Executando verificação de segurança...
3

Desafios de um iniciante

Tenho 18 anos, atualmente estou cursando ensino médio com técnico integrado no sesi senai. Estou enfrentando uma ansiedade enorme quando o assunto é conseguir minha primeira vaga como dev. Julgo talvez já ser qualificado para uma vaga de junior mas a alta concorrencia e requisitos me fazem achar que talvez não consiga.

Amo estudar programação, tenho muita sede de conhecimento e passo horas programando todos os dias, assistindo conteúdos relacionados, lendo artigos ou até passando meu tempo aqui no tabnews.

Comecei a estudar programação com 16 anos, hoje sei lidar com banco de dados como pg, mysql, mongodb, sqlite e outros, considero ter certo conhecimento em C++, porém muito conhecimento em JS/TS tanto frontend com react, next, vite, como no backend com nodejs, tenho conhecimento em POO e conceitos como de DDD, DRY, SOLID, inversão e injeção de dependecias, arquitetura MVC, hexagonal (ports and adapters), authenticação, docker, além de frameworks como nestjs por exemplo e muito mais...

Estou no caminho certo? será que devo continuar focando em javascript ou deveria migrar para uma linguagem menos "concorrida"?

Estou focando meus estudos nisso, estudando atualmente menssageria, web servers. Idealizando mais em me tornar um dev backend. O que eu deveria fazer? Será que tenho conhecimento para conseguir uma vaga de junior? talvez mesmo sem uma faculdade ou estou apenas me iludindo?

O que vocês acham?

Carregando publicação patrocinada...
2

Você tem algum projeto completo (mesmo que seja simples) para um avaliador poder ver esses conhecimentos em prática? Já contribuiu em algum projeto open source?

Se tiver já tem um bom caminho para provar seu conhecimento pra quem for seu pontencial contratante. Normalmente em uma entrevista vão te passar um desafio técnico fazer um projeto simples ou pelo menos vão querer saber o que você já fez então criar um portifólio é importante.

Agora questão fazer ou não fazer faculdade? Eu sou do time que faculdade te ajuda tanto para conhecer pessoas quanto para te dar uma boa base. Além é claro que vagas de estágio as vezes pedem alguém que está cursando algum curso relacionado a computação.

É possivel aprender sozinho? Sim, saber bem os fundamentos ajuda a crescer mais rapidamente como desenvolvedor. Se souber onde procurar você consegue o conhecimento a faculdade por outro lado vai te ajudar com outras coisas além de que seu colega de turma pode ser o diretor de uma grande consultoria amanhã e isso pode te ajudar.

Agora fator linguagem, quanto mais popular a linguagem mais vagas tem, mais fácil ter vagas disponíveis para estágio e jr. Quanto mais restrita for a linguagem menos vagas tem e mais é cobrado experiência do cadidato. Pra quem ta começando e está procurando um emprego é importante conseguir ter um bom dominio na linguagem que trabalha por exemplo se eu te falar pra criar um sistema de agendamento de salão e subir num servidor da digial ocean com docker você consegue? Se sim você já está a frente de muitos candidatos.

Vendo sua mensagem eu vejo que conhece muitos conceitos, se quiser manda o seu github ai também pra mostrar os projetos que já fez. Se já subiu um projeto na render ou na vercel que possuem um tier gratuitos são um diferencial. Eu já fui recrutador e se to buscando uma vaga de jr se tem um candidato que mostra vários projetos funcionais de portifólio mesmo que não seja na linguagem da empresa eu contrataria.

Espero ter ajudado.

1

Realmente faz muita diferença ouvir isso de alguém com mais experiência. Alguma coisa eu tenho no meu github, mas realmente não mostra o que tenho a ofecer, Tenho que focar em um projeto maior e ir até fim, aplicando de verdade meu conhecimento, a começar pelo versionamento que normalmente faço de forma preguiçosa. Vou focar mais nos projetos e continuar evoluindo.

