tenho a sensação de que não estou evoluindo
Pegue uma tarefa que você precisou fazer um ano atrás e refaça agora, compare como ficou os dois códigos. Ou então, simplesmente leia um código antigo seu e pense como você poderia melhorar. Se você conseguir, é porque evoluiu.
Pode ser que tenha evoluído pouco, mas isso já rebate a sua crença de que não está evoluindo nada.
Outra experiência que você pode fazer é um code review teórico. Veja um code review que você fez no passado e refaça agora, para ver se percebe mais detalhes que poderiam ser melhorados no código de outrém ou não.
Não consigo me posicionar nas cerimonias do time, por ser junior, não tenho muita experiência em como resolver os problemas e o time vem me cobrando um posicionamento.
Se o seu time quer que você se posicione, estão te dando espaço para falar algo. Se você não falar nada, aprenderá bem menos nessas situações. Imagine só:
- Você dá um posicionamento;
- O time considera que o que você disse não faz sentido, então explica para você o motivo;
- Você aprende com a situação. Quando encontrar um cenário similar, estará mais preparada.
Outro cenário:
- Você dá um posicionamento;
- O time considera que faz sentido e elabora ele, ou aceita;
- Você teve uma experiência e contribuição positivas.
Se você não se sente confortável por causa de possíveis julgamentos ou algo do tipo, converse com quem é líder da equipe, um dos trabalhos dessa pessoa é garantir uma boa integração da equipe para que possam fazer um bom trabalho.
Quero compartilhar uma experiência aqui: já pediram meu posicionamento mais de uma vez, quando eu era estagiário. Dificilmente um estagiário consegue contribuir com um sênior em uma decisão de arquitetura ou solução, mas acredito que isso foi feito com alguns objetivos:
- Entender em que nível eu estava e o que eu estava entendendo ou não;
- Entender o que eu precisava melhorar;
- Ter informações para me orientar melhor;
- Ter um alinhamento melhor;
- Deixar-me mais confortável em dar minha opinião em reuniões/discussões;
- Criar um sentimento de pertencimento ao time.