Executando verificação de segurança...
1

Ajuda: Como empreender com software?

Essa é uma dúvida genuína. Me sinto bem seguro como programador pra desenvolver soluções em geral. Me dá um produto que eu desenvolvo, de ponta a ponta.

Mas sempre tive uma vontade de empreender, e nisso sempre fui inseguro. Diferente tá parte técnica, tenho pouco conhecimento sobre a parte de produto. Como posso validar minha ideia? Como posso arrumar os primeiros usuários? Como posso fazer um marketing minimamente eficiente sem gastar rios de dinheiro em anúncios?

Sempre fico animado quando tenho uma ideia, mas surgem esses questionamentos. Alguma dica?

Carregando publicação patrocinada...
4

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a validar sua ideia, atrair os primeiros usuários e fazer marketing de forma eficiente sem gastar muito dinheiro em anúncios:

Validação da Ideia:

Faça uma pesquisa de mercado: Entenda o público-alvo, as necessidades e problemas que sua solução pode resolver. Identifique a concorrência e o que eles estão oferecendo.
Crie um MVP (Minimum Viable Product): Desenvolva uma versão básica e funcional da sua solução para testar o conceito com usuários reais. Isso ajuda a validar a demanda e obter feedback valioso.
Busque feedback: Compartilhe sua ideia com amigos, familiares ou grupos de comunidades online relacionadas ao seu nicho. Escute atentamente as opiniões e sugestões para aprimorar seu produto.

Aquisição de Usuários:

Redes pessoais: Comece com sua rede pessoal, apresentando sua solução para amigos, colegas e conhecidos. Eles podem se tornar seus primeiros usuários e ajudar a espalhar a palavra.
Programas de acesso antecipado: Ofereça acesso antecipado ou beta para um grupo seleto de usuários interessados. Isso pode gerar entusiasmo e boca a boca sobre o seu produto.

Marketing Eficiente:

Marketing de conteúdo: Crie um blog ou produza conteúdo relevante em forma de artigos, vídeos ou podcasts. Demonstre seu conhecimento e a proposta de valor do seu produto.
Mídias sociais: Utilize plataformas como LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook etc. para promover seu conteúdo, interagir com a comunidade e alcançar potenciais usuários.
SEO (Search Engine Optimization): Otimize seu site e conteúdo para melhorar seu posicionamento nos resultados de busca do Google, aumentando a visibilidade.
Participação em comunidades: Engaje-se em fóruns, grupos do Facebook, Reddit ou Stack Overflow relacionados ao seu nicho. Ajude os outros e compartilhe seus conhecimentos.

2

Isso não é tão simples como algumas pessoas tentam fazer parecer, mas também não precisa ser um bicho de 7 cabeças.

Sobre o produto, o primeiro passo é entender qual problema você está tentando resolver, e então identificar seus possíveis clientes, que são as pessoas que sofrem desse problema.

99.9% de chances da sua ideia não ser original, não completamente pelo menos, então você tem que destacar o seu diferencial. Porque comprar o seu e não o do seu concorrente que já tá há mais tempo no mercado, tem experiência, clientes... enfim

Outra coisa é você avaliar o trabalho que você vai ter X a quantidade de dinheiro que alguém estaria disposto a te pagar.

Se você vai trabalhar duro por algo que se paga barato, você vai precisar ter muitos clientes para compensar, e isso pode ser algo difícil no começo. Por outro lado, criar algo que vale "milhões" também não é simples.
O ideal (na minha opnião) é começar com coisas que custam pouco pros seus clientes mas que te darão pouco trabalho pra fazer, e assim ir conquistando mercado pouco a pouco.

Eu disse que você tem que ter um diferencial, mas seu produto não pode ser 100% diferente do que as pessoas já estão acostumadas, pois a estranheza vai causar repúdia. Não importa se o seu é melhor, se é o dos outros que elas sabem e querem usar.

Sobre marketing, um bom e gratuito é o "boca a boca". Pessoas tendem a conhecer outras pessoas com problemas parecidos, se a sua solução for realmente boa, elas podem acabar te indicando.

Por fim, boa parte do sucesso de um negócio vem da sua habilidade de lidar com pessoas. Não só a lábia de vendedor, mas também o poder de criar conexão. O sucesso de qualquer relação depende de como você encanta as pessoas com isso, e isso não é uma habilidade de tecnologia.

1

Meu Brother, antes de pergunta sobre empreender com software, se pergunte sobre empreender em si.

Acredite, eu sei um pouquinho do que to falando. Já empreendi com mil e uma coisas nessa vida, e deixa te dizer, precisa de alavancagem para se fazer qualquer coisa.

(incio de parenteses

Sobre o que já fiz.

Antes de ser dev, eu era artista ilustrador e animador, artista sofre pra ganhar grana, entao empreendi com grafica, com loja de material de arte, com escola de arte, com loja/espaço para se jogar RPG-essa era fantástica, se tivesse grana teria investido mais.

Para fazer tudo isso acontecer aprendi web e ao aprender web meu emprego/profissao começou a pagar mais que minha carreira de arte e empreendimentos juntos.

Anos depois, coisa de 5-6 anos eu volto a empreender agora ofertando serviços de desenvolvimento. Hoje a Badico Cloud tem mais de 3 anos, 15 colaboradores, entre eles 4 socios, 3 mentores e alguns prestadores de serviço.

Somos especialistas no desenvolvimento de software e na prototipação dos produtos digitais -fomos forçados a ficar bom nisso para podermos orçar melhor nosso desenvolvimento.

fim de parenteses)

Alavancagem, pode ser dinheiro, mas pode também ser anos e anos da sua experiencia profissional em uma area. Pode ser um contato especifico com alguém. Enfim, vai ser necessário.

Outra coisa que precisa entender, para vencer no caminho do empreendimento, tem de se ser muito mais coisas que apenas dev, essa é a parte mais simples, quer um exemplo bem claro, se o código fosse assim tåo importante, a rocketseat em cada NLW estaria lançando um novo produto e ficaria milionária. Mas o business de cada produtinho que eles ensinam a construir leva uma vida(ou quase uma vida) para se resolver.

Socios, como eu falei não é apenas codar, precisa como você sugeriu, vender, fazer marketing etc, para isso o ideal é você unir forças, mas ai entra outra complexidade, quem é um bom socio? Quem vai dar no coro igual você? Como vão dividir a empresa? Como ficam as coisas se quebrarem?

Enfim, sobre produto digital o FelipePoter ta certinho, boas recomendações. Se quiser um papo sobre a difícil luta q é empreender, me chama no pv, eu to no tiktok e no ista como @lucas_badico.

Desculpa ai se fui duro em alguma palavra, nao quero desencentivar não. Esse assunto me deixa mais temerário que empolgado, definitivamente, me empolgo mais com programação.

1

Seguindo um pouco sobre o que os outros falaram, e algo complicado mais não impossivel, existem várias coisas que você precisa adiquirir conhecimento para entender sobre, principalmente na visão de negócio, então começe pensando porque "X" software hoje faz tanto sucesso, o que faz ele ser tão grande, ou até mesmo, que solução eu posso produzir que outros software não fazem, coisas assim tendem a ajudar um pouco sobre como começar.

Mais indo pra parte de o que estudar na parte de negócios, acredito que seria entender o mercado tech hoje, e quais seriam as tendências da área tech para o futuro, principalmente web3.0, blockchain, IA, são coisas que ainda tem muita solução para ser construida.