Do código, para pessoas?
Esses dias me peguei pensando... estamos tão focado em evoluir nossas habilidades técnicas com o objetivo de dominar tecnologia X ou Y e nos esquecemos de alguns pontos, que ao meu ver podem ser mais importantes do que o aprendizado técnico.
Estou falando das famigeradas "Soft Skills", se é assim que se chama mesmo... estou falando da habilidade além do 0 e 1. O contato humano e a gestão eficiente de projetos.
Talvez alguém vá se identificar com o meu sentimento... mas é que, quando estamos trabalhando, resolvendo problemas estratégicos e até se arriscando com manutenção direto em produção.
Chega um momento que, me pareceu natural, que você começa a perceber que o seu trabalho vem se tornando cada vez mais gerencial do que, de fato a mão no código.. e as "Soft Skills" são mais requisitadas para fazer o projeto acontecer... mas em que momento isso mudou?
Percebi que conforme fui ganhando mais responsabilidades, as minhas atividades foram mudando gradualmente e hoje estou atuando em partes mais estratégicas do projeto, definições e documentação.. do que fato escrever o código dos projetos.
Apenas para os projetos que são de minha iniciativa que realmente escrevo algumas linhas de código.
Será que isso é uma transição natural? (principalmente, quando ficamos alguns anos na mesma empresa) De qualquer modo, eu gostei das atividades e hoje estou direcionando meus estudos para evouir essas habilidades "sociais" e de gestão de projetos.
Hoje meu maior desafio é se conectar com as pessoas, afinal sempre fui o cara do código.
E nunca tive alguém para me ensinar, sempre foi na prática (observando e aplicando) que evolui um pouco essas habilidades.