Executando verificação de segurança...
3

Quem mais já teve aquele pensamento de que “programação não é para mim? ”

Fala pessoal, como vão?

Estou com 32 anos de idade, e desde muito novo eu tive interesse por programação.

Várias vezes comecei a fazer algum curso, muito animado, e desisti no meio do caminho quando me deparei com alguma dificuldade, algo que não compreendia. Por mais que procurava as respostas no Google, faltava algo, simplesmente não entrava na cabeça.

E sempre chegava a conclusão: Esquece, isso é só pra gente MUITO inteligente, apenas para gênios.

Até que este ano entrei em uma empresa que desenvolve software ERP, trabalhando inicialmente como suporte, e consegui uma vaga de desenvolvedor Java, mesmo não sabendo nada.

Passei 3 meses estudando sem parar. Após terminar todos os cursos, finalmente pude sair da teoria e colocar em pratica o que aprendi.

As primeiras semanas foram terríveis. Ainda continuava sem entender muita coisa.

Mas só que agora desistir não era uma opção. Com a mentoria dos meus colegas, e muita persistência, todo dia quebrando a cabeça, as coisas começavam a fazer sentido.

Estou há 4 meses trabalhando efetivamente, já conseguindo completar muitas demandas com qualidade.

Como foi a experiência no início da carreira para o que já são experientes?

E os novatos assim como eu, como está sendo para vocês?

Carregando publicação patrocinada...
2
2
1

Comecei com Basic (brincando né). Profissionalmente comecei com ASP + Javascript, migrei para C# e hoje trabalho com Javascript e iniciei minha caminhada migrando para Rust.

Mas também tive oportunidade de trabalhar com projetos em PHP, Python e Ruby (fazendo freela).

1

tenho 21 anos e nesse fim de ano eu termino a faculdade em Gestão de TI, ainda não tenho experiencia pratica em empresa e nem nada, acontece que na faculdade aprendi de tudo um pouco(pouco mesmo), coisas como logica de programação, java, SQL,diversas coisas coisas sobre gestão , hardware, mas nada muito aprofundado, para se ter uma noção eu mesmo até hoje não consegui fazer um software/site inteiro até o fim (nos projetos normalmente eu ficava mais na documentação quase não escrevia codigo), acredito que tudo isso foi para me apresentar as possibilidades no ramo de ti, tenho uma leve tendencia a me interessar em programação , mas tenho pra mim que estou longe de estar preparado para algum emprego e se eu me arriscar é capaz de fazer alguma cagada grande. acontece que sinto que estudei muito e n me sinto preparado, mesmo concluindo a faculdade, agr com isso geral deve estar colocando uma expectativa de q agr vai, só estou planejando como é q eu digo pra esse povo q mesmo formado preciso de mais tempo para estudar e me aprofundar em só uma coisa para praticar ao inves de estudar de tudo um pouco, o q vcs acham? isso é comum ou não estou estudando o suficiente?

2

Eu acho que é bem comum isso, inclusive vejo pessoas já experientes dizendo que se sentem assim as vezes.
Cara, como você é iniciante, tem que pegar uma vaga de estagio, onde a expectativa nao vai ser muito grande em cima de você. Em relação a cagadas, é absolutamente normal a gente fazer. Meu chefe programa desde os 8 anos de idade (hoje tem 26), e ele mesmo diz que comete erros, óbvio que muito menos do que eu por exemplo, que estou nisso há 5 meses. Mas nao se preocupe tanto, pois para nós programadores cometer um erro nao é algo tão grave assim. Pense em um médico por exemplo, onde cometer um erro pode pôr em risco uma vida humana.
O mais importante é você aprender com o erro, e continuar persistindo, persistindo e persistindo. E continuar estudando sempre.

1

vlw pelo comentario de apoio é bom saber que é comum, é complicado essa insegurança mas pelo q entendi o melhor a se fazer é mudar o pensamento para não ter tanto medo em errar e aprender com os erros

1

Tenho 18 anos, então não tenho nenhuma experiência profissional. Desde os 13 anos comecei a me interessar por programação, fazendo algumas coisas simples com um Arduino, depois começei a aprender HTML, CSS e JS, fiz alguns sites e dai fiz apps mobile. Mas chegou um momento em que eu percebi que, apesar de curtir, não é algo que eu gostaria como uma profissão, então entrei pro curso de design de Produto, tenho curtido muito, mas mesmo assim gosto de programar, e faço um curso EAD na área de TI ao mesmo tempo.
Acho que, por mais que a programação não vá ser meu campo principal de trabalho (mas se eu precisar de emprego é uma área ótima), a programação sempre vai complementar o Design.
Mas respondendo a pergunta, já senti sim que programação não é pra mim, muitas vezes tem coisas que simplesmente nã fazem sentido, ou que não consigo fazer, por isso foquei em outra área, da qual gosto muito, mas a programação é uma área muito legal, e com certeza ainda vou usar em algum projeto que eu criar.

1

Eu vejo que bastante gente tem a programação como um hobby, ou algo secundário. Acho que saber programar pode complementar muitas outras profissões. Quem sabe você pode usa-la para criar algo que te ajude na sua carreira de designer de produto.
Uma coisa que te digo é: Voce é bem novo, tem 18 anos, então agora é a hora de você testar as coisas e ver o que você realmente gosta de fazer.