Executando verificação de segurança...
3

Qual a distro Linux alternativa do momento?

Comprei um notebook recentemente (antes eu só tinha um desktop em casa e um no trabalho), lá no trabalho era meio ditadura, ou usa Ubuntu, ou vai pra casa, então acaba que eu nunca tive muitas experiências com outras distros, por isso estou levantando o questionamento para a galera antenada desse meio, eu sei que o PoP vai ter (ou já teve) uma atualização bem legal, então até o momento ela é a distro que eu acho que vou colocar no notebook pra testar, mas de todo modo, quem puder dar a sua opinião e recomendação, estarei lendo com certeza!

Carregando publicação patrocinada...
6

Como alguém que usa linux desde 2002 te diria o seguinte teste primeiro sistema com sistema de pacotes distintos:

  • Debian que usa APT mas, é a base do ubuntu e usa só pacotes estáveis
  • Fedora - Usa o sistema de pacotes rpm
  • Arch/Manjaro - Se quiser aprender como muitas coisas funcionam vai de arch se que só experimentar algo baseado em arch vai de manjaro que é mais amigável

Ai coisas que poderia ver em caso de querer se aprofundar mais ainda:

  • Slackware é um sistema interessante pois é uma das distros mais antigas
  • Gentoo é uma distro que você tem a oportunidade de ir compilando todos os dispositivos do seu hardware é uma experiência e tanto
  • Nix é uma distro que é bem diferente na forma de se trabalhar, ela não usa muito dos padrões do posix então eu indico quando já tem um pouco mais de conhecimento sobre o linux em si

Hard Mode

  • LFS ai você faz praticamente o que você achou mais legal em todas as distros anteriores e faz a sua.

Falando da minha experiência: usei muitas distros e pulei muito de distros faz uns 5 anos que estou fixo no arch pois gosto da forma que trabalha o sistema de pacotes do arch, gosto do conceito de AUR que são pacotes compilados pela comunidade e eu hoje gosto de distros que me entregam o básico do básico e eu rodo um script com os pacotes que quero pois sou usuáio de tilling manager + terminal então a maior parte das distros tras coisas que não uso além do arch ser rolling release que até hoje nunca me atrapalhou.

Mas, veja eu tenho outro amigo que apresentei o linux alguns meses depois que comecei a usar e ele usa desde de sempre o Debian ele se sentiu muito mais confortável nessa distro e nunca sentiu vontade de trocar. Então não precisa necessáriamente seguir o que falei, é muito do que você quer aprender ou o que você busca, muitas vezes você só quer experimentar outros Desktop Environments como KDE, Deepin, Cosmic e etc ai o SO não faz diferença.

Então vai muito do que você gosta e qual seu estilo, muita gente usa linux como usa o windows então busca uma distro que de o mínimo de atrito para ele tem pessoas como eu que gostam de virar o SO de ponta cabeça e vai ter distros que atendem melhor. Essa é a beleza do software livre e experialmente distros, tem para todos os gostos.

2

Pô, muito boa a explicação, gostei bastante, acho que vou dar uma testada nessa lista que você falou pra ir vendo o que me agrada mais, muito obrigado!

2
2

Quando decidi deixar o Janelas e partir para o Linux, dei mais atencao aos desktops para ver o que me adaptava mais e depois parti para escolher a distro.
Gnome nunca gostei, nem em tentativas anteriores, Mate e Cinamon achei mto cara de cartoon. Aí veio o Plasma, amor ao primeiro clique!
Testei meia duzia de distros fiquei um tempo no KDE Neon. Quando entrou a atualizacao do 5.xx para o 6, o sistema quebrou. Na formatação aproveitei para revisar a escolha e desde de então, por facilidade de uso, documentacao e suporte, parei e estou satisfeito no Kubuntu.
E se tiver que formatar de novo por qq motivo, a próxima será provavelmente o Xubuntu. Fizeram im trabalho legal na Xfce, ficou bem agradavel esteticamente e na usabilidade, e é nitidamente mais leve que o Plasma, entao ajuda no desempenho geral.

1

Pior que o KDE é muito bonito, eu gostava bastante de ficar vendo um amigo meu usando a distro, mas eu não sabia que ela tinha essas instabilidades, mas realmente essas partições de ubuntu sempre parecem interessantes.

1
2

Usei Ubuntu, Pop, Debian e Fedora. Usei o Pop por muito tempo e me atendeu bem, gosto muito do sistema de tiling, do DE, e acho mais limpo que o Ubuntu. No geral, recomendaria essa distro.

Faz alguns meses, tive algumas mudanças de hardware e periféricos. Depois disso, mudei para o Fedora, que foi o que teve o melhor desempenho com o novo setup. O Pop quebrou quando fui ajustar o brilho da tela - a partição ficou inutilizável, tive que formatar. Eu sei que isso é relativo, mas fiquei bem surpreso com o Fedora, está bem mais leve em relação a quando testei pela primeira vez alguns anos atrás.

1

Que loucura! Acho que as experiências que eu tive com o Fedora foi basicamente de pesquisa mesmo, alguns vídeos que eu vi ou coisa do tipo

2
1

Vou contar a minha experiencia super positiva com o biglinux. Migrei esse ano do Windows 11 para o Linux, e no trabalho sempre usei Windows por comodidade mesmo, o sistema ja vinha instalado com a licensa e tudo funcionava bem. Mas a partir dessa versão 11 e do Edge e de todas as "firulas" que veio com ele, senti uma degradação subistancial da performance do mesmo. Realmente, parece que o Windows 11 vem cheio de coisas que não quero, que é dificil remover, e que ficam prejudicando o desempenho do sistema.

