Executando verificação de segurança...
5

[TOP 5] - Projetos que eu faria, se estivesse começando denovo.

Boa noite clã! Como vocês estão?

Se você está começando na programação, já fez alguns projetos e quer dar seu próximo passo, esse post é pra você... Caso contrário, me conta que projeto você faria se tivesse aprendendo novamente.

Tem muitos conteúdos que falam para você criar um jogo da velha, uma calculadora ou um relógio de pomodoro. Sei que são primeiros projetos que te fazem aprender muito sobre a linguagem que você escolheu. Entretanto minha abordagem de projetos seria outra.

Edit: nesse ponto aqui, vale uma resalva. Se você ta aprendendo do zero, não sabe o básico do básico e não tem nenhum projeto criado. Ainda acho válido esse tipo de projeto mais simples. Agora se você está em fase de aprendizado e quer dar seu próximo passo, continue lendo esse artigo.

No mercado de trabalho, provavelmente você não vai nem passar perto de um projeto assim, geralmente vai criar um sistema para automatizar algo que é relativamente manual e ruim na empresa. E com toda certeza chato.

Então aqui vai meu Top 5 e alguns passos para você também criar seu projeto.

  • Primeiro passo: mentalize funções que as empresas exercem. Não precisa ser agora, pode ser depois dos meus exemplos. Tá ok?

    1. Relações humanas ou o famoso RH.
    2. Administrativo financeiro.
    3. Logística de entregas.
    4. Suporte ao consumidor.
    5. Pagamentos on-line e NFe.

Não é brincadeira. É quase certeza que você vai passar por alguma integração de sistema desses projetinhos, e espero que não seja o de pagamentos.

  • Segundo passo: visualize as dores dessas funções e o que você como facilitador tecnológico tem para oferecer de melhoria. Esse aqui pode tentar, fazer o exercício mental com os exemplos que eu dei, antes de continuar lendo.

    1. Relações humanas ou o famoso RH.
      a. Dores dessa função: a quantidade de lides de candidatos.
      b. Solução: automatizar uma pré-seleção de lides, com candidatos que possuem no seu currículo palavras-chaves de requerimentos da vaga, como react, javascript para uma vaga de desenvolvedor react.

    2. Administrativo financeiro.
      a. Dores dessa função: excel gigantesco, sem automatização.
      b. Solução: Criar um CRUD de crédito e débito e conseguir gerar um extrato de acordo com o dia de entrada e o dia de saída.

    3. Logística de entregas.
      a. Dores dessa função: como aproveitar ao máximo, meu entregador, sem que ele faça movimentos desnecessários.
      b. Solução: Criar um app que notifique a próxima entrega dele quando ele finalizar uma, que seja o mais próximo de sua localização.

    4. Suporte ao consumidor.
      a. Dores dessa função: como estreitar o caminho feito do feedback até a pessoa que realmente pode resolver o problema.
      b. Solução: setorizar os e-mais enviados de feedback do usuário.

    5. Pagamentos on-line e NFe.
      a. Dores dessa função: muitas.
      b. Solução: toda solução aqui é valida, até a de criar um README.md reescrevendo a documentação de alguns bancos.

  • Terceiro e último passo: faça a sua implementação e quebre sua cabeça. Esse é o passo mais difícil, pois você pode estar enxergando esses desafios como pedras gigantescas. Porém faça pelo menos o primeiro passo e comece. Conforme os dias forem passando, você verá que a pedra era menor do que você imaginava.

E sempre lembrando: feito é melhor do que perfeito!

Abraços do Gabriel!

Carregando publicação patrocinada...
5

@Gabriel Azevedo, concordo em partes!
Eh bom fazer projetos simples, para treinar um pouco e fixar os conhecimentos, motiva quem começa, pois o desafio pode desmotivar e fazer alguns DEVs abandonar antes mesmo de começar!

Fazer projetos do dia a dia vai ajudar a sentir como será sua vida de DEVs, então antes de pensar vou ganhar bem, vou ter que fazer algo para merecer ganhar o valor no final do mês!
Parabéns!

2

Sim, sim. Projetos simples são bons também, e eu acho que sem eles eu não teria começado tão bem.

Acho que esses projetos que eu propus, seria para quem já tem uma noção básica de programação e quer dar um próximo passo.

Acho que fui um infeliz na minha escrita. Vou dar uma adaptada e obrigado pelo seu comentário!

3

Eu tentaria construir esses projetos de maneira cloud native/cloud first utilizando Azure, AWS ou Google Cloud. E também focaria em entender os processos das áreas antes de desenvolver. Conseguir entender bem a parte de processos é extremamente importante no dia a dia do trabalho.

2

Massa demais! Acho que isso é um dos meus problemas, ainda fico com resseio de fazer coisas na AWS, quando vou fazer um deploy de um projeto pessoal ainda uso a Heroku ou o Railway. Porém acho mt válido esse tipo de treinamento, pq geralmente em uma empresa você quer que seu produto escale e nada melhor que criar um produto que possa receber upgrades de processamento ou de armazenamento logo de cara. Como é no caso da EC2 da AWS.

2

A AWS vai bem além da EC2. Existem diversos serviços gerenciados para acelerar tanto o processo de publicação quanto de desenvolvimento.
Você consegue construir uma API completa sem ter que parar pra pensar em servidor em momento algum utilizando o API Gateway e o AWS Lambda por exemplo. Para provisionar bancos de dados tem o RDS e o DynamoDB. Tem serviço pra uma infinidade de coisas de pra diversos casos de uso

(Tudo isso tem também nos concorrentes principais também. somente mudando algum nome. Falei somente da AWS pois é o que conheço de cabeça)

1

@azevgabriel achei muito interessante o seu post, pois foi a primeira vez que vi alguém abordando esse assunto dessa forma, de trazer uma perspectiva realmente realista do que pode acontecer com a pessoa.

Muito bom mesmo 🤝

1
2

Massa demais! Pense que também que quando você não trava em nada, é pq você tá mantendo seu nível de saber. Os problemas que realmente trazem novos entendimentos. Caso você não consiga achar uma solução, ainda existe uma comunidade inteira, pronta pra te orientar.