Crise do profissional sem muita coisa pra fazer
Primeiramente esta é minha primeira publicação aqui no tabnews, e eu tive a vontade de compartilhar esse pensamento com algumas pessoas e escutar opiniões.
Sinto que estou me tornando inútil
Últimamente venho me sentindo inútil em algumas situações quando se fala de trabalho, eu trabalho atualmente como Q.A em uma empresa que atuo como terceirizado (ponto importante a ser considerado) que não demanda praticamente nada em relação a tecnologias e nada muito técnico do que um Q.A pode fazer.
Como por exemplo
- Testes Automatizados
- Testes de Performance / Carga
- Documentação de Testes (Que oferece um melhor entendimento geral do sistema)
- Apoio a equipe de negócio para construir requisitos
- Entre outros
E isso vem me frustrando muito, pois apesar de eu gostar de estudar e de fato estar sempre me aprimorando e aprendendo novas tecnologias, praticamente nada disso é demandado, não tem "obrigatoriedade" ou "necessidade" de fato por parte da empresa de ter um profissional assim.
Estudo bastante para ter construído do zero uma pipeline completa de testes automatizados usando Selenium + Python e inserir isso na esteira de desenvolvimento, além de ter conquistado uma certificação.
Aprendi tecnologias como Cypress, Robot Framework, Appium, JMeter e K6 (mas acabei não dando muita sequência na prática pois não vejo sentido em ficar fazendo automações só para praticar com esses outros), apesar do que eu mais pratico e de fato uso no trabalho ser o python com o selenium.
Mas apesar disso tudo, não tem cobrança, não existe uma demanda de fato e aquela coisa de "caramba, preciso fazer isso porque vai agregar".
Sinto que nada que eu faço de fato agrega em algo, visto que além de não ser muito considerado, nem eu nem os próprios devs tem tanta voz.
E cada vez mais, vendo as vagas no LinkedIn e em outras plataformas, vendo pessoas compartilhando suas experiências, percebo que parece que não to conseguindo fazer muita diferença.
Atirando pra todos lados
Nesse cenário, eu comecei a pensar em talvez migrar de área, porém, uma coisa que atrapalha muito essa decisão, é que eu recebo bem acima da média do que as pesssoas no mesmo nível que eu, estariam recebendo.
Tentei estudar um pouco sobre outras linguagens e tentar vislumbrar um pouco a ideia de ser programador, mas cara, realmente não clicou pra mim a ideia de programar, pelo menos não me vejo fazendo isso com outras linguagens além do python.
Eu gosto muito de trabalhar com o que eu trabalho, gosto muito das atividades, dos desafios e de ajudar as pessoas que estão aprendendo, mas eu vejo que estou me esforçando muito quando as vezes poderia estar sei lá, assistindo netflix ou algo do tipo já que não existe cobrança.
Dois trabalhos?
Eu até pensei já em arrumar dois trabalhos e atuar nos dois ao mesmo tempo, só que eu fico com medo disso dar errado!
Conheço pessoas que já fizeram isso e ainda fazem, e que trabalham normalmente, mas eu tenho medo de arriscar e poder perder o meu trabalho e por consequência, o que me mantém estável financeiramente rsrs.
Eu compartilho essa história aqui pra ver se existe mais alguém que passa por algo parecido, que sente algo parecido, e o que faz para tentar mudar isso, adoraria ler as experiências de outras pessoas para poder refletir mais sobre este assunto.