Olá.
É muito comum sentir inseguranças. Nossa profissão lida com muitos contextos que às vezes não é trivial.
O que vai amenizar as inseguranças é o processo de discovery antes de iniciar qualquer desenvolvimento/hot fix etc. do software. E o discovery é literalmente fazer descobertas.
Pedir ajuda não é só importante como necessário para avançar e ir bem. Não sinta-se incomodada. Se um dev conhece melhor o domínio da aplicação, nada mais justo que você pedir ajuda para ir mais rápido e ir bem.
Dúvidas técnicas etc. esgota recursos de pesquisas, tentativas e erros antes de pedir ajuda - mas faça isso "rápido".
Sobre a questão de se posicionar nas cerimonias: arrisque-se com base nas suas experiências passadas - sem medo.
A respeito das cobranças de posicionamento recomendaria tu conversar com seu gestor/tech leader para esclarecer e deixar claro o escopo dessas cobranças com base no seu nível - uma conversa franca tudo se resolve.
Espero te ajudado :-)
Júlio Miguel, Desenvolvedor de software na Ame Digital | Bit Capital.
Meu site: juliomiguel.me