Já passei por isso no começo da minha carreira, eu apresentava soluções importantes para os problemas dos projetos e era ignorado.
Mas na maior parte dos casos, os gestores ignoram porque apesar de resolver um problema do projeto, esse problema não é um problema de negócio, é um problema para quem vai dar manutenção no projeto. Ou seja, essa alteação proposta não vai ganhar mais ou gastar menos dinheiro, resolve apenas uma incoveniência da equipe de desenvolvimento (pelo menos até quando não virar um problema de fato quando alguma ferramenta deixar de funcionar pela manutenção ser impossível).
Nós como desenvolvedores (principalmente no começo da carreira), temos paixão pelos projetos, queremos eles os mais perfeitos, arquitetados, organizados da melhor maneira quanto possível. Mas a real é que o foco no projeto perfeito gera uma distância do projeto viável financeiramente e gerencialmente.
De qualquer forma, eu consegui alguns avanços quando reorganizei meu tempo para aplicar as ações que eu achava necessárias sem esperar aprovação dos superiores, eu me mantive entregando o que era esperado, mas me espremi no tempo para aplicar melhorias. Quando apresentava as melhorias em funcionamento, ganhava confiança do gestor em continuar.