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Isso não é tão simples como algumas pessoas tentam fazer parecer, mas também não precisa ser um bicho de 7 cabeças.

Sobre o produto, o primeiro passo é entender qual problema você está tentando resolver, e então identificar seus possíveis clientes, que são as pessoas que sofrem desse problema.

99.9% de chances da sua ideia não ser original, não completamente pelo menos, então você tem que destacar o seu diferencial. Porque comprar o seu e não o do seu concorrente que já tá há mais tempo no mercado, tem experiência, clientes... enfim

Outra coisa é você avaliar o trabalho que você vai ter X a quantidade de dinheiro que alguém estaria disposto a te pagar.

Se você vai trabalhar duro por algo que se paga barato, você vai precisar ter muitos clientes para compensar, e isso pode ser algo difícil no começo. Por outro lado, criar algo que vale "milhões" também não é simples.
O ideal (na minha opnião) é começar com coisas que custam pouco pros seus clientes mas que te darão pouco trabalho pra fazer, e assim ir conquistando mercado pouco a pouco.

Eu disse que você tem que ter um diferencial, mas seu produto não pode ser 100% diferente do que as pessoas já estão acostumadas, pois a estranheza vai causar repúdia. Não importa se o seu é melhor, se é o dos outros que elas sabem e querem usar.

Sobre marketing, um bom e gratuito é o "boca a boca". Pessoas tendem a conhecer outras pessoas com problemas parecidos, se a sua solução for realmente boa, elas podem acabar te indicando.

Por fim, boa parte do sucesso de um negócio vem da sua habilidade de lidar com pessoas. Não só a lábia de vendedor, mas também o poder de criar conexão. O sucesso de qualquer relação depende de como você encanta as pessoas com isso, e isso não é uma habilidade de tecnologia.

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