Executando verificação de segurança...
6

Como eu peguei meus primeiros projetos (pagos) sabendo apenas html, css e js! [Nível Júnior]

Olá, meu nome é Pedro Bicalho e decidi escrever esse post para incentivar aqueles que assim como eu estava, estão buscando o primeiro retorno financeiro com a programação!

Existem hoje em dia diversas formas e estratégias para atrair clientes e pegar bons projetos, como plataformas de freelancer, LinkedIn, entre outras... Mas resovi vir falar do metodo que trouxe resultados pra mim.

Já adianto que não é a coisa mais fácil do mundo, mas é recompensador e bem menos cansativo do que ficar prospectando clientes...

Vamos lá...

A estratégia que eu utilizei foi criar conteúdo voltado a programação no instagram. Por que instagram? É a rede social que eu mais estava familiarizado.

Estive postando conteúdos, projetos, um pouco do meu dia a dia nos stories, respondendo perguntas e depois disso ainda criei um canal no Youtube e investi em criar conteúdo como uma forma de marketing pessoal.

Com o tempo comecei a ser reconhecido pelas pessoas que consumiam meu conteúdo e passei a ser chamado por pessoas que estavam buscando por criar um site.
Aí foi só correr pro abraço!

Não pense que é preciso ter milhares de seguidores para atingir esse objetivo, eu mesmo tenho 295 seguidores, mas ainda assim consegui bons resultados, o foco é atingir o publico certo e ter pessoas engajadas com seu perfil. Você também consegue fazer isso!

Vale muito a pena depois de receber esse retorno financeiro, separar uma parte desse dinheiro para investir no seu marketing pessoal.

Estou fazendo isso agora, para ampliar meu alcance e minha base de seguidores, porque claramente quanto mais pessoas veem meu perfil maior a chance de uma pessoa se interessar pelo meu serviço.

Se você também usa o instagram e quer receber o meu conteúdo na sua timeline vou deixar o link aqui, ah e também tem o meu canal do youtube, será muito bom receber você por lá!
Meu Instagram
Meu canal no Youtube

Deixo esse espaço para você comentar, sua experiência sobre esse tópico e o que mais você quiser! :D

Carregando publicação patrocinada...
1

Que massa! Eu achava que era necessário ter milhares de seguidores para começar a receber propostas.
Sobre o marketing, você tentou impulsionar o instagram ou algum portfólio pessoal?

1
1

Uma história bem legal, ainda mais considerando que você tem 295 seguidores no Instagram, que é algo bem tangível.

  1. Por curiosidade, você pode compartilhar o link de algum site que já desenvolveu para um cliente real? Caso não se sinta confortável, pode mencionar o que o cliente precisava? Por exemplo, um site para a loja dele, um cardápio digital etc.
  2. O site que você desenvolveu foi "na mão" mesmo ou você chegou a usar um Wordpress, por exemplo, para permitir o cliente ter um controle melhor depois de você entregar o projeto?
1

As demandas acabam variando bastante.
Um dos projetos o cliente buscava um site que para atrair os clientes para sua clínica de fisioterapia, o site visava listar os procedimentos que eram feitos no consultório, dar informações sobre o profissional, mostrar a localização da clínica pelo google maps e dar opções de contato. Nesse eu fiz tudo na mão.

Um outro cliente que me procurou ja tinha um site em wordpress e queria colocar nesse site uma área de membros. Ele trabalha com Coaching, mentorias e dá alguns cursos também. nisso fiz o projeto dele em wordpress já que ele já tinha o site nesse formato.

Pra você ter ideia, tenho uma reúnião amanhã com um cliente que está precisando dar manutenção em um aplicativo feito em react native.

1

Ja tive a ideia de começar a fazer uns free, mas minha duvida é, quanto devo cobrar?
Como voce conseguiu reposder essa pergunta quando estava começando?

1

Vale muito a pena pegar projetos como freelancer, te dá um contrele maior do seu próprio tempo e trabalho.

Sobre precificar os projetos, sinceramente até hoje eu fico meio em dúvida nessa hora. Eu busco precificar de acordo com a complexidade do projeto, se é algo que é mais demorado e mais difícil de desenvolver cobro um valor mais alto.

