Apps de produtividade: quais vocês já usaram, usam e por quê?
Hoje em dia existem vários aplicativos que são genericamente chamados de apps de produtividade, que servem, entre outras coisas, para:
- Fazer anotações rápidas, por meio de texto, áudio etc
- Controlar compromissos, agenda, hábitos, orçamento doméstico etc
- Anotações mais robustas, como escrever textos (tcc, livros, artigos, resumos etc)
- Criar coisas mais específicas, como mapas mentais, diagramas uml, banco de dados etc
- knowledge management
Cada um possui seu nível de complexidade, especificidade de uso, curva de aprendizado, plataforma, preço, flexibilidade, plugins, base de usuários (alguns possuem verdadeiras seitas) etc etc etc.
Particularmente, já passei por:
- evernote (já até paguei o plano anual)
- notas autoadesivas (esse do windows mesmo)
- obsidian
- notion
- onenote
Atualmente uso esse último, porque ele possui integração com o ecossistema da Microsoft (que eu uso muito, principalmente na integração com o MS Graph com API exclusiva).
E, no fim das contas, mesmo tendo escolhido um app que melhor se adapte às suas necessidades do momento, ainda precisamos encontrar um método de uso, já que a maioria possui flexibilidade.
O pior é que não é viável sair testando... basicamente as pessoas usam os mais famosos e sossegam assim que encontram algum que satisfaça suas necessidades.
Alguém aí usa um app mais "obscuro" que é pouco falado mas é super legal? Queria testar algo diferente.