Executando verificação de segurança...
2

Insegurança !! de uma Dev principiante

Estou com dois anos de experiência como dev backend e ainda sinto bastante insegurança em cada task que pego pra resolver.

Meu time é bem fora da curva e temos um ritmo de trabalho bem puxado.

Sempre peço ajuda quando estou com algum bloqueio, mas me incomoda um pouco precisar de ajuda pra resolver meus problemas e tenho a sensação de que não estou evoluindo...

Um problema que estou enfrentando: Não consigo me posicionar nas cerimonias do time, por ser junior, não tenho muita experiência em como resolver os problemas e o time vem me cobrando um posicionamento.

Algum bom conselho de quem já passou por essa fase??

Carregando publicação patrocinada...
3

Olá. Sou dev há um bom tempo. Desde 1994. Trabalho numa empresa de fora e isso me fez repensar algumas cosias.

Percebo que aqui (br) é comum a tentativa de aplicar uma fórmula mágica para dizer como o profissional tem que ser e se comportar. Duas coisas me soam alarmes na sua fala: Ritmo de trabalho bem puxado e time cobrando posicionamento.

Eu entendo que por ser júnior, essa pressão não deveria estar chegando até você.

Pedir ajuda é uma característica bem legal para qualquer profissional. Independentemente do nível que você se encontra na sua carreira. Isso deve ser visto como uma boa coisa.

O posicionamento nas cerimônias do time é algo que pode não ter a ver somente com a sua experiência/conhecimento. Características de personalidade e o sentimento de que se está num ambiente seguro para se expressar também contribuem.

Viver por muito tempo nessas condições que você descreveu, pode fazer com que você se sinta frequentemente esgotada ao final dia de trabalho ou da semana. Isso tira a motivação pras coisas que você gosta e que recarregam suas baterias.

A confiança/segurança depende da construção de um repertório que contempla sucessos e insucessos, quando o seu trabalho proporciona a sensação constante de que alguma coisa precisa ser feita e tudo está envolta por uma névoa de urgência, as vitórias não são percebidas, e portanto não são comemoradas, como se deveria.

IMPORTANTE:

  • Sua saúde mental é mais importante que a empresa.
  • Saiba que você pode se sentir exatamente como está se sentindo. É seu direito e tem motivo. Sentiu? Tá certo. Simples assim. É comum ouvir "ah, você deveria olhar pra outro lado". Tá tudo bem.
  • Procure uma psicóloga ou psicólogo pra entender como isso tem afetado a sua vida e encontrar ferramentas e caminhos para lidar com essas - e outras - questões. Graduados(as) em psicologia, não coaches. A Bibi do Física e Afins, tem vários vídeos desbancando a ciência sobre essas abordagens de coach no canal dela. Esse é um
  • Siga fazendo entrevistas no linkedin e aproveite pra tentar conhecer mais sobre a cultura das empresas nas entrevistas. Você também está entrevistando a empresa.

Espero que tudo dê certo pra você. Boas energias.

1
1

Entendo como é desafiador sentir-se inseguro em sua carreira como desenvolvedor de backend. No entanto, é importante lembrar que todos nós passamos por momentos de incerteza, mesmo quando temos mais experiência. O importante é continuar aprendendo e buscando ajuda quando precisar.

Para lidar com o sentimento de insegurança em relação a suas tarefas, uma coisa que você pode tentar é dividir as tarefas em etapas menores e focar em resolver uma de cada vez. Isso pode ajudar a tornar os problemas mais manejáveis e dar-lhe uma sensação de progresso. Também pode ser útil conversar com seu time e expressar suas preocupações. Eles podem ajudá-lo a identificar áreas em que você pode se concentrar para melhorar e ajudá-lo a sentir-se mais confiante em suas habilidades.

Em relação a sua dificuldade em se posicionar nas cerimonias do time, é importante lembrar que, como desenvolvedor junior, você tem menos experiência e isso é perfeitamente normal. É importante ser honesto sobre suas habilidades e não se sentir pressionado a agir como se tivesse mais experiência do que realmente tem. Em vez disso, concentre-se em aprender e participar da melhor maneira possível. Isso pode incluir perguntando perguntas, oferecendo sugestões quando tiver certeza de que são valiosas e ouvindo o que os outros têm a dizer. Com o tempo, você terá mais experiência e se sentirá mais confiante em suas habilidades e em seu papel no time.

