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A melhor forma de ganhar dinheiro com um saas ou produto

Esse é um artigo focado para empreendedores, sobre tudo os indie makers, vulgarmente conhecidos como “(eu)quipes”.

A melhor forma de ganhar dinheiro com um saas ou produto é copiar um outro que já faz isso.

Calma, antes de me esculachar nos coments, vou te explicar, pra que aí você possa me esculachar com embasamento.

Imagina que você teve a ideia de uma rede social totalmente nova, com um conceito totalmente novo, que ninguém usou antes.

Sua ideia pode ser MUITO boa, mas se for 100% nova você tem duas barreiras que precisa quebrar.

1- Acesso
2- Explicação
3- 100% não existe

Primeiro item, acesso:

Como alguém vai pesquisar algo que nem ela sabe que precisa/existe?

É difícil alguém pesquisar uma solução pra um problema que ela nem sabe que tem.

Segundo item, explicação:

To falando algo meio obvio na verdade, se ninguém conhece sua ideia, você tem que gastar um tempo pelo menos pra tentar explicar o que é, como é, porque é…

Ou seja, a melhor forma de ganhar dinheiro com saas é pegar algo que:

  • já funciona,
  • que alguém já validou,
  • já está rodando,
  • com clientes reais usando,
  • e de preferência com um mar vasto pra você explorar ainda.

A única coisa que você precisa fazer é pegar um produto que já funciona e:

  • melhorar a interface e design ( UX/ UI )
  • melhorar a porta de entrada, fazer um teste free por exemplo
  • trazer mais profissionalismo pra parada
  • melhorar o atendimento
  • e principalmente MELHORAR O PREÇO

Fazendo isso, com uma pitada de super nicho, puts, vai ser sucesso.

Terceiro ponto: 100% não existe.

Muito provavelmente já pensaram na sua ideia.
Sei que dói ler isso, mas quase nada que você pense hoje já não foi pensado antes por outra pessoa/empresa.
O que muda é a maneira que VOCÊ vai executar a ideia.
Na verdade só o que conta em um projeto é como você vai executar o mesmo.

Sua ideia pode ser genérica, mas se você executar com excelência vai dar certo.

Quer um exemplo real disso?

Estamos construindo a AlertPix justamente com essa premissa.

Somos um produto que emite alertas em lives conforme doações via pix.

Pegamos algo que já existe, que tem empresas que fazem,

  • melhoramos a experiência do usuario 100% ( nosso lema é fazer tudo com apenas um clique )
  • melhoramos o design, modesta parte nós mandamos muito bem com nossa UI
  • temos atendimento disparadamente superior a qualquer outra plataforma
  • e melhoramos o preço, somos a menor taxa do mercado :)

E vem dando certo demais!!!

Espero que esse artigo tenha te ajudado em algum sentido.

acesse https:/alertpix.live

Me diz sua opinião aí!
Bora conversar.
Sem me esculachar dessa vez pf, se não eu choro.

Carregando publicação patrocinada...
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Meus dois dedos de contribuição: lembrando que não existe milagre. Se vc está oferecendo melhor preço, vc precisa estar enquadrado em pelo menos uma das situações abaixo:

  • Vc conseguiu reduzir os custos de operação, por isso pode cobrar menos sem afetar sua margem de lucro — nesse caso, tem que tomar cuidado, pois se pra reduzir custo, vc piorou a qualidade do produto, pode ser um tiro no pé;
  • Vc tem investidor te bancando e está seguindo a estratégia "winners take all", seguida a risca por gente como Amazon e Uber, que operaram anos em prejuizo oferecendo os menores preços justamente para subir as barreiras de entrada para novos concorrentes e quebrar gente já estabelecida. Neste caso, vc vai precisar mostrar lucro logo, ou o investidor vai embora. Tiro no pé;
  • Vc está fazendo de conta que está oferecendo o melhor preço: tipo o supermercado que faz a super promoção de feijão, mas aumenta o preço do arroz, do alho, da cebola... Ou então vc está adotando o freemium: os trinta dias gratis, ou então fazendo igual operadora de telefonia, que vende plano a 19,90, mas só nos primeiros três meses. Mas precisa ter certeza que isso cola com o cliente, ou então ele se sente enganado. Tiro no pé.

Enfim, o que quero deixar claro aqui é que todos queremos serviços gratis ou superbaratos, mas quando somos nós quem estamos do outro lado do balcão, percebemos como é dificil ter que custear uma série de coisas e ainda oferecer bom preço. Tem muita gente, muita mesmo, que quebra pq não sabe controlar essas variáveis.

