respeitosa, sendo transparente sobre o motivo, repassando o conhecimento e finalizando as atividades corretamente.

2
2

Falaaa ae turma tudo tranquilo!!
Ola concordo plenamente tambem estou passando por algo parecido primeiro sai de uma empresa que trabalhava a mais de 10 anos para fazer intercâmbio e não me arrependo apesar de ter tido que voltar depois da pandemia. Depois de um tempo cheguei a ser contratado em outra empresa como analista mas realmente pra mim não me sentia bem porque uma outra coisa que quero e ser um otimo desenvolvedor e trabalhar com codigos coisa que naquele trabalho não havia era somente dar suporte ao sistema que ja estava funcionando. E mais uma vez pedi demissão e agora estou estudando fortemente para aplicar no que realmente quero. Um monte de pessoas falaram que sou meio doido de pedir para sair do trabalho e que são tempos dificeis mas realmente quero isso pra minha vida e não quero ser um frustrado por não conseguir o trabalho que quero. Bem vamos la te desejo o melhor e nunca desista de um sonho!!! XD

1

Pois é Otavio, também fui varias vezes chamado de louco hahahaha.
Devemos seguir sempre em frente, muito obrigado e também te desejo boa sorte em sua tragetória :D

2

Em minha opinião você fez o correto, pois isso que eles diziam "o importante é funcionar" é algo que todo desenvolvedor etico vai discordar. Um codigo mal pojetado, gera problemas futuros.

2
2

Não são todas as pessoas que tem essa coragem. Mas não simplesmente coragem, muitas pessoas tem uma vida fora do trabalho que não o deixa ter esse tipo de atitude.

Final de 2019 durante o começo da pandemia e eu estava desempregado a quase 6 meses, minha esposa estava grávida, vivendo fora do Brasil. Aceitei o desafio para trabalhar em uma empresa que na entrevista eu já sabia que seria complicado (sistema legado estrutural em php 5).

Eu passei por esse mesmo dilema, porém eu entrei em uma empresa que já era assim. Já ouvi muito que "o importante é funcionar". Felizmente eu tinha acesso direto a pessoa que tomava as descisões e com muito dialogo, depois de quase 1 ano, conseguimos fazer a empresa evoluir.

Hoje temos uma stack boa no sistema (Laravel 9 + Livewire + Tailwind) que depois de 2 anos ainda está em migração e estamos começando a migração do site para Next JS. Meu supervisor, a cada oportunidade que ele tem, ele me agradece por ter incentivado a mudança.

Infelizmente para quem trabalha como desenvolvedor entrar no plateau e se acostumar lá é quase que declarar a morte na carreira.

Parabéns pela atitude! E para os que não o podem fazer: coragem que logo logo vai dar certo.

1

Quando saímos de uma empresa que não está atendendo nossas expectativas de desenvolvimento pessoal, a sensação é de ter tirado um peso das costas.
Fiz o mesmo recentemente, sou autônomo agora e só me arrependo de não ter feito isso antes.

1

Massa cara,curti sua trajetória, obrigado por compartilhar ,e resentemente eu tambem,estou passando por mudanças na area profissional,e é dificil mas ao mesmo tempo recompensador, acabamos tendo muito ganho e novos conhecimentos e experiência.
Sucesdo na sua caminhada.

1
1