Eu até tenho interesse em fazer faculdade, justamente pelos motivos que você citou e também porque pelo que vejo é comum ser um requisito. A questão é que não queria ter que esperar anos na faculdade para somente após isso conseguir um emprego minimamente razoável.

Agora fator linguagem, quanto mais popular a linguagem mais vagas tem, mais fácil ter vagas disponíveis para estágio e jr. Quanto mais restrita for a linguagem menos vagas tem e mais é cobrado experiência do cadidato. Pra quem ta começando e está procurando um emprego é importante conseguir ter um bom dominio na linguagem que trabalha por exemplo se eu te falar pra criar um sistema de agendamento de salão e subir num servidor da digial ocean com docker você consegue? Se sim você já está a frente de muitos candidatos.

Sim, realmente faz sentido

Valeu mesmo pela força mano.

1

Oi!

Estou no caminho certo?

Sim, você está. A dica clássica aqui é subir seus projetos no GitHub, criar um bom README e compartilhar suas experiências de desenvolvimento no LinkedIn.

Será que devo continuar focando em javascript ou deveria migrar para uma linguagem menos "concorrida"?

Se você já tem uma base sólida em JavaScript, mudar de linguagem agora pode não ser a melhor escolha. Em vez disso, aproveite para se aprofundar mais em JavaScript, frameworks (back e front), testes e ferramentas como Docker. Javascript é incrível nisso porque você o uso de ponta a ponta, você reaproveita muitos conhecimentos.

Estou focando meus estudos nisso, estudando atualmente menssageria, web servers. Idealizando mais em me tornar um dev backend. O que eu deveria fazer?

É importante focar em uma área específica (back-end, front-end, mobile, devops), mas é útil ter conhecimento básico em outras áreas. Isso permitirá que você contribua com qualquer equipe e aumente suas chances de conseguir uma vaga. Mesmo um full-stack tem mais intimidade com uma área ou outra.

Para uma trilha em back-end, você pode seguir os roadmaps abaixo:

https://roadmap.sh/backend
https://roadmap.sh/javascript
https://trilha.info/roadmap/backend

Algums temas que eu posso surgerir você estudar.

Linux
Git/GitHub
Docker
Bancos de dados relacionais (PostgreSQL, MySQL, SQL Server)
Bancos de dados não relacionais (MongoDB)
Testes de software
Deploy de aplicações

Será que tenho conhecimento suficiente para conseguir uma vaga de júnior?

Avaliar isso sem ver seus projetos é difícil. Por isso, é fundamental mostrar seus projetos e o "carinho" que você dedicou a eles. É melhor ter alguns projetos bem explorados e personalizados do que muitos projetos de cursos que não demonstram um domínio do que você desenvolveu, no máximo que você sabe copiar o código que o instrutor digita. Personalize, adicione testes, e coloque a sua identidade nos projetos.

talvez mesmo sem uma faculdade ou estou apenas me iludindo?

A faculdade é muito interessante e te habilita a entrar nos programas de trainer e estágios. Pode ser um excelente caminho para entrar na área, mas reforçando, o mais importante é demonstrar suas habilidades e experiências práticas.

Desejo muito sucesso em sua jornada!

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/franklin-goncalves28

1

A dica clássica aqui é subir seus projetos no GitHub, criar um bom README e compartilhar suas experiências de desenvolvimento no LinkedIn.

Isso mesmo irmão, tenho que focar nisso

Linux, git/github, deploy, docker e bancos de dados SQL e noSQL realmente são conhecimentos essenciais, mas já passei por eles. Porém, em testes eu tenho estudar e me aprofundar mais, é um ponto fraco.

Avaliar isso sem ver seus projetos é difícil. Por isso, é fundamental mostrar seus projetos e o "carinho" que você dedicou a eles. É melhor ter alguns projetos bem explorados e personalizados do que muitos projetos de cursos que não demonstram um domínio do que você desenvolveu

Verdade, exatamente

Obrigado pelo comentário irmão.