Executando verificação de segurança...
4

Olá, já passei algumas vezes por isso, além de programador sou psicoterapeuta, eu estudei isso justamente para entender melhor as nuances psicológicas minhas próprias, das equipes e dos clientes em si.
Eu notei alguns pontos e vou respondê-los, espero que te ajude.

Sentimento de Inutilidade: Você precisa reconhecer suas próprias habilidades e realizações. Não dependa dos outros para isso. Funciona mais ou menos assim, se você não sentir que é especial, ninguém vai te achar especial, por isso precisa mostrar um pouco esse orgulho entende? Quem não é visto não é lembrado. Mostre a eles como suas contribuições são valiosas e necessárias. Isso pode ajudar a combater o sentimentos de inutilidade, e tire da cabeça a expectativa de querer que eles valorizem, nunca tenha expectativas apenas de um lado, tipo vai dar certo e vai ser legal, também tenha ao contrário, ok e se der errado, esteja preparado para os dois cenários sempre, isso vai evitar toda e qualquer frustração.

Frustração com a falta de demanda: Busque oportunidades onde suas habilidades e conhecimentos sejam necessários e valorizados. Isso pode envolver a busca de novos projetos, tarefas ou até mesmo um novo emprego.

Medo de mudar: Pense sempre nos prós e contras de diferentes opções a considerar, faça uma lista do que realmente é o mais importante para você. Estabeleça seus valores e siga eles.

Dúvida sobre o próprio valor: Voltando ao mesmo assunto, você já sabe que tem habilidades e realizações, mas ao falar aqui o que fez está buscando uma validação de outras pessoas, o que me leva crer que mesmo você sabendo o que é capaz, ainda mesmo assim tem dúvidas em si mesmo. Não se compare com os outros, mas se concentre em seu próprio crescimento e desenvolvimento, nada do que o “outro” faz vai te ajudar nisso e sim o que você faz.

Conflito entre trabalho e lazer: Encontre um equilíbrio entre trabalho e lazer. Isso pode envolver a definição de limites claros entre o tempo de trabalho e o tempo livre, nada desse pensamento de podia estar fazendo outra coisa como olhar Netflix, isso é um conflito e um erro, há hora para isso e há hora para trabalhar mesmo que não exista demanda, sua empresa paga seu salário, e se eles querem pagar pra você ficar sentado sem fazer nada é direito deles, e se você usar esse tempo para si próprio isso está errado da sua parte, não estou te julgando apenas te chamando a atenção para a forma de ver isso, antes que o teu chefe faça isso.

Medo do fracasso: O mais comum entre todos, mas nem por isso o mais fácil. Precisa na verdade ver o fracasso pelo que ele realmente é, o fracasso é uma oportunidade de aprendizado, em vez de algo a ser temido. Ver dessa forma pode ajudá-lo a tomar risco e buscar novas oportunidades.

Lembre-se qualquer um pode te ensinar a andar de bicicleta, todos podem ser professores disso, suba na bicicleta, tente se equilibrar e pedale, mesmo o cara que nunca andou pode ser um professor, mas aprender de verdade envolve algumas coisas e a primeira é se arriscar, se você não resolve que vai se arriscar a cair nunca vai subir na bicicleta, depois é necessário disciplina, precisa tentar e tentar novamente até que pela repetição você aprende, e chega um momento que se torna automático. Da mesma forma todo o aprendizado é assim. Muitas pessoas perdem muito tempo lendo e assistindo vídeo e aprendendo, mas não executam, não se arriscam e não tem disciplina e acabam jogando fora o que aprenderam, eu daria mais um conselho, nunca aprenda o que não vai realmente utilizar pois é perda de tempo, se aprender use. E se arrisque.

Carregando publicação patrocinada...