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Reflexões sobre o desenvolvimento de jogos e o futuro na área

Este ano de 2024 foi desafiador para mim.

Passei pelo meu primeiro layoff em maio, após 8 anos trabalhando como programadora de jogos. Depois de meses de busca, consegui uma recolocação em setembro, mas, infelizmente, ela durou apenas dois meses. Em novembro, fui atingida novamente por outro layoff.

Apesar das dificuldades, acredito que minha experiência desde a faculdade em 2015, aliada ao investimento em soft skills, foi fundamental para me manter conectada com pessoas incríveis na área.

Foi graças a essa rede de contatos e a indicações que consegui me recolocar novamente este mês.

No entanto, essas vivências e o fato de está acompanhando bastante cenário de TI me levaram a refletir bastante sobre a realidade do mercado de desenvolvimento de jogos. Trabalhar na área, seja como Indie ou em empresas, envolve riscos financeiros significativos. Os salários, na maioria das vezes, estão muito abaixo dos praticados em outras área de TI, e poucas empresas conseguem oferecer remunerações competitivas.

Ainda assim, empresas que tentam ir além da média do mercado enfrentam dificuldades para se sustentar a longo prazo – algo que presenciei de perto.

Isso torna a estabilidade na área algo raro, o que é desafiador para quem ama trabalhar com jogos. Empresas que já tem uma estabilidade, raramente tem vaga e quando tem é super competitivo.

Mesmo assim, pensar em abandonar essa carreira nunca me trouxe alegria. Desenvolver jogos é mais do que uma profissão; é uma paixão que me acompanha desde a infância. Quando descobri que poderia transformar essa paixão em trabalho, fiz de tudo para entrar na área.

Por esse motivo, estou consumindo cada vez mais conteúdo sobre SaaS para adquirir conhecimento e conseguir criar um.

Meu objetivo para 2025 é: Insistir mais um pouco na criação de jogos, sendo meus projetos pessoais ou pra empresa e tentar criar algum sistema que possa me trazer segurança financeira. Até porque eu tenho experiência com desenvolvimento Full Stack Web e sei que sou capaz de criar algo, ainda mais com tanto conteúdo e experiência que essa comunidade trás!

Aliás, sou nova aqui, se quiser conhecer mais sobre mim, fique a vontade para acessar meu portifólio

camilambelem.info

Se você trabalha desenvolvendo jogos ou faz jogos no tempo livre, me diga com esta sua visão do mercado

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Camila, sabe um relato que gosto de ver das pessoas que trabalham com jogos, e já vi vários, um diferente do outro, como é a relação, o sentimento de gostar de jogos e de fazer jogos. Muitos relatam que não gostam dos jogos que fazem porque sabem como o bife foi feito, mas também quem adora porque só cuida de uma ativiade do Fortnite :) (a parte que ele não gosta).

Muitas vezes fazer o hobby virar trabalho pode ser a pior ideia que a pessoa já teve, mas pode ser que não. Pode funcionar bem se ela não está lá na cadeira de dev porque gosta de jogar.

Eu entrei na área por isso, nunca fiz um jogo de verdade na vida :D mas sempre tenho vontade, tenho as ideias, a capaidade de criar (programar) pelo menos a maior parte, só não tenho vontade de ser funcionário em grande equipo ou coragem de tentar lançar indie. Eu tenho quase ctz que eu ia odiar jogar meu jogo, mas iria adorar desenvolvê-lo.

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Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

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Eu entrei na area justamente porque cresci jogando especialmente algum tipo de futebol e jogo de corrida.

O futebol foi o que me despertou a curiosidade porque ate hoje eu acho incrível como funciona a inteligência artificial dos jogadores, mas ainda não tive o prazer de participar do desenvolvimento de algum. Confesso que tenho vontade de trabalhar em uma empresa grande (as famosas AAA).

Eu já tenho uma visão diferente, eu busco trabalhar em empresas que fazem jogos que sei que vou gostar de jogar, pra mim é muito satisfatorio sentar pra jogar algo que eu fiz com meus amigos e *pelo menos 80% das pessoas com quem eu trabalhei tem essa pegada.
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Quando eu comecei profissionalmente em uma empresa que fazia jogos pra cassino, lá em 2018/2019. Por mais que a empresa era bem colaca no ramo e tinha até que estabilidade na epoca, um dos motivos que optei por sair, foi porque não é o tipo de jogo que gosto, mas você tem um ponto, trabalhar com hobby realmente é uma roleta russa.