Então parti para o BigLinux após uma rápida pesquisa, por ver que o sistema é baseado no Manjaro/arch e pela comunidade ser brazuka. Quis prestigir nosso trabalho tupinikim. Desde a instalação do big na minha estação de trabalho tudo funcionou 100%, nao tive nenhum problema e estou usando ele até hoje. Já são 8 meses e nem sinto vontade de mudar de distro (nao preciso dizer voltar pro windows né).

Hoje uso muito Docker, VSCode, Brave, e por incrivel que pareça, roda WoW e Diablo 4! Não tenho nada absolutamente contra essa distro.

Quero deixar aqui meu relato de como o biglinux é fluido e rápido, e o windows 11 está uma m*, agarrando e arrastando tudo.

1
2

Por anos utilizei CentOS e nunca tive dor de cabeça. Não tem aquela história de atualizar pacotes e quebrar o sistema.

Ele era bem estável, pois os pacotes chegavam nele muito depois de serem distribuídos para o RHEL, porém isso mudou, e o RHEL é mais estável, e é pago.

Então surgiu o Rocky, criado e mantido pelo Gregory Kurtzer (criador do CentOS)
https://rockylinux.org

Enfim, iria de Rocky ou Debian, pois são extremamente estáveis.

1
2

Eu comecei minha jornada no Linux com o Slackware, embora já tivesse experimentado outras distribuições antes, sempre em dual boot com o Windows. Mas por volta de 2007, comecei a trabalhar em uma empresa que usava exclusivamente Slackware, então não tive escolha. Isso me fez passar muito tempo no terminal, onde aprendi SVN e, mais tarde, Git, tudo sem interface gráfica. Basicamente, eu escrevia código em um editor de texto e fazia o resto no terminal.

Mais adiante, a empresa migrou para o Ubuntu, mas, sinceramente, não vejo grandes diferenças entre as distribuições. Para qualquer problema, vou direto ao terminal e resolvo. A instalação de pacotes e qualquer outra configuração, faço tudo por lá.

O que quero dizer é: se você não tem muita experiência, aprenda a usar o terminal. Assim, qualquer distribuição Linux vai te atender bem.

Dito isso, eu hoje uso ubuntu porquê qualquer coisa que eu preciso eu consigo bastante documentação na internet e fóruns.

1

Bastante justo! Eu ainda não tenho muita experiência com o terminal pra gerenciamento de pacotes, a única coisa que eu uso o Linux hoje em dia é basicamente pra configurar servidores no trabalho, de resto meu contato é quase 0 e eu queria entrar mais nesse mundo

2

já usei várias distros.
a que eu mais gostei visualmente foi a elementary os.
mas ela é uma distro que só é bonita mesmo, não chega a ser "usável" de forma produtiva.

depois de usar muito o xubuntu, deepin, Ubuntu, etc.
acabei ficando no zorin os.

gostei bastante e é bem estável.
indico.
uso pra trabalhar como Dev backend

2

Eu já usei a elementary em um notebook antigo que eu tinha, mas acabei não gostando muito justamente por isso, era muito mais focada na parte visual do que no fator operacional de fato, mas vou ver o zorin pra dar uma olhada e em breve fazer um post dizendo a distro que eu escolhi baseado nesse daqui!

2
1

Essas são clássicas! Já usei bastante na faculdade, e no final sempre são opções caso eu fique cansado de testar algumas que as vezes não tem a melhor das documentações, ou são meio obscuras, mas acho que dessa vez vou me forçar pra ir em alguma alternativa

2

Fala, tranquilo?
Cara, tem algumas distros que estão bombando como alternativas interessantes. O Pop!_OS, como você já mencionou, é uma ótima escolha, especialmente se você curte algo mais polido e com uma pegada gamer/produção. A System76 realmente capricha nele.

Mas se você quiser explorar outras vibes, tem o Fedora que sempre traz o que há de mais novo no Linux, e o Arch Linux, que é super customizável (mas um pouco mais hardcore). Se você curte algo mais pronto pra usar, o Zorin OS é visualmente agradável e perfeito pra quem vem do Windows.

Outra que tá se destacando é o Manjaro. É baseado no Arch, mas bem mais amigável e fácil de configurar. Dá uma olhada nessas e vê o que te atrai mais!

1
2

Linux é tão tranquilo de instalar, uso Ubuntu há 8 anos, formato deixo a /home quietinha no lugar dela e sapeco outra versão e vamo pra cima, de todo modo talvez isso ajude de alguma forma, pois formatar todo o disco e sempre recomeçar do zero é muito ruim, fica a dica. Não formate a /home e use qualquer outra distro vai ser dar menos trabalho...

2

Tenho um post no meu blog sobre as primeiras impressões usando deepin linux e vou te dizer.

Entre o:

  • Pop! OS
  • Fedora
  • Manjaro
    e o próprio Deepin.

Eu recomendaria 100x o Pop!OS.

Manjaro é bom mas, não tenho uma boa sensação em usar o gnome com ele.

Atualmente estou no Fedora que é o que mais gosto mas, ele tem defeitos com o GOA (que no momento não me faz muita diferença mas, já é motivo para não recomendar ele).

E finalmente o Pop!OS que é o que recomendo a qualquer usar, é boring o suficiente para não ter problemas que fica dificil de resolver

1

Acho que eu vou acabar indo pra o Pop!OS mesmo, todo mundo fala que ele é muito lindo e funcional, então vou acabar testando.

2