Executando verificação de segurança...
13
alms
2 min de leitura ·

PHP, Laravel e Suas Magias Negras

Recentemente, voltei a dar uma olhada no Laravel e fiquei pasmo com a magia negra que eles têm kkk, Estou falando do Livewire, lembro dos tempos antigos, na era das pedras, quando usávamos jQuery. Hoje, os caras me deixam criar componentes usando só PHP, tipo isso aí:

class Counter extends Component
{
    public $count = 0;

    public function increment()
    {
        $this->count++;
    }

    public function render()
    {
        return view('livewire.counter');
    }
}
<div style="text-align: center">
    <button wire:click="increment">+</button>
    <h1>{{ $count }}</h1>
</div>

E sim, você clica no botão e o contador aumenta. Como? Magia!

Mas não para por aí. Os caras não estão satisfeitos e ainda lançaram um fucking gerador de admin onde você não precisa, REPITO, NÃO PRECISA escrever aquele seu código ruim em JavaScript.

Estou falando do Filament,
Aí você deve pensar: "Nossa, o trem é todo acoplado!" Mano, você não precisa usar o painel deles. Pode pegar e usar fora do contexto do painel: TextInput, Table, Modal e mais uma karalhada de outros componentes. Incrível!

Claro que vão surgir alguns dizendo: "Uhmm, mas coloca isso com um milhão de registros." É lógico que não é essa a proposta, né animal! mas tu, dev, todo fudido que vai fazer um SAAS para ganhar milhoes talvez ele serve kkkk

Enfim, deixando a zueira de lado, achei bem legal como o Laravel evoluiu de um clone PHP do Rails para algo até melhor que o Rails (kkk).

Carregando publicação patrocinada...
4

Laravel é incrível, Livewire é sensacional! O Filament é ótimo para aquele projetinho simples que tem que ser feito rápido, mas para coisas maiores ele engessa demais a sua regra de negócios.

Por outro lado, temos as Tall Stacks, em especial a TallStackUI criada por um brasileiro, o nosso querido AJ do canal Eu Sei PHP.

Elas no proporcionam componentes prontos para usar que seguem o mesmo princípio do Filament (TALL = Tailwind, AlpineJS, Laravel, Livewire). Ou seja, todo o poder de design do Tailwind, somado com a reatividade do Livewire com AlpineJS, tudo isso acoplado no Laravel. Já viu que dá pra fazer uma infinidade de projetos com isso né...

Nem vou comentar sobre o Artisan e toda a automatização e facilidades que ele traz... Quem não usa Laravel por preconceito com PHP antigo nem sabe o que dá deixando de ganhar

2

Caramba, não sabia desse TallStackUi! Vi recentemente que o Caleb, do Livewire, também lançou um FluxUI, mas veio custando 99 dólares... Esse que você mencionou parece ótimo, principalmente para usar como frontend e tal, já que o Filament fica mais voltado para a parte de painel, como um "backend" do site. Obrigado por compartilhar!

2

Recomendo se inscrever no Eu sei PHP e entrar também em alguns servidores do discord que tem a galera que se ajuda:

  • Turma do Tio Jobs
  • Beer and Code
  • Eu sei php
  • TallStackUI
1

Muito legal saber disso, atualmente tenho feito projetos em PHP puro e AlpineJS, mas já pensei muito em tentar usar o TALL STACK, so que ainda não sei como separar as responsabilidades do Livewire do AlpineJS, e também ainda me sinto em um nivel Junior como programador.

2

Recentemente eu precisei criar um aplicação para rodar em alguns totens, um sistema simples de leitura de qrcode e geração de senha para controlar uma fila em um show. Tinha algo em torno de 4 dias para por isso em produção, junto com um view para renderizar no totem claro. O laravel mandou bem pra caralho!
O evento foi um sucesso, milhares de pessoas presentes, e os boletos até o final do ano estão pagos.
Os que tem precoceito com o framework por uma ideia de php que não existe a muitos anos, desconstruam isso.

2

Laravel e Filament são perfeitos para projetos rápidos, eu acho que é jeito mais rápido de deixar alguma coisa pronta.
E quando for escalar, é só separar as coisas em serviços, e tudo vai funcionar.

O pessoal ainda tem preconceito com aquele PHP antigo, programado pelo sobrinho. E não sabe que faz anos que esse cenário mudou.

2

Eu estou estudando Laravel agora, não sei como era feito há 5, 7 anos atrás, mas sei que agora é uma delícia. Não sei como se comporta o Laravel em grandes projetos, mas acredito que deva ter mecanismos e técnicas pra boost de desempenho bem impressionantes, principalmente pra criar API's escaláveis que competem com Node se bem feitas.

1
1
1
-21

então, usar o termo “magia negra” não é legal porque ele tem um passado carregado de preconceito e discriminação contra culturas e religiões africanas, sabe? muitas vezes as pessoas associam coisas ruins a práticas espirituais de culturas marginalizadas, e isso reforça estereótipos negativos

e chamar alguém de “animal” também é bem ruim, porque desumaniza a pessoa, faz parecer que ela não merece respeito como todo mundo merece a gente tem que pensar melhor nas palavras que usa, porque elas podem machucar e perpetuar ideias erradas

2

Este sim tem coragem kkkkkkk SQN

Criou até um perfil "fake" para não ser banido em sua conta real kkkkkkkk
Só pra falar besteira, q não agrega em nada, e pior, não entender nada do q esta sendo dito kkkkkkk

Só Jesus na causa mano... kkkkkk

1

acho que é meme, mas

sobre 'magia negra', bom, sou negro, então acho que posso usar o termo kkkkk

e o 'animal' foi só piada, pô, não se leve a sério demais não kkkkk

-1