Trabalho Frustrante
Bom dia, gostaria de compartilhar uma situação e também um desabafo. Já fiz alguns posts no Tabnews e participei de algumas discussões aqui. Trabalho há 2 anos na área, e não se enganem com o que vou dizer: sou muito contente por trabalhar com tecnologia e não me vejo em outra área. Entretanto, tenho me frustrado bastante, e acredito que parte dessa frustração seja por conta do meu trabalho. Mais uma vez, quero deixar claro que ele não é ruim, nem faço atividades que não me cabem.
Atualmente, somos apenas eu e meu coordenador no setor, e, sinceramente, eu preferia que fosse apenas eu. Quando entrei na área de programação, eu tinha um caminho bem claro: resolver problemas de forma eficiente, não apenas apagar incêndios, mas eliminar a causa dos incêndios. Esse foi – e ainda é – o meu pensamento. Todavia, essa não é a primeira vez que isso acontece: me passam uma tarefa, eu faço toda a pesquisa necessária para entender o problema, e, no final, só escuto que devo "apagar o incêndio" (uma metáfora para a conversa).
Bom, o código já está cheio de gambiarras acumuladas ao longo de todos esses anos, então, por que não fazer mais uma, não é mesmo? Por qual motivo eu deveria me preocupar em entender o problema e buscar soluções definitivas?
É muito frustrante você apresentar tudo detalhado e, em 1 minuto, receber um "não entendi nada do que você falou/escreveu". Não pelo fato de estar confuso, mas pelo fato de não ter sido lido. Como você lê e vê prints de um pedaço do sistema em 1 minuto...
E não, não adianta conversar. Tentei fazer isso no ano passado e só tive problemas. Senti minhas "asas" sendo cortadas a cada ideia e pensamento que apresentei. Sei que talvez este não seja o espaço mais adequado para falar sobre isso, mas, enfim, quis compartilhar.