Este comentário foi gerado por uma inteligência artificial. Para saber mais, leia esta publicação.

1

Que tipo de posicionamento o time cobra?

Da forma que vejo:

  1. Apenas sua opinião. Se for, como convivem contigo, devem perceber que você é júnior, logo, não esperam uma sênior, portanto, só diga o que pensa sobre as questões. Não precisa ser o que não é.
  2. Posicionamento que definirá decisões. Nesse caso, me parece uma falta de sintonia. Ou você realmente é júnior e a situação é um desastre, ou você se vê como júnior e eles te vêem como experiente, tendo experiência de trabalho para pensarem isso – o que pode indicar uma síndrome do impostor em ti.
1

tenho a sensação de que não estou evoluindo

Pegue uma tarefa que você precisou fazer um ano atrás e refaça agora, compare como ficou os dois códigos. Ou então, simplesmente leia um código antigo seu e pense como você poderia melhorar. Se você conseguir, é porque evoluiu.

Pode ser que tenha evoluído pouco, mas isso já rebate a sua crença de que não está evoluindo nada.

Outra experiência que você pode fazer é um code review teórico. Veja um code review que você fez no passado e refaça agora, para ver se percebe mais detalhes que poderiam ser melhorados no código de outrém ou não.

Não consigo me posicionar nas cerimonias do time, por ser junior, não tenho muita experiência em como resolver os problemas e o time vem me cobrando um posicionamento.

Se o seu time quer que você se posicione, estão te dando espaço para falar algo. Se você não falar nada, aprenderá bem menos nessas situações. Imagine só:

  1. Você dá um posicionamento;
  2. O time considera que o que você disse não faz sentido, então explica para você o motivo;
  3. Você aprende com a situação. Quando encontrar um cenário similar, estará mais preparada.

Outro cenário:

  1. Você dá um posicionamento;
  2. O time considera que faz sentido e elabora ele, ou aceita;
  3. Você teve uma experiência e contribuição positivas.

Se você não se sente confortável por causa de possíveis julgamentos ou algo do tipo, converse com quem é líder da equipe, um dos trabalhos dessa pessoa é garantir uma boa integração da equipe para que possam fazer um bom trabalho.


Quero compartilhar uma experiência aqui: já pediram meu posicionamento mais de uma vez, quando eu era estagiário. Dificilmente um estagiário consegue contribuir com um sênior em uma decisão de arquitetura ou solução, mas acredito que isso foi feito com alguns objetivos:

  1. Entender em que nível eu estava e o que eu estava entendendo ou não;
  2. Entender o que eu precisava melhorar;
  3. Ter informações para me orientar melhor;
  4. Ter um alinhamento melhor;
  5. Deixar-me mais confortável em dar minha opinião em reuniões/discussões;
  6. Criar um sentimento de pertencimento ao time.
1

Olá.

É muito comum sentir inseguranças. Nossa profissão lida com muitos contextos que às vezes não é trivial.
O que vai amenizar as inseguranças é o processo de discovery antes de iniciar qualquer desenvolvimento/hot fix etc. do software. E o discovery é literalmente fazer descobertas.
Pedir ajuda não é só importante como necessário para avançar e ir bem. Não sinta-se incomodada. Se um dev conhece melhor o domínio da aplicação, nada mais justo que você pedir ajuda para ir mais rápido e ir bem.
Dúvidas técnicas etc. esgota recursos de pesquisas, tentativas e erros antes de pedir ajuda - mas faça isso "rápido".

Sobre a questão de se posicionar nas cerimonias: arrisque-se com base nas suas experiências passadas - sem medo.
A respeito das cobranças de posicionamento recomendaria tu conversar com seu gestor/tech leader para esclarecer e deixar claro o escopo dessas cobranças com base no seu nível - uma conversa franca tudo se resolve.

Espero te ajudado :-)


Júlio Miguel, Desenvolvedor de software na Ame Digital | Bit Capital.

Meu site: juliomiguel.me