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Finalizei meu primeiro SaaS com alguns usuários registrados, mas 0 (zero) vendas. Devo desistir?

Olá pessoas,

Finalizei o meu primeiro Saas e gostaria de um feedback. Atualmente tive apenas alguns usuários que fizeram registro da conta, mas ainda não consigo converter esses usuários em usuários pagantes e sinceramente já estou pensando em desistir e partir para o próximo SaaS... :(

Alguém aqui para me dar um feedback? Não tenho interesse em vender nada, apenas feedback mesmo.

Segue o link: bittle

EDITADO:

Algumas reflexões em relação aos feedbacks:

  1. Acredito que talvez o produto esteja caro demais ($79,20). Qual formato de cobrança devo fazer? O Brilliante e Mimo são caros tb...

  2. Penso em deixar menos bobinho, acho que o formato atual meio sem personalidade, atualmente estou trabalhando para dar um toque de RPG. Vou adicionar um mago, algumas animações e monstros em 16 bits.

  3. Penso em deixar grátis, o personagem principal vai ser um mago com diversos poderes, que vai precisar salvar a princesa donzela (sim eu sei, é clichê). Só que o personagem vai ter life, se ele morrer vou cobrar pela porção... O que acham? Será que vai ser muito apelativo? Povo não entende que por trás de um software existe tempo e dinheiro sendo gasto... ;)

ATUALIZAÇÕES:

  1. Adicionei o mago e a animação do mesmo.
  2. Alterei a história para se adequar mais a um RPG.
  3. Adicionei novos monstros em 8/16 bits para dar um ar mais retrô.
  • Ainda preciso seguir com novas atualizações para que de fato o game vire uma espécie de RPG dos anos 90 (pelo menos o visual)
  1. Para salvar a princessa será preciso ganhar 5 medalhões
  2. Para ganhar cada medalhão será preciso obter 15 streaks
    etc, etc...
Carregando publicação patrocinada...
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rapaz, achei muito massa, entrei, gostei do thema, gostei da dinamica, gostei do estilo, vc tem uma otima visão, foi um excelente trabalho, achei muito massa a dinamica, e principalmente o que vc colocou como gameficação...

masssss meu ponto de vista, sobre o que escolheu, talvez, alguem no youtube, udemy, qlq lugar, possa pegar um video e fazer um curso de "programação", talvez não tenha pego uma bom nicho, principalmente um nicho, q é cheio de gente se aproveitando, eu sei q tentou fazer algo tal como o mimo, achei muito legal, mas acho q faltou algo um pouco mais voltado pro mundo real, coisa q realmente alguem pegue e sinta q vai fazer uma diferença. e dnovo parabens ficou muito bom tudo q fez, gostei demais da dinamica, confesso que ate queria o gh kkk pra aprender, (ta ai uma coisa legal) ensiar de forma dinamica o que vc fez... mas tenta pegar algo q tenha mais usabilidade, talvez seu saas tenha mais rentabilidade

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Isso, minha referência foi o Mimo e o Brilliant. Mas percebi algo, quando o Mimo e o Brillitant surgiram, não apenas os anúncios eram BEM mais baratos que atualmente, como também estava no auge essa coisa de aprender programação...

Acredito que o produto tenha potencial, mas talvez tenha surgido no timing errado.

E valeu pelo feedback!

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Boa! Onde você anunciou? Ninguém vai acessar do nada... é importante divulgar.

Eu, pessoalmente, tenho certa resistência com SaaS brasileiros que ainda não foram validados e já estão em inglês. Se você compartilha aqui no Tabnews, onde a maioria das pessoas fala português, muitos vão acessar, perceber que o site está em inglês e sair.

Minha sugestão: lance primeiro em português, valide o produto. Se for um sucesso, aí sim disponibilize para outros países. A menos que você já tenha experiência ou que seu foco seja realmente o público internacional, o que, acredito, não seja o caso.

Mas não desista! Só de já ter colocado em produção, você está à frente de muita gente. Parabéns!

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Mas a minha intenção é o mercado dos EUA, minha intenção aqui foi apenas recolher feedback mesmo.

E anunciei pelo Reddit, mas $5 dólares por dia. Os anúncios estão MUITO caros, pelo o que percebi ou você cresce montando uma audiência, ou você monta um produto com um marketing pesado que alivie uma dor gigantesca.

