Não são todas as pessoas que tem essa coragem. Mas não simplesmente coragem, muitas pessoas tem uma vida fora do trabalho que não o deixa ter esse tipo de atitude.
Final de 2019 durante o começo da pandemia e eu estava desempregado a quase 6 meses, minha esposa estava grávida, vivendo fora do Brasil. Aceitei o desafio para trabalhar em uma empresa que na entrevista eu já sabia que seria complicado (sistema legado estrutural em php 5).
Eu passei por esse mesmo dilema, porém eu entrei em uma empresa que já era assim. Já ouvi muito que "o importante é funcionar". Felizmente eu tinha acesso direto a pessoa que tomava as descisões e com muito dialogo, depois de quase 1 ano, conseguimos fazer a empresa evoluir.
Hoje temos uma stack boa no sistema (Laravel 9 + Livewire + Tailwind) que depois de 2 anos ainda está em migração e estamos começando a migração do site para Next JS. Meu supervisor, a cada oportunidade que ele tem, ele me agradece por ter incentivado a mudança.
Infelizmente para quem trabalha como desenvolvedor entrar no plateau e se acostumar lá é quase que declarar a morte na carreira.
Parabéns pela atitude! E para os que não o podem fazer: coragem que logo logo vai dar certo.