Executando verificação de segurança...
6

Apps de produtividade: quais vocês já usaram, usam e por quê?

Hoje em dia existem vários aplicativos que são genericamente chamados de apps de produtividade, que servem, entre outras coisas, para:

  • Fazer anotações rápidas, por meio de texto, áudio etc
  • Controlar compromissos, agenda, hábitos, orçamento doméstico etc
  • Anotações mais robustas, como escrever textos (tcc, livros, artigos, resumos etc)
  • Criar coisas mais específicas, como mapas mentais, diagramas uml, banco de dados etc
  • knowledge management

Cada um possui seu nível de complexidade, especificidade de uso, curva de aprendizado, plataforma, preço, flexibilidade, plugins, base de usuários (alguns possuem verdadeiras seitas) etc etc etc.

Particularmente, já passei por:

  • evernote (já até paguei o plano anual)
  • notas autoadesivas (esse do windows mesmo)
  • obsidian
  • notion
  • onenote

Atualmente uso esse último, porque ele possui integração com o ecossistema da Microsoft (que eu uso muito, principalmente na integração com o MS Graph com API exclusiva).

E, no fim das contas, mesmo tendo escolhido um app que melhor se adapte às suas necessidades do momento, ainda precisamos encontrar um método de uso, já que a maioria possui flexibilidade.

O pior é que não é viável sair testando... basicamente as pessoas usam os mais famosos e sossegam assim que encontram algum que satisfaça suas necessidades.

Alguém aí usa um app mais "obscuro" que é pouco falado mas é super legal? Queria testar algo diferente.


Carregando publicação patrocinada...
5

Uso principalmente Notion e Notion Calendar (antigo Cron) que faz a integração entre Google Calendar e Notion.

Mas pra mim, produtividade vai além de tarefas e anotações, o BitWarden é um gerenciador de senhas que me poupa mais tempo que qualquer app produtivo.

Também utilizo Excalidraw pra esboçar algumas ideias em forma de desenho/diagrama.

4
2

Seu post é exatamente meu ponto de vista sobre o uso dessas ferramentas. Tem uns vídeos no YouTube que falam sobre o maior benefício delas: aliviar seu córtex pré-frontal.

3

Hoje me organizo em um planner pelo Notion e uso o Notion Calendar (sou muito fã) para meus compromissos. Havia época que toda minha rotina estava nos apps de organização, mas com o tempo percebi que para mim o que mais funciona é manter os compromissos de longa data no calendário pois me esqueço deles e quanto tarefas de rotina usar notificações para me lembrar. Fora que voltei para o papel, muitas vezes escrevo o que eu preciso fazer e ando com aquele papel no bolso, assim vou fazendo (voltei para época das cavernas rs).
Recomendo essa metodologia, metas, alvos e ideias no Notion (crie uma base de dados) e compromissos no Notion Calendar.

1

O papel e o processo de escrita cursiva realmente é subestimado. Sempre tentei ter agendas de papel, mas deixava de lado depois de um tempo...

2

Amo o assunto PKM (Personal Knowledge Management) e já testei diversas ferramentas para meu sistema também. Inclusive fiz um post a cerca de 1 ano aqui mesmo no Tabnews falando um pouco sobre o uso do Notion e do Obsidian em conjunto: Notion ou Obsidian? Porque não os dois! e levantamos uma discussão bem legal naquela época.

Concordo muito com a ideia colocada pelo KitsuneSemCalda de que apps de produtividade não melhoram efetivamente ela em si. Ferramentas de PKM surgem todos os dias, porém, acredito que cada um deve entender o que realmente funciona para você e assim aplicar cada ferramenta da melhor maneira dentro do seu fluxo. É algo muito pessoal realmente e lembre-se que o que funciona para mim pode não funcionar para outra pessoa.

Hoje meu sistema continua sendo composto pelo Notion (Databases), Obsidian (Anotações), Notion Calendar (Agenda) e Excalidraw (Esboço de ideias e explicações). Inclusive existe um plugin que integra o excalidraw dentro do Obsidian.

Cada um deve testar e ver o que realmente faz sentido para você. Eu mesmo troquei de ferramentas diversas vezes pois a constância com elas decaía rapidamente com o tempo para aquela função. Até que me encontrei com as ferramentas atuais 📚

Indicações 📖

Vou aproveitar para trazer alguns temas e indicações sobre o assunto que me trouxeram insights legais nessa área:

  • Existem diversas formas de realizar anotações. Um dos que mais gosto e que me fez escolher o Obsidian como minha central de anotações é o método Zettelkasten. Vale a pena ler um pouco sobre métodos de anotações

Alguns livros que me ajudaram bastante a otimizar meu sistema de PKM:

Como eu disse, ferramentas de PKM surgem todos os dias e aqui estão mais algumas para vocês testarem:

2

Muito interessante! O que eu acho curioso é que pra escolher e usar de forma eficiente um sistema ou método de organização/estudo é necessária uma certa "inteligência", que é justamente o que às vezes queremos obter com isso.

No meu caso, eu tenho um trabalho burocrático/administrativo, sou pesquisador na área de matemática/estatística, estudo computação/programação e sou músico amador. Isso sem falar em gerenciar o dia a dia dos filhos etc.

Então esperar que uma ferramenta ou métodos isolados deem conta disso é demais.

1

Concordo muito contigo brbtavares. Essa expectativa que criamos com os sistemas, de que ele vai resolver as coisas pra gente de forma inteligente, é o que acaba, muitas vezes, nos frustrando e refletindo assim na falta de constância de uso. Na verdade, no final de tudo, o centro de qualquer sistema será sempre você e não o sistema em si. Ele apenas estará ali como uma forma de delegar responsabilidades para algo que faz sentido dentro da sua rotina, que é algo muito particular.

Eu, por exemplo, testei várias ferramentas para controle financeiro e minha mãe viveu anos e anos controlando as contas de casa tudo no seu caderninho. Garanto a você que ela tinha um controle muito maior que o meu, pois aquele era o método mais eficaz para ela e com o qual ela se adaptou e conseguiu o maior conhecimento e constância possível (Nunca subestime o valor do papel e caneta)

Apesar de amar o assunto, eu também não gosto da ideia de controlar TUDO que se passa no nosso dia a dia. Isso me incomoda um pouco, acho que torna o dia a dia meio sistemático demais sendo que existem MUITAS variáveis envolvidas. Sua rotina mesmo é um belo exemplo disso.

Eu acabei focando mais em otimizar dois pilares que pra mim fazem sentido delegar: compromissos e anotações/estudos (também trilei por alguns anos a área de acadêmica/pesquisa).

Muito legal abrir a discussão sobre esse cenário!

1

Excelente discussão! Para anotações utilizo o Google Keep, para compromissos o Google Calendar. Mas no dia a dia ainda uso bastante a agenda de papel, que para mim funciona bem também.

1

O Google Keep eu nunca experimentei. Às vezes eu uso o Whatsapp (!) pra fazer anotações, mandando mensagens para mim mesmo, incluindo áudio, vídeos, links etc. A relativamente nova opção de formatação (negrito, itálico, estrutura de tópicos etc) também ajuda muito. Aí só vou apagando o que não preciso mais. Antes eu usava um grupo comigo sendo o único membro. Ah... e tem também a utilidade de ter a sincronização com o app pra desktop. Não é o ideal mas quebra um galho.

1

Ainda uso o notion para algumas coisas, mas voltei recente para papel e caneta, tenho tido mais facilidade em me organizar escrevendo em algo do mundo físico mesmo.