Executando verificação de segurança...
2

Exatamente, quando você migrar terá definido o seu pro labore. Geralmente os contadores definem 28% do faturamento do mês anterior e um salário mínimo quando não houve faturamento ou quando 28% for menor que um salário mínimo. Então desse valor do pro labore é calculado o INSS e o Imposto de Renda, que você paga mensalmente. No restante que você retira como lucro, você não paga imposto.

Assim que você migrar será obrigatório ter um contador, ele fará todos os cálculos e emitirá as guias para você. É importante você saber esses cálculos para controlar seu faturamento e prever seus impostos.

Carregando publicação patrocinada...
1
1

Já te antecipo algumas coisas que você precisa levar em consideração ao contratar qualquer contador:

  • O que ele pensa sobre o Fator R e qual é a metodologia que ele utiliza. Depois de passar por alguns contadores o que funcionou melhor para mim foi o meu atual, para aplicar ao Fator R, no dia 1 de cada mês ele pega todo o faturamento do mês anterior e calcula 28% como pro labore bruto;
  • Coloque os CNAE's que coloquei no artigo e use-os corretamente. Alguns contadores indicam para você colocar um CNAE de 6% (reparo de computadores) para todas as notas fiscais, mas isso pode dar uma dor de cabeça depois. Aguente firme por um tempo que quando o Fator R for aplicado você vai pagar apenas 6%;
  • Utilizando os cálculos que eu fiz acima, estude a melhor opção para você. Gosto de aplicar ao Fator R pelos impostos reduzidos e também pela restituição no Imposto de Renda. Mas peça para o contador te mostrar as opções. Alguns devs preferem tirar um pro labore fixo de até 2 salários mínimos, pois não pagam IRPF e o restante retiram como lucro. Assim você consegue tirar uns 10% a mais do que tiraria no mês. Tudo depende de quanto você ganha e o que pesa mais na balança.