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Não tem a questão de ver o o boi sendo morto pra fazer o bife a milanesa? Que coisa...

É, eu acho que ainda poderia me empolgar com meu primeiro jogo mesmo conhecendo o algoritmo, o Pong :D Talvez não muito porque depois que passa por desafios maiores ele não agrada tanto :)

Tem jogos que ainda podem gerat uma empolgação, especialmente se envolver uma boa IA, melhor se for uma de verdade, não só um punhado de ifs e um random que muita gente chama de IA, mas eu sabendo qual é o algoritmo, eu acho que eu bateria tão fácil o jogo que eu perderia um pouco da motivação. Agora mesmo tem um jogo que eu fiz engenharia reversa para alcançar melhores resultados, consegui e agora não tenho mais pra onde ir e já perdi um pouco da vontade (eu gosto de jogos de estatégia, especialmente tycoons-like).

Eu trabalhei em uma empresa que o dono, amigo meu depois, fez, fora da empresa, hardware pra esses caça-níqueis de bar, á que o importado era muito caro, ele criou algo que hoje a gente chama de SSD, mas não existia na época, porque ele não podia ter partes móveis. E ele teve que criar até o sistema operacional de um jeito que rodasse programa em Clipper porque o preogramador dos jogos só sabia Clipper :D E esse programdor foi meu professor anos antes :) A família dele fabricava e explorava as máquinas por todo o Brasil, mas o projeto era do cara quem me ensinou quase tudo o que eu sei de programação (o Stack Oveflow ensinou o resto :D), um cara que nem faculdade tinha, ele era bom demais. Ele fazia essas cosisas fora da curva por isso eu tenho ideias tão fora da curva e apanho de todo lado porque não sigo as modinhas :D Tem outros motivos e pesoas que me ajudaram também.

Não vou comentar algumas coisas do que falou porque não gosto de ensinar padre nosso ao vigário :)

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Isso foi algo comentando no TGA desde ano, foram layoffs no mundo todo, em várias áreas. Não tenho entendimento profundo sobre as principais motivações por trás disso. Imagino o quão difícil deva ser querer fazer o que ama e não ter a garantia que é algo sustentável a longo prazo.

Foi graças aos jogos que tive meu primeiro código digitado no Godot a 3 anos atrás. Não persegui carreira da área de jogos mais ainda amo jogos e continuo jogando todos os dias.

Quando vi que o estúdio da Netflix focado em jogos tinha sido desmanchado bateu até uma tristeza, pois além de todos ali perderem seus empregos, a equipe se mostrou animada demais nas redes quando empregados no estúdio da Netflix.

Talvez seja modelo econômico mudando, ou IA impactando, ou simplesmente a demanda de jogos não está crescendo pois pessoas estão sem tempos. Aquele velho eu, de 10 anos atrás jogando pokémon emerald de 2004 já não conseguiria mais jogar 30 minutos limpo por causa do tempo escasso.

Sucesso em sua carreira! Espero um dia jogar jogos feitos por você. Meus favoritos são Souslike, mas jogo de tudo um pouco.

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Sobre a demanda, acredito que é o contrário, cada dia nasce um jogo novo, especialmente na Steam, mobile e com isso acaba gerando muita concorrência, pra empresa que desenvolve pra se sustentar com apenas um jogo é muito difícil. Acaba tendo que fazer varios jogos e isso pode acabar sendo custoso infelizmente 😞

Se você um dia tiver tempo e um dindin sobrando pode jogar esse jogo Relic Hunters Legend trabalhei no desenvolvimento dele ❤️

Logo digo, jogo multiplayer online pra fazer é complicado!

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Eu também sou gameDev. Eu tenho a impressão de que a economia brasileira (talvez mundial) está numa situação de adaptação às mudanças impostas pela internet. E o mesmo acontece com o mercado de trabalho e muitas outras áreas da sociedade.

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O que me vem a cabeça é que dentro de um ou dois anos, teremos IA que irá criar a ideia, criar os cenários, os personagens, modelar e aplicar a programação. Outro dia mesmo estava vendo um site de uma que já cria o mundo inteiro, apesar de nao ser muito iterativo, ja era bem impressionando. Dentro de pouco tempo, qualquer pessoa conseguirá criar um game e publicar.