Cara que post sensacional! Ler isso me trouxe muitos pensamentos... sempre gosto de pensar em pelo menos 2 perspectivas, ou ver os 2 possíveis "lados" de uma argumentação. Nesse caso, consigo enchergar 2 coisas:
Primeiramente penso sobre o futuro desse tipo de ferramenta. É um fato, as IAs generativas estão dominando o mundo. E não apenas isso, estão tentando enfiar IA em tudo. A Microsoft é a prova viva disso; eles simplesmente inseriram o GPT em todas as ferramentas e soluções. Imagino como uma diretiva da diretoria pra os times internos "vocês precisam inserir a IA nas ferramentas que desenvolvem de alguma forma". Mas não só a MS, podemos ver isso em todo lugar. Com isso, fico pensando o sobre o nosso futuro como pessoas na sociedade e o impacto disso tudo nas nossas vidas. Chegamos ao ponto de usarmos IA para desenvolver algorítimos de marketing e virais que são reconhecidos e feitos para serem melhor divulgados pela IA do outro lado (Instagram, TikTok). Esse tipo de conteúdo acabará sendo o tal do "sucesso sem relevância", pois toda vez que estiver rodando o feed de stories no instagram aparecerá esse tipo de anúncio (em teoria), mas ele foi feito pra isso mesmo, aparecer!
Ao mesmo tempo, e em segundo lugar, penso no outro lado da moeda. Cada vez mais os conteúdos de nicho e feitos de forma atenta aos detalhes serão escassos e caros. IAs são apenas computadores seguindo uma receita de bolo, dizendo de forma beeem rasa. Nem GPT, nem LLaMA e nem Gemini, nenhuma consegue criar algo do puro e unico nada. Nenhum desses modelos consegue ser criativo de verdade.
Sobre abandonar a internet, acho que isso não acontecerá kkkkk. Não estou dizendo que você não conseguirá abandonar, ou outras pessoas que queiram não conseguirão, mas sim que o mundo se tornará cada vez mais dependente dela (mais do que hoje, com certeza). Onde existem pessoas, existem opiniões e necessidades. Onde existem opiniões e necessidade, existe politica e negócios. Onde existe política e negócios, bem... o meio se torna indispensável e necessário.
Por fim, sobre a comparação aos vírus, não concordo. Não me condene, mas não vejo unicamente dessa forma. Pra mim as IAs estão mais para fungos. Biologicamente falando, virus são parasitas, sua principal finalidade é se reproduzir e de controlar o corpo o qual o carrega. Fungos por outro lado, tem como finalidade decompor e reciclar os componentes orgânicos na natureza.
No fundo, fazemos isso com as IAs. Na maioria dos casos apenas jogamos a "merda" pra elas processarem, mas nesse processamento só sai mais "merda". Porém existem os casos onde podemos dar bons nutrientes, um clima e vegetação específicos, e talvez conseguirmos colher algumas "trufas brancas".