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maravilhosa essa dica, queria implementar é que se so copiar nao vale a pena. para ter um negocio lucrativo sao 3 alternativas: ou é uma ideias unica, ou voce copia porem faz igual e com 100% de maestria ou voce copia e tenha diferenciais significativos. e essa ultima é a mais importante, por exemplo, existem varias empresas de celular porem se a apple nao tivesse tirado todo aquele teclado e colocado a tela touch nos primeiros iphones, os celulares nao teriam evoluido. a apple fez igual outras empresas fazendo um negocio de celular porem ela inovou e por isso é uma das melhores do que faz

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Na verdade tem uma 4a alternativa.
Copiar não significa clonar o produto inteiro.
Você pode pegar um SaaS grande e complexo, como um ERP gigante do mercado, ou um CRM com 1000 features e copiar só umas features bem específicas.
Só com isso vc já pode atrair usuários que não precisam de 1000 features, mas de 10 em particular. E o seu suporte vai ser mais "humano", pq não tem milhões de usuários. E naturalmente o plano de assinatura vai ser mais enxuto e mais barato, pq vai oferecer menos, mas só que um nicho de usuários precisa.

Veja alguns BaaS que surgiram recentemente como Supabase por exemplo.
Pode-se dizer que "copiaram" as grandes clouds como AWS, Azure e Google.
Mas eles copiaram alguns poucos serviços que devem ser suficientes para um grande percentual de usuários. Eles tem um banco de dados SQL (ao invés de 5 opções de SQL, 3 opções NoSQL, etc) e um file storage semelhante ao S3 mas sem diversos tipos de armazenagem pra acesso frequente, acesso esporádico e arquivo.
Não necessariamente fazem melhor que a AWS. Mas oferecem um pacote de serviços essencial e mais enxuto, logo uma plataforma mais fácil de navegar e utilizar os recursos.

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Show, otimo comentario!!!

a ideia é copiar e melhorar, sempre, em alguma ponta.

Fizeram exatamente isso comigo em um produto que fiz.
Forkaram meu repositorio, criaram uma LP muito mais chamativa e melhor pra vendas.
Lançaram o produto e venderam.

Eu não consegui 1 venda com esse produto.
Quem me copiou conseguiu.

Só executar IGUAL o seu concorrente vai te fazer estar no mesmo lugar que ele, mas se vc quer subir a margem precisa melhorar o produto, qualidade, preço, experiencia e etc..

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Isso também aconteceu comigo.
Infelizmente, faz parte do jogo. Eventualmente, seu concorrente vai ter acesso às pessoas certas pra ideia decolar, e você não.
Mas não desanime... Outras ideias surgirão, e você encontrará aquela que vai dar certo.

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É nessas horas que eu fico com receio do open source, amo compartilhar o que eu faço. Porém eu me sinto muito vuneravel de quando alguém pode copiar a minha ideia e repetir. Principalmente quando eu penso em contratar uma pessoa para me ajudar no desenvolvimento para não ser tão exaustivo.

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CARA, vi um monte de gente aqui super pra frentex, talvez oq falta na nossa comunidade de devs é a galera de SAAS se unir e trocar figurinhas, que tal fazermos um discord? @daniellimae

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Alguem já viu alguma empresa abaixar o preço? serio eu não lembro de nenhuma, por isso quando falam em melhorar/abaixar o preço acho só uma frase decorada.

execução é tudo, se você execultar bem, então executou certo se não, executou errado kkk, é tudo tão vago quando se trata disso.

Hoje eu estou estudando formas de validação, espero terminar isso até final de semana, vou escrever um post com tudo que aprendi

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Faz tempo que quero entrar nessa onda de saas mas me falta coragem. Para cada ideia que tenho vejo que existem diversos players bem posicionados no mercado e com excelentes recursos. A última que considerei foi um SaaS para aquelas páginas de link na bio, mas acho que não compensa.

No mais, parabéns pelo seus SaaS e pela publicação.

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tambem fiquei assim por um longo tempo. mas a 8 meses comecei a focar mais nisso. e recentemente comecei a ter lucro (pouco mas tem)

so começa man. se eu tivesse começado antes quem sabe estaria recebendo mais atualmente.

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Realmente, as chances de um negócio dar certo aumentam quando copiamos uma ideia já validada.
Acredito que o melhor diferencial em um mundo imediatista é simplicidade e objetividade.
As pessoas tem pressa e querem que você tome a decisão por elas ao invés de terem que escolher entre dezenas de opções possíveis.
Focar em um nicho bem específico dentro de um grande segmento também pode ser uma boa.

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Sempre terão empresas e pessoas que conseguirão produzir alguma inovação, mas pra quem tá começando eu realmente acho mais seguro ir no processo já validado.

Prova disso é que o índice de "mortalidade" de franquias é bem menor que os de empresas iniciantes.