Executando verificação de segurança...
7

Trabalho "Portátil"

Fala pessoal!
Antes de mais nada, eu estou amando a ideia dessa comunidade - meio que, renascendo os fóruns e a ideia de compartilhar o conteúdo realmente valioso entre as pessoas que realmente estão interessadas. Espero muito que o projeto prospere!

Bom, ao que interessa, de acordo com o título - tenho tentado tornar minha rotina diária mais balanceada na relação trabalho x vida pessoal, e no processo acabei fazendo meu escritório ser mais uma estação de "docking" com, claro, mais produtividade por conta de acessórios, mas optei por me exilar do Desktop e ir pra soluções portáteis como notebooks.

No começo eu tive receio dos computares portáteis por medo de faltar desempenho (mesmo que eu esteja no ambiente web de desenvolvimento, o multitasking é um vício complicado) - e acabei optando pelas máquinas de alta performance (a.k.a. gamer).

O porém é, depois de um tempo, alguns pontos negativos: esquenta, é pesado e, o principal, a bateria dura pouco - mesmo quando não utilizando a GPU dedicada.

Aí pensei em trocar pra uma versão mais cara com uma tela com melhores resoluções, seja mais leve e portátil e que a bateria dure pelo menos um dia de trabalho em média - acabei batendo com algumas opções, mas a maioria não tem no nosso mercado pelo que vi (tentando evitar Mac pra não ter que me acostumar com um ambiente diferente, e porque eu não entendo nada de Apple pra saber os bons modelos pra nossa área).

Mas fica aí uma oportunidade pra contribuir e um pedido - se vocês tem experiência com, ou usam - mandem dicas ou recomendações - mesmo sem aquela super base de conhecimento. O importante é trocar ideia sobre.

Assim que eu conseguir reunir alguma boa solução por aqui, não vou deixar de dar as minhas recomendações, mas o que eu posso dizer é, dependendo de quem e pra qual uso, evitem "notebooks gamers" se for só pra trabalho mesmo (e não precisar de dGPU, claro!).

Carregando publicação patrocinada...
4

Vou contar a minha experiência pessoal.

Eu amo open source e Linux. Usei apenas Linux durante muitos anos. Há uns anos (antes dos novos processadores m1) resolvi experimentar um MacBook para verificar a opinião de alguns colegas que falavam maravilhas. 1 ano depois disse que queria voltar para Linux, e assim fiz.

Consegui encontrar um modelo marca com bom suporte a Linux (marca da Europa - slimbook). Mas apesar de ser bem leve e potente, tinha o problema que vc descreveu: esquenta a muito e a bateria durava muito pouco (apesar das especificações falarem de 12h, ele desligava ao fim de 2h).
Além disso, incomodava cada vez mais o ruído das ventoinhas, que era demasiado alto, ao ponto de eu ter de comprar outro microfone para poder fazer videochamadas com som aceitável.

Há 1 ano, tive novamente oportunidade de pedir um MacBook, desta vez com um processador m1.
A empresa me deu um MacBook Air m1. Inicialmente eu achei que a versão air era mais limitante que a versão pro.
Cara, como eu dou graças de ter recebido esta versão. Eu nunca mais quero voltar a usar outro hardware.

Vou citar os pontos que suportam a minha decisão:

  • bateria aguenta um dia de trabalho completo. Mais de 8h. E eu sou daqueles que tem 50 tabs abertas no navegador e 10 instâncias de vscode.
  • a versão MacBook air não tem ventoinha. Zero ruído. Mudou a minha vida.
  • não esquenta muito. Consigo trabalhar com ele no colo. E sobrevive ao calor do rio de Janeiro :D
  • hardware é muito bom. Bom microfone, boa câmara, boa tela, leve, resistente.
  • é bem rápido. Algumas operações são mais rápidas no processador arm64 (m1) do que em amd64
  • MacOS é Unix, então a maioria das operações são compatíveis do Linux
  • o preço está na mesma gama de valores de um bom laptop, já não é mais aquela marca que custa o dobro.

Para mim, estes pontos são suficientemente bons para superarem os pontos negativos. Mas tem alguns.

Para mim, o mais limitante é a arquitetura diferente, causa incompatibilidade com alguns softwares. Mas isso está cada vez melhor, e com tendências para melhorar ainda mais.

Outras coisas que vale considerar é que eu não sou gamer nem faço nada com demasiada demanda computacional no dia a dia.

Se eu tivesse de escolher neste momento para mim, iria para a gama de MacBook com os novos processadores, sem dúvida.