Uma coisa pra se atentar é que por serem os primeiros projetos talvez seja uma boa cobrar um valor mais baixo também.

Pra vcoê ter uma base, meu primeiro projeto eu cobrei em torno de 600 reais em um site institucional nesse valor eu também inclui o dominio que ofereci de forma gratuita pro cliente (ou seja, eu arquei com esse custo, logo o que realmente recebi foi um pouco abaixo do valor que eu cobrei mas nada muito significativo). Para renovação desse dominio por exemplo já estaria por conta do cliente. Com isso, entreguei o projeto no ar pro cliente. (tem gente que envia só o código fonte, eu acredito que não seja a melhor maneira de entregar por vários motivos...)

É sempre bom deixar tudo explicado de uma forma bem clara pro cliente, dessa forma você evita desgastes por falhas de comunicação.

1

Cara, muito legal o seu relato!

Eu amo criar sitezinhos de teste utilizando HTML, CSS e Javascript, e sempre tive vontade de tentar pegar uma demanda de desenvolvimento de site para uma empresa, tanto pela recompensa monetária (não existe nada melhor do que receber para fazer algo que ama) quanto pela minha evolução individual e profissional nessa área.

Uma dúvida que sempre tive é sobre a entrega do projeto para o cliente. Suponhamos que eu esteja desenvolvendo um site do zero para um comércio local, e que este já possua um site no ar com domínio e hospedagem. De qual forma eu apresentaria o resultado do meu desenvolvimento pra ele validar? e após isso, é o cliente que deve ficar responsável por pegar o código fonte e upar em seu domínio por meio do gerenciamento da hospedagem dele?

1

Nesse tipo de caso eu sempre crio um pré-projeto que consiste em um exemplo de layout que pode ser utilizado e explicando as funcionalidades que podem ser implementadas conforme o que ele mesmo vai querer.

Eu crio um documento A4 no canva e coloco uma prévia do projeto explicando tudo, e também coloco funcionalidades adicionais. (que cobro a mais por elas).
Eu sempre coloco o site no ar, o cliente não quer ter que quebrar a cabeça com esse tipo de coisa, então é uma boa sempre fazer esse serviço tb, no caso depois de finalizar seu projeto você tem que pedir a ele os dados para acessar o provedor de hospedagem e domínio dele.

Por exemplo:
A empresa tem uma loja de instagram (dessas que o pessoal posta um monte de roupas), você pode oferecer um site em formato de uma vitrine digital pra ela, onde o cliente vai ter acesso a todas as peças, tamanhos e variações dos produtos daquela loja. Essa vai ser sua opção base (o mais em conta).

E junto a isso oferecer uma possivel extensão para e-commerce, onde você vai configurar mais coisas ( ex: integração de um mecanismo de pagamento, area de login pro cliente, uma area de controle para o proprietario)é uma estratégia muito boa pra aumentar a margem de lucro do seu projeto.

1

Eu tenho essa vontade mas ainda não tive aquele start, devido ainda não trabalhar na area e ter de estudar paralelo ao trabalho oficial fico inseguro. Estou cursando segundo periodo de Eng de Software e fico numa indecisão, se espero acabar a faculdade e depois dar enfase com um entendimento melhor na area ou se me lanço agora e o que nao souber corro atras! Como voce tambem criei um canal no YouTube, vi que consigo aprender melhor compartilhando o que faço.
Canal YouTube

1

Boa, Lage, me inscrevi no seu canal!

Sobre essa indecisão, também passei por isso, faz sentido tendo em vista que você está trabalhando também em outra área, mas é bobeira ficar adiando e esperando o momento ideal pra buscar seus primeiros projetos muita coisa a gente aprende é na hora do "vamo ver". Acho uma boa você buscar os seus primeiros clientes na programação, mas claro que conciliando com o tempo que você tem fora do seu outro trabalho...

O ideal quando você fechar é definir um prazo maior pra entrega do projeto que ai você não fica sobrecarregado.

1
1