Como salvei uma microempresa como programador
Boas pessoal,
Hoje trago uma experiência que tive como programador lá no início dos meus estudos e encorajar quem também está no início da carreira ou estudando.
Durante a pandemia, enquanto ainda estudava, meu tio me chamou para trabalhar no negócio dele como atendente, um estabelecimento que vende carne assada, tipicamente nomeado como assadão. Eu trabalhava apenas aos domingos, onde era o dia de mais movimento e por ser pandemia parecia que havia dobrado a carteira de clientes.
De início senti uma enorme dificuldade em trabalhar, porque era tudo manual e escrito a caneta e isso é contra o desenvolvedor (ironia)
Mas o maior problema logo de cara, era realmente papel e caneta, porque o sistema de trabalho desse estabelecimento era diferente dos demais da cidade, pois o meu tio ele aceitava reservas. Imagina só, um estabelecimento, que tinha em media 50-80 clientes dentro de 2 horas (das 10:30 às 12:30), aceitava reserva de carne, vendia no balcão, tinha delivery, possuia uma quantidade média de 30% de tudo à venda em reservas e ainda continuava a reservar mesmo em horário de pico (sim, aqui também o pessoal reservava em cima da hora). Era humanamente impossível ter controle desse estoque todo, porque havia 2 atendente no balcão para vender pelo telefone e WhatsApp e 3 para atender o pessoal no balcão.
Diante dessa loucura toda, nós acabavamos vendendo sem querer mercadoria que estava na reserva, deixando o cliente sem o almoço de domingo, isso era muito constrangedor para todo mundo, inclusive para eu que estava na linha de frente do atendimento também.
Surgiram algumas ideias para solucionar esse problema, como limitar as reservas, limitar os horários de reservas, uma forma de carimbar ou contar em papelzinho os itens a venda e ir descartando por vendas e entre mil outras ideias. Mas meu tio, botava sempre em primeiro lugar o cliente e as vendas e na cabeça dele, aquele sistema de venda dele era ideal porque era diferente de todos os concorrentes da cidade, e por sinal, existia muita concorrência, então nenhuma ideia deu certo. E eu entendo o ponto de vista dele, porque se sobrar algo do estoque é desperdício, porque estamos falando de alimento que é muito mais saboroso fresco.
Após 2 meses trabalhando insanamente nesse assadao, tendo crises, me sentimento um lixo toda vez que um cliente chegava la e tinhamos sem querer vendido a reserva dele pra um cliente aleatório, ligar para o cliente que havia pedido para entrega e dar notícia que não havia mais o ítem que ele solicitou e ele me guspir palavras de baixo calão, então cheguei no meu tio e propus eu fazer um sistema para controlar tudo, incluindo estoque, reservas, cadastro de clientes e etc.
Então, iniciei o meu primeiro projeto que seria usado na prática, sem ser apenas localhost.
Como estudava desenvolvimento android, eu fiz o front em android mesmo, o back-end fiz usando oque aprendi na faculdade, springboot.
Foram alguns meses desenvolvendo, lapidando, melhorando, testando na prática durante o movimento insano e o aplicativo deixando de funcionar, não imprimindo comandas e atrasando as entregas, não contabilizando o estoque e vendendo de novo as reservas ou contabilizou errado e acabou sobrando no final do dia produtos e entre outros bugs. MAS ENFIM CHEGOU, o primeiro domingo onde tudo funcionou perfeitamente o essencial e o propósito daquilo que havia dedicado o meu tempo durante semanas. O primeiro dia onde conseguimos ter controle de tudo, tudo havia sido vendido e todos os que fizeram reservas tinham levado para casa aquilo que de fato reservaram.
Hoje, depois de 3 anos, o sistema ainda funciona e quebra muito o galho para controlar reservas e o estoque disponível.
Com esse projeto tive muitos aprendizados que ficaria uma lista muito grande aqui até para escrever, mas o mais importante é que EU RESOLVI UM PROBLEMA e provavelmente eu desencadiei outras melhorias como experiência do cliente, dados mais precisos e com historico para saber a quantidade necessária que o meu tio deveria preparar para venda.
Queria deixar até um parágrafo destacado para a experiência do cliente. A experiência começa no início do atendimento, pois com os dados básicos consegui desentupir a fila de atendimento pelo whatsapp, porque eu ja tinha o endereço do cliente no sistema caso fosse entrega, então eu só precisava apenas do produto que ele gostaria e poupava de perguntar informações que eu ja havia coletado, fazendo assim um atendimento mais rápido. Para reserva, consegui fazer com que o cliente recebesse um número de reserva, que facilitava o encontro da sua reserva no balcão e já iniciarmos a separação, aliviando o tempo de espera na fila.
Vendiamos oque tinhamos em tempo real, informações precisas, se um ítem estava esgotando, já tinhamos informação e já estavamos preparando o encerramento desse ítem nas plataformas de delivery (ifood) e passamos a ganhar melhores avaliações.
E entre outras melhorias que acho que nem preciso contar com mais detalhes.
Me orgulho por ter me dedicado a resolver esse problema. Meu tio, todo encontro de família sempre fala desse sistema que resolveu a vida dele.
Queria deixar esse relato para dizer que qualquer problema é um estudo de caso para botar a mão em código e esse foi o meu portfólio para conseguir o meu primeiro estágio como dev e dou graças a ele por abrir as portas para que eu conseguisse entrar no mercado de trabalho.
Muito obrigado para quem leu até aqui.