Brincando com segurança da sua senha
Eu escutei o professor Doug Lloyd dizer que hoje, as senhas de até 8 caracteres que utilizam somente letras e números, já podem ser quebradas pelos computadores de hoje usando o método de força bruta.
Se você, como muitas pessoas, usa uma senha menor que 8 caracteres e não usa nenhum caractere especial, esse post é pra você.
Entendendo a ideia
Você vai desenvolver um "template" de senha. Ou seja, você vai criar sua própria senha com as ideias deste post.
Recomendo não usar nenhuma senha que eu vou dar de exemplo aqui, mas recomendo fortemente usar como parte da sua nova senha.
Hoje é o dia da senha?
A primeira ideia é você fazer isso em um dia que estiver inspirado. O horário da pausa da firma/escola/faculdade de um dia tranquilo, ou num final de semana são momentos propícios.
Se você não tiver tranquilo hoje, volte a este post e faça quando se sentir seguro. A memória funciona muito melhor quando você não tem outras coisas para se preocupar.
Mão na massa
Antes de tudo, recomendo você fazer uma lista (pode ser no papel ou no notepad) dos sites que você vai trocar a senha. Escreva só o nome de cada site. Essa lista vai te ajudar a lembrar que você trocou a senha dele recentemente.
Feito isso, bora lá:
1. Frases da vida
O título tem um trocadilho mesmo - Não é "fases" da vida, é frases mesmo. Mas bem que poderia ser: Lembra na sua infância, onde você morou, o que você gostava de fazer, seu brinquedo preferido? Isso tudo pode ser usado.
Portanto, vamos dizer que eu gostava de brincar de "Lego" quando eu era pequeno. Para memórias melhores, memorize "Brincar de Lego", e para memórias altamente funcionais, memorize "Eu gostava de brincar de Lego quando pequeno".
Para memórias iguais a minha, vou memorizar apenas a palavra Lego (Lego é isso aqui, pra quem não sabe).
2. Troque letras por caracteres especiais
Essa é fácil: A letra e
pode ser trocada por &
, né?
E a letra o
não daria pra trocar por 0
?
Então, minha chave poderia ser, agora, L&g0
.
3. Personalize cada senha
O caractere @
em inglês significa "at", que por sua vez significa, em português, "em", no contexto de local, endereço. Por exemplo, nós estamos lendo este artigo @ TabNews (em/no Tabnews).
Portanto, ele seria um ótimo "separador" de palavras pensando no contexto de que eu colocaria minha chave em/no TabNews.
L&g0@TabNews
já é uma senha considerável.
4. Academia de senha (opcional, mas indicado)
Nossa senha já está forte, pois tem 12 caracteres, sendo 3 especiais. Mas dá pra deixar ainda mais bombada.
A palavra "Lego" tem 4 caracteres.
O site "TabNews" tem 7 caracteres.
Logo, L&g0tem4letras
. Melhor ainda, L&g0t&m4l&tr@$
.
Não vou fazer do TabNews, porque você já entendeu a ideia.
Conclusão / Opinião do autor
Uma senha forte não é garantia de que sua rede social não será hackeada. Mas gosto de pensar na analogia do queijo suíço, feita para o Corona Vírus, também para as camadas de segurança: Junte a uma senha forte a camada do 2FA (autenticação de dois fatores), a troca periódica da senha, a manutenção adequada de seus equipamentos (incluindo atualizações de apps e programas).
O Judiciário está abarrotado de pessoas que precisaram contratar um advogado (não somos baratos) para ajuizar uma ação buscando recuperar a rede social que foi hackeada. O preço que você paga pode ser alto, se por acaso a página da sua empresa não tiver seguindo os padrões mínimos de segurança.
Recomendo a leitura dos artigos que já foram escritos aqui no TabNews:
https://www.tabnews.com.br/GabrielSozinho/o-quao-segura-e-a-sua-senha
https://www.tabnews.com.br/ricardomaia/e-seguro-utilizar-autenticacao-sem-senha