Executando verificação de segurança...
1

Oi!

Estou no caminho certo?

Sim, você está. A dica clássica aqui é subir seus projetos no GitHub, criar um bom README e compartilhar suas experiências de desenvolvimento no LinkedIn.

Será que devo continuar focando em javascript ou deveria migrar para uma linguagem menos "concorrida"?

Se você já tem uma base sólida em JavaScript, mudar de linguagem agora pode não ser a melhor escolha. Em vez disso, aproveite para se aprofundar mais em JavaScript, frameworks (back e front), testes e ferramentas como Docker. Javascript é incrível nisso porque você o uso de ponta a ponta, você reaproveita muitos conhecimentos.

Estou focando meus estudos nisso, estudando atualmente menssageria, web servers. Idealizando mais em me tornar um dev backend. O que eu deveria fazer?

É importante focar em uma área específica (back-end, front-end, mobile, devops), mas é útil ter conhecimento básico em outras áreas. Isso permitirá que você contribua com qualquer equipe e aumente suas chances de conseguir uma vaga. Mesmo um full-stack tem mais intimidade com uma área ou outra.

Para uma trilha em back-end, você pode seguir os roadmaps abaixo:

https://roadmap.sh/backend
https://roadmap.sh/javascript
https://trilha.info/roadmap/backend

Algums temas que eu posso surgerir você estudar.

Linux
Git/GitHub
Docker
Bancos de dados relacionais (PostgreSQL, MySQL, SQL Server)
Bancos de dados não relacionais (MongoDB)
Testes de software
Deploy de aplicações

Será que tenho conhecimento suficiente para conseguir uma vaga de júnior?

Avaliar isso sem ver seus projetos é difícil. Por isso, é fundamental mostrar seus projetos e o "carinho" que você dedicou a eles. É melhor ter alguns projetos bem explorados e personalizados do que muitos projetos de cursos que não demonstram um domínio do que você desenvolveu, no máximo que você sabe copiar o código que o instrutor digita. Personalize, adicione testes, e coloque a sua identidade nos projetos.

talvez mesmo sem uma faculdade ou estou apenas me iludindo?

A faculdade é muito interessante e te habilita a entrar nos programas de trainer e estágios. Pode ser um excelente caminho para entrar na área, mas reforçando, o mais importante é demonstrar suas habilidades e experiências práticas.

Desejo muito sucesso em sua jornada!

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/franklin-goncalves28

Carregando publicação patrocinada...
1

A dica clássica aqui é subir seus projetos no GitHub, criar um bom README e compartilhar suas experiências de desenvolvimento no LinkedIn.

Isso mesmo irmão, tenho que focar nisso

Linux, git/github, deploy, docker e bancos de dados SQL e noSQL realmente são conhecimentos essenciais, mas já passei por eles. Porém, em testes eu tenho estudar e me aprofundar mais, é um ponto fraco.

Avaliar isso sem ver seus projetos é difícil. Por isso, é fundamental mostrar seus projetos e o "carinho" que você dedicou a eles. É melhor ter alguns projetos bem explorados e personalizados do que muitos projetos de cursos que não demonstram um domínio do que você desenvolveu

Verdade, exatamente

Obrigado pelo comentário irmão.