Aventure-se.
Deixo meus artigos falando sobre coisas que talvez complementem este tema Fullstack. Vou falar um pouco sobre ser fullstack.
Acredito que toda boa jornada começa com o primeiro passo, mas é necessário entender para onde quer ir.
Pensando nisso escrevi este artigo para falar um pouco sobre a escolha de ser generalista ou especialista e trago um pouco da minha visão se vale a pena ou vale o pato inteiro ser generalista ou optar por um caminho mais especialista.
De antemão, já digo: Vale a pena ser os dois!
Seja o especialista geral que é generalista especial! Seja o fullstack que apanhou de uma das tecnologias da stack e agora domina toda a stack porque persistiu, foi consistente e permaneceu aprendendo e crescendo.
Se você quer ser fullstack, precisa entender que não pode ter limitações no conhecimento por dependência passiva (venha a nós o conhecimento), mas pelo contrário, ser fullstack é "correr" atrás do conhecimento todos os dias.
Seja autodidata e reconheça suas limitaçãos, assim você terá as condições necessárias para crescer e ser como um pato sim, que não tem especialidade, mas sobrevive em qualquer lugar praticamente e assim vive bem!
Considerações Finais
Não é fácil ser fullstack, mas é extremamente possível e gratificante!
Você será o fullstack da sua década, até outras tecnologias/metodologias/padrões/conhecimentos mudarem e então você será a base de outras décadas. Aproveite essa fase agora e sejamos fullstack juntos!
Boa sorte na jornada 😎