Executando verificação de segurança...
1

Ajuda: Perfil no GitHub e sem criatividade ou desinteresse

Olá devs gente boa, gostaria de tirar 2 dúvidas:

A primeira é que eu quero algumas dicas em relação ao meu GitHub(https://github.com/carloscdf), ele não está muito agradável, tenho 17 anos, estou prestes a entrar no mercado de trabalho e vejo o GitHub como um "portfolio", mas sinto que o meu ainda não esteja preparado.

E a segunda é que eu me sinto estagnado e sem criativiade mais pra nada, venho perdendo o desinteresse em relação a programação, especificamente no desenvolvimento web, sei html, css e o "basicão" de javascript que nem tive mais saco pra me aprofundar, nada me anima, vocês podem perceber isso na falta de commits no meu GitHub nos últimos mêses, ESTOU SEM RUMO, LITERALMENTE SEM RUMO ATUALMENTE. O que me ajudaria a resolver esse problema?

@filipedeschamps boa iniciativa, amei a plataforma, dê continuidade ao projeito porque tem uma grande possibilidade de sair da bolha.

Carregando publicação patrocinada...
1

Carlos, seja muito bem vindo ao TabNews! Alterei o título da sua publicação para algo mais claro 🤝

Sobre o GitHub, o que eu faria hoje é definir uma ou duas empresas que eu realmente sonho trabalhar (que estão num ramo que eu realmente gosto) e faria um projeto especializado para cada uma. Por exemplo, se meu sonho é começar a trabalhar numa empresa que está no ramo de pagamentos e eu gostaria de trabalhar com frontend, eu montaria por conta própria uma Dashboard usando a API dessa empresa. Ou eu remontaria por conta própria a Dashboard deles, usando a stack que eles usam. Então antes de tudo, tente entender o que você quer e gosta, mesmo que seja um chute... porque não é justo deixar a responsabilidade disso para uma "pessoa jurídica".

Sobre motivação, se comprometa com alguém a resolver algum problema dela em que você precise usar tecnologia para isso. Pelo que eu entendi, você está encarando programação como o fim, sendo que programação é apenas o meio, a ferramenta que você usa para atingir esse fim. É a mesma coisa que aprender a tocar um instrumento musical e você cansou de ficar tocando para si mesmo... então chegou a hora de formar uma banda e fazer um show para outras pessoas. Programação é isso, com o seu trabalho como programador você precisa atingir e melhorar a vida de outras pessoas. Então até talvez pare um pouco de ter o foco em aprender a programar, para aprender a como saber melhorar a vida das pessoas.

1

Muito obrigado pela ajuda Filipe! Nunca me veio em mente a ideia de recriar algo de uma empresa que gosto, vou fazer várias pesquisas e tentar desenvolver algo legal, talvez isso possa me ajudar com os problemas que venho passando.

1

Olá Carlos.
Se você pretende melhorar seu GitHub, existem algumas dicas que você pode achar na internet. Alguns canais no YouTube podem lhe ajudar. Mas eu acho que a principal resposta se conecta diretamente com sua segunda dúvida.

Se você se sente desmotivado, você precisa aprender tecnologias e ideias novas. Tente outros universos além do Front End, como Back End ou fora do mundo Web. Existem linguagens mais ideais para o Desktop, como Java e outras. Pro mundo Mobile tem o Dart com o Flutter. Desenvolvimento de jogos. Além disso, estude mais sobre programação em geral, como o que é POO, programação procedural e suas diferenças e outros paradigmas. Estude Padrões de Projeto.

Existem muitas coisas além do JavaScript básico. Talvez você encontre onde se encaixa mais. Todas essas coisas vão dar ânimo de continuar.

Por fim, coloque cada projeto seu que for estudar no seu GitHub. Assim você será sempre ativo e terá um portfólio maior

Boa sorte em seus estudos. Não desista da programação. Espero ter lhe ajudado

1

Muito obrigado Paulo Victor! vou seguir algumas dicas que você deu, principalmente sobre tentar gerar novas ideias e com certeza vou aprender algumas tecnologias citas por você, tá anotado! hahaha.

1

Opa Carlos, tudo bem? Vamos falar um pouco sobre cada ponto...

Seu 1º Ponto

Vi que seu github está bem apresentável! Vi que ainda existem poucos projetos, uma dúvida que tenho é se eles estão 100% funcionais? Se não, vale a pena você ter poucos projetos sim, mas 100% funcionais, ou pelo menos, agregando valor para a comunidade, afinal você poderá usar estes projetos em suas entrevistas como portfólio e argumento para justificar seus conhecimentos.

Acredito que falta também para os projetos uma melhor documentação de como usar, o que instalar e até mesmo uma descrição mais ampla do que o projeto faz, em seu caso o repositório do projeto Sooner, ele parece ser um bom projeto, mas faltam estes detalhes que mencionei.

Confira o GitHub, Repositório Open Source, Gestão do Projeto e Escopo de cada Robô (Project Management), que é mais um dos videos massinhas do @felipedeschamps.

Seu 2º Ponto

Não desmotive, pois o mundo do desenvolvimento é isso: O tempo todo resolveremos problemas!

No mercado de trabalho seremos pagos para resolver problemas dos outros, mas acredite: Você também terá problemas! Então trabalhe para resolver seus problemas e isso te trará diversas vantagens.

Você já tentou criar um game com os conhecimentos que você tem? Saiba que isso é um bom problema para você resolver, aprender a solução, compreender os processos e sempre divertir faz parte de todo o processo de desenvolvimento.

Você já decidiu a forma de aprendizado ou visão que você gostaria de ter? Então entenda que essa é uma decisão importante a ser tomado em sua carreira! Se posicionar como generalista ou especialista te ajudará a entender o que você deve ver e para onde pode ir Ser Generalista ou Especialista

Você gosta de aprender? Deixarei um artigo meu falando sobre o autodidata Principais Elementos da Maioria dos Autodidatas.

Você sabe para onde você quer ir? Sei que não é sobre o conhecimento que você tem, mas poderá te dar um norte sobre para onde você pode ir com seus conhecimentos Mercado de Trabalho com Python

Confira também este vídeo massinha do @felipedeschamps para se inspirar com Mais 80 ideias para Aprender a Programar (incluindo gerar renda com Anúncios).

E as minhas últimas dicas depois dessas visões é:

  • Sempre se divirta!

  • Não foque só nos problemas, viva a solução, pois problemas acabam, mas soluções permanecem até chegar o tempo de se tornarem problemas e aí você irá mudar para novas melhores soluções!

  • Seja sempre curioso e entenda, que por mais difícil possa parecer qualquer parte da jornada, você superando ela sempre sairá melhor e mais preparado para os próximos desafios.

  • Sempre busque conhecimento e saiba que o código é só 1% do que compõe o mundo de desenvolvimento, então cresça em soft skills, em metologias melhores, boas estratégias, práticas sustentáveis, melhore suas skills de design, aumente suas hard skills e até mesmo seu humor, o jeito de enxergar o mundo e a forma como você reflete sobre si mesmo, muda tudo em seu dia a dia!

  • Crie, mude e reinvente projetos já existentes e tenha ideias criativas suas, que você pode chamar de SEU, estes conhecimentos ninguém irá tirar de você!

Reinvente-se!

Seja único, seja misterioso e faça a diferença para o seu eu do futuro, você irá ter muito orgulho de suas decisões que você tomou agora, pode apostar!

1

Muito obrigado mesmo Victor Manhani!!! você listou vários pontos relevantes e interessantíssimos que podem/irão me ajudar, obrigado por ser uma fonte de inspiração e incentivo!