Porque ainda há uma grande distinção entre as empresas quando se trata de profissionais de T.I. mulheres e homems?
Olá gente, tudo bem?
Diferentemente de muitos posts que vejo sobre outros profissionais, tanto juniors como das demais senioridades, sobre as frustrações e as ansiedades do cotidiano dos programadores e a dificuldade na área, pouco vi sobre relatos vindo de programadoras mulheres.
Essa semana me ocorreu uma situação que me fez ficar muito pensativa: Porque a área não valoriza as nossas profissionais?
Entendo que historicamente, é predominantemente uma área masculina, contudo, este fato não anula a potencialidade e a capacidade de profissionais do sexo feminino.
Eu ainda não atuo na aréa de T.I., mesmo me candidatando a vagas de iniciante, help desk ou assistente, e também me dedicando fielmente aos meus estudos e a conclusão da minha graduação – que deixando claro, faltam apenas 6 meses de curso. Atualmente trabalho em outro ambiente, na mesma empresa há 5 anos, e sempre que os "meninos" da informática vem ao meu setor, comento meu interesse em mudar de departamento, e até ser transferida para o T.I. da empresa. Inclusive conversei pessoalmente com o chefe do setor informando a minha disponibilidade. Sempre os ajudo quando meus demais colegas têm problemas simples com Rede ou Hardware, ao ponto de evitarmos abrir chamados, antes que eu verifique a possibilidade de corrigir, sem a presença deles, etc.
Há um colega que está na equipe há 1 anos e meio, que quer ingressar na área, possui um menor nível de conhecimento que eu, não iniciou os estudos, mas eu mesmo vejo que ele tem potencial. Nos damos muito bem, e há uma boa troca de informações saudável.
Contudo, essa semana tivemos que abrir um chamado pois recebemos novos equipamentos, e foi necessário inserir uma placa de vídeo em todos os nossos computadores para incluirmos uma nova tela e aumentar a eficiência no trabalho, coisa inclusive que somente os “meninos” podem vigiar, e todos nós estávamos conversando enquanto fazíamos o serviço. Pouco tempo depois, no mesmo dia, esse meu colega me informou que recebeu a proposta de ser transferido para o setor de informática, e que pretende aceitar. Obviamente fico muito feliz por ele, sei que irá ter um ótimo desenvolvimento.
Mas também é um pouco frustrante. Não é inveja, mas gostaria de ter recebido essa mesma proposta. O que falta em mim, profissionalmente, para ser considerada para essa vaga? Ou possa ser que a cultura da empresa realmente de preferência os profissionais homens?