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sem problemas, Eduardo.
Atuo no nicho de alimentação por delivery, com um sistema de pedidos online.
o que me favoreceu no começo e que recomendo para qualquer um que queira iniciar, é o relacionamento com pessoas de outras areas (sair da bolha da galera da tecnologia). Assim que tive a porta aberta, a ideia do que fazer, como me diferenciar nesse meio (que é bem concorrido) e conseguir os primeiros clientes.

meus gastos iniciais eram de 300 reias no ano (hospedagen compartilhada). minhas primeiras clientes eram influentes nas redes sociais, tinham outras empresas que as acompanhavam. Elas publicaram a novidade, mostraram por dentro e tal. aí começaram a procurar.

cada uma pagava R$150 no mês. Hoje o valor é maior.

depois esse fluxo com indicações diminuiu. aí comecei a prospectar com trafego pago.

recomendo também buscar conhecimentos sobre outras áreas ao invés ao ficar estudando tudo quanto é tecnologia nova. Hoje me resolvo muito bem com PHP, MYSQL, VueJS e Bootstrap. O que busco saber é mais sobre vendas, persuasão, tráfego pago etc. ou seja, tudo que me permite me aproximar e contribuir ainda mais com o meu público.

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Obrigado pela resposta! Muito legal quando o produto tem um crescimento orgânico, o próprio cliente divulga seu produto e acaba atraindo mais clientes! É o sonho de todo empreendedor!

Falando disso, na minha empresa o Google Maps faz muita diferença, ela que traz organicamente os clientes. No entanto, muitos negócios não dão o devido valor e deixam ele meio largado, talvez por não acompanharem o impacto que ele tem. No seu segmento, em que uma lanchonete ou restaurante usa sua ferramenta de pedidos, um perfil no Google Business bem configurado, com fotos boas, bons reviews e links para o site ou para a sua ferramenta mesmo, deve fazer uma diferença absurda também. Não sei como você poderia integrar isso na sua ferramenta atual, mas é um pensamento que tive aqui.

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Tmj.
E sinceramente, não teve muito mistério para ter essa contrapartida dos clientes. Como no começo estava focado no aprimoramento do software, investia bastante meu tempo no atendimento. Deixava as pessoas muito a vontade, estimulava a fala, buscava Feedbacks etc...

Quando tinha indicações, os principais feedbacks repassados eram de elogios sobre o atendimento, que nessa fase foi um grande diferencial.

Hoje isso até acontece com menos frequência, possivelmente porque o produto já está pronto e eu interajo pouco com os assinantes.

Sua colocação foi ótima...
Tráfego orgânico é sempre bom. Acredito que algo assim, pode servir até mesmo para os meus clientes serem encontrados pelos clientes deles.

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Quando diz sobre "alimentação por delivery", seria algo no estilo iFood, ou é outra coisa? Pois fico imaginando que deve ter muita concorrência... ou não?

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É estilo Ifood no sentido do cliente fazer o pedido online, mas é uma proposta diferente. O ifood é um marketingplace. Minha empresa oferece um canal próprio de vendas, a loja própria da empresa.

E sim, tem muita concorrência mesmo. E parece que tudo quando é empreendedor de saas só vê esse caminho rsrs.

Mas a grande concorrência não é necessariamente um problema, até porque pode indicar uma grande demanda.
E mesmo com toda essa oferta, ainda tem gente que vende pelo Whatsapp.

O problema é seu software ser só mais um. Um caminho é ver o que os players atuais não estão fazendo ou um nicho do nicho que poderia ser melhor atendido com recursos específicos. Foi nisso que me diferenciei...
O meu tem a cereginha do bolo que faz muito sentido para uma determinada parcela desse meio, que até mesmo faz empresas me pagarem quando alguns oferecen até de graça a solução ou cobram menos da metade que eu...

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