(novamente, é a minha experiência pessoal, e adequada ao meu caso específico. Não é necessário que seja a solução para outras pessoas)

4

Que publicação sensacional!!!

Gostaria de complementar que, muitas vezes, o throttling em um computador pode ser algo matador, e é o que está acontecendo com o meu MacBook Pro de 2019. Recentemente comprei um MacBook Air M2 (modelo base) para minha esposa e consigo editar vídeos nele de forma mais rápida do que o meu MacBook, apesar do meu ser mais veloz do que o dela. E isso não acontece por conta do Chip M2 novo... quando meu MacBook está frio, ele é muito mais rápido, mas basta começar a trabalhar para valer, esquentar, que fica 1/5 da velocidade original.

Comecei a pesquisar na internet sobre problemas específicos desse meu modelo, e aparentemente ele acumula muito mais poeira que os outros modelos. Vi muita gente recomendar abrir ele e limpar, quero fazer isso e vamos ver se melhora.

Por fim, a lição que eu tirei é: não interessa a potência do seu computador se ele for fazer throttling, seja por aquecimento, seja por não estar conectado no cabo.

3

conta um pouco sobre seu fluxo de trabalho e que ferramentas usa. se usa alguma ferramenta que só funciona em windows isso te limita ir para mac, o contrário tambem é verdadeiro. se trabalha por conta da para usar ferramentas similares, se for com um time grande é complicado mudar para todos.

1

O pior do Mac em si, pra mim, seria porque no trabalho ainda temos um legado que tá rodando (e é a parte mais importante do serviço) em ASP Classic e usamos IIS no Windows pra rodar o projeto.
Que eu sei do pessoal, até hoje ninguém ali conseguiu colocar o projeto em um container a.k.a. docker e afins - mas imagino que seja possível.

O principal motivo seria evitar esse trabalho mesmo, que ia custar umas boas horas que estão me faltando recentemente.

Mas como o filipe citou, definitivamente acho que um Macbook M1 aparenta ser a opção preferida no momento - com essa ressalva do IIS - porque o preço e o benefício da longevidade e portabilidade são definitivamente top tier.

Eu acabei dando uma pesquisada boa nesse meio tempo e fiquei meio interessado em algumas opções tipo o XPS da Dell, mas o preço fica na faixa dos 11 mil, que aí acaba valendo a pena ir logo pro Mac mesmo porque o valor fica bem próximo até dos Pros.

Vou acabar fazendo umas horas extras pra poder arcar com o orçamento desses mesmo hahaha.

1

olha, passei por exatamente esse cenario em uma consultoria que fiz. legadao em ASP, muitas dll's e componentes COM+, uma grande dificuldade para fornecer um ambiente local para os devs. na epoca optamos por VMs (que desligava fora do horario) mesmo que foi mais facil do que criar os containers.

tem esse ponto, os notebooks com windows top top de linha (seja Dell XPS ou Lenovo ThinkPad X1) sao tão caros quanto um Mac. Se tiver disposição para abraçar o custo, te abre outras portas tambem..como por exemplo desenvolvimento nativo iOS, dependendo do plano pro futuro da sua carreira, talvez valha a pena!

0

Excelente pergunta meu caro! Algumas semanas atrás eu fiz uma busca junto com o Gustavo meu irmão por um novo computador para editar. Acabamos não comprando nenhum por conta do nosso fluxo de caixa atual, mas acabamos analizando Desktops, Notebook Gamers, Mac Studio e Macbook Pro... e a escolha final acabou sendo os novos MacBook Pro com chip M1.

Tirando o sistema operacional, um MacBook Pro com esse novo chip seria uma escolha perfeita para você. Pelo que pesquisei, é o hardware mais portátil hoje, principalmente considerando que a performance dele é igual tanto na bateria, quanto no cabo (diferente de Notebook Gamers).

Talvez uma pesquisa que eu faria é se hoje é factível você utilizar um M1 para fazer alguma emulação de algum sistema operacional que você use, por exemplo, usando um Virtual Box da vida para emular alguma distro do Linux.

5

A virtualização no m1 não está nada facilitada. A VirtualBox também não suporta arquitetura arm.

Existe alguma virtualização disponível, usando qemu. Mas acho que está limitado a virtualizar amd64 (pelo Rosetta2).

Usando docker como exemplo, tem forma de o rodar em m1, mas ele usa virtualização de Linux com qemu.
Eu escrevi sobre isso neste post há uns meses https://www.tabnews.com.br/tcarreira/docker-em-macos-intel-ou-m1-sem-usar-o-docker-desktop-proprietario