Um vírus está tomando conta da internet (e talvez sua vida)
Vamos começar pela definição. O que é um vírus?
ví . rus
sub. masc.
- Grupo de agentes microscópicos que causam vários tipos de infecções e se reproduzem somente no interior da célula hospedeira.
- Programa que, independentemente da autorização do usuário, se instala em computadores, causando efeitos ou danos dos mais variados tipos.
- Perversidade moral de teor patológico que consegue contagiar: o vírus da preguiça o impede de viver.
Todos daqui.
Há alguns meses atrás, um amigo tem me mostrado que existia um bot que ficava criando vídeos sobre um determinado assunto, com musiquinha, imagens, até cenas curtas, tudo com IA, e no final pegava esse vídeo e subia no TikTok. Todo automático, sequer precisava de alguma iteração do usuário (somente a configuração inicial). Você definia os tópicos (ou não, deixava ele pegar as trendings na internet) e botava pra rodar. Todo dia ele pegava um assunto, gerava o vídeo e postava no seu TikTok.
Alguns canais, se é assim que devo chamar, estavam ganhando bastantes curtidas com conteúdos aleatórios. Alguns falavam de carros, outros de programação. Coisas misturadas, sempre tinham a mesma pegada os vídeos.
Eu fui nos comentários, e curiosamente não tinha um comentário real lá. Quero dizer, não eram pessoas comentando, mas eram publicações como Nice post!
, Good job!
, This is interesting!
, a maioria em inglês, mas alguns em português, sempre falando coisa do tipo. Alguns até duplicavam o conteúdo do outro, outros mandavam vários comentários de uma vez, nunca algo similar ao outro. Tenho percebido estes comportamentos no Instagram quando ainda tinha ele.
Escrevo este texto em primeira pessoa, contando uma história. Pessoalmente, me afastei de todas as redes sociais, mas ainda permaneci no X (aka. Twitter) e de vez em nunca dou uma passada no LinkedIn. Eu já fui uma pessoa de me socializar e comentar mais em redes sociais, já tive Instagram e Facebook.
No X isso é infestado de coisas "automáticas". Varia muito do inferno de criptomoedas para o mercado de prostituição digital. Nada que tenha me incomodado a ponto de abandonar também, mas hoje reparei isso:
É claramente uma publicação de pishing, mas não é este o ponto: agora começaram a usar IA para gerar os designs, o corpo do anúncio e quem sabe até a conta.
No LinkedIn também percebo isso. Você encontra os mesmos tipos de comentários em publicações, mas nestes dias encontrei algo pior, disponível neste link aqui.
É difícil explicar com palavras, mas eu fiz o trabalho de baixar o vídeo para você.
Agora vamos para o que interessa e sobre o que quero falar aqui: a teoria da internet morta, o que começou como uma conspiração e está se tornando algo real e preocupante.
Basicamente, ela explica que,
A teoria da Internet morta é uma teoria da conspiração online que afirma que a Internet agora consiste principalmente de atividade de bots e conteúdo gerado automaticamente, manipulado por curadoria algorítmica, marginalizando a atividade humana orgânica.
E estou vendo isso acontecer na prática.
Não posso afirmar que são para todas situações, mas em vários lugares a IA já tomou conta da internet e está se espalhando rapidamente para mais "assuntos". A IA já está presente em quase tudo onde não foi convidada, até mesmo sistemas operacionais, situações onde não resolvem problemas mas criam eles.
Recentemente, a OpenAI apresentou a Sora, um modelo capaz de criar vídeos surreais a partir de palavras. Uma ferramenta e instrumento extremamente perigoso na mão de pessoas com má intenção.
As IAs generativas são o vírus. O trabalho dela é impressionante, até assustador, com o uso correto pode ajudar a evolução humana, até mesmo no futuro curar doenças, mas com um poder tão grande para o bem, ele também existe à ser usado para o mau, para o comodismo, para a doença, para as pessoas fazerem coisas ruins.
Não podemos regular ou banir a IA. Isso é ineficaz e não resolve o problema dela. Sinceramente eu desconheço uma solução se não começar a abandonar a internet também. Existem alguns lugares na internet onde pessoas reais curam o conteúdo e conversam com pessoas reais. Estes lugares existem regras e pessoas reais definem regras.
A internet foi criada por pessoas reais. Será que a internet será assassinada por máquinas que fingem ser pessoas?