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Não tenho experiência nessa área de criação de saas mas o que percebi sobre livros que li sobre negócios e sistemas de que já vi e trabalhei é que você pode ter o melhor sistema feito para aquela nicho se não souber como divulgar ou estratégias de marketing é complicado no começo ir pra frente, posso estar errado pois é só o que eu percebi, mas já vi sistemas que não eram muito legais visualmente e em funcionalidades mas eram o melhor do mercado pois foi o primeiro ou souberam chegar nas pessoas ou empresas certas, e sistemas ótimos mas que pareciam meios largados,que eu só encontrei depois de muita pesquisa o que deu a entender e não investiram em formas pra chegar nas pessoas certas, e tbm tem estratégias de colher feedbacks dos interessados pra ver se o sistema atende ao que eles querem.

Entrei no seu saas achei muito legal a forma que trabalhou o tema de jogos para treinar programação;

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O que eu aprendi foi: O marketing é 90%, produto é 10% e olhe lá... as pessoas compram pela embalagem e não pelo produto em si, um bom produto é apenas um plus que sustenta o marketing DEPOIS da venda.

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Tá muito cedo para desistir. Existem diversas etapas até você realmente jogar a toalha. Se investiu tanto, acho que deve insistir mais até desistir.

Procura identificar o motivo de não ser atrativo para o seu público alvo. Como você mencionou, você já tem dois concorrentes de peso e estabelecdos. Vai ter que adotar algumas estratégias para ganhar mais terreno e competir com eles. Seja preço mais atrativo, funcionalidades diferentes, ou até mesmo ser melhor que eles em alguma coisa, e etc. Vai na comunidade deles e veja as reclamações e solicitações, aí tu já tem um caminho para seguir e ganhar público

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Isso, foquei o produto para ser uma proposta de um desafio por dia, de modo bem semelhante ao Wordle, com as estátisticas e tudo mais...

Eu não sei se o que estou fazendo é o melhor, mas atualmente, vou tentar dar um ar mais de RPG, apenas visual mesmo, a simpliciade continua, mas vai ter uma historinha, um jogador (mago) e os monstros agora serão os inimigos (ao invés de seres indefesos que precisam ser salvos...).

Fora isso, dando um ar mais retrô ao jogo.

Agora porque isso? Não sei, deixar o jogo mais original, menos pastelão e o mais importante, é algo que eu meio que já queria fazer antes...

Dito isso, novamente, essa alterações não vão durar mais que 1 ou 2 semanas...

O que achas?

Abraço.

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Motivação é algo importante, cara.
Eu acessei o bittle e fiquei impressionado. Muito bem trabalhado. Provavelmente você dedicou bastante tempo nele. Você investiu nele.
O retorno financeiro é importante, mas existem outros retornos.
Você vê sua obra e sabe do potencial dela.
A obra é um retorno. O potencial da obra é um retorno. Seu aprendizado é um retorno. O benefício que a obra oferece ao mundo é um retorno.

De repente pode ser o momento de fazer uma lista de recursos.
O que esse projeto tem...

Talvez pensar na próxima missão contando com seus outros recursos (recursos financeiros, recursos humanos, motivação, etc)

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puts esse modelo de chatbot conversando com o usuário é extremamente chato, na segunda tela já desisti de continuar, é muito infantil

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bom dia, sr.

por gentileza, crie um vídeo [PITCH] apresentando o teu projeto, colocando teu rosto e tua voz, apresentando o problema e quais as dores ele resolve, o público-alvo, a história por trás. estude o mínimo de story telling e gatilhos. faça uma [DEMO] do teu projeto para demonstrar como funciona, e até se possível colocar uma pessoa para usá-lo, desde que resolva a dor. crie um bom histórico com a comunidade dev. mostre tua rotina de [DEV] (desenvolvimento), e quais tecnologias foram utilizadas.

assim, o sr vai conseguir mais dicas de mais desenvolvedores e empreendedores sobre como alcançar os pagantes.

não há outras postagens atreladas à tua conta do tabnews.

aguardamos retorno.

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Não entendi muito bem... mas eu tenho total paciência para criar produto, mas para virar influencer eu não tenho a MENOR paciência... Dito isso, não sei, talvez minha pretensão futura seja produtos B2B ao invés de B2C.

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pra fazer produtos B2B vc vai precisar ter esse tipo de branding também, mas normalmente voltada mais pro mundo coorporativo. Não to falando que é obrigatório, mas ajuda e muito. 99% do sucesso na internet é tráfego (você já sabe disso), e tem 2 maneiras de fazer: tráfego pago ou orgânico. No pago, vc gasta dinheiro e ainda assim pode não ter resultado, tem que achar o público adequado e fazer a oferta de forma coerente com as necessidades desse público. Nessa modalidade, querendo ou não, você tem que desenvolver o seu poder de convencimento, e muitas vezes isso implica em fazer algumas promessas. No trafégo orgânico, vc tem que ter consistência, qualidade e quantitade, falar sobre um tema com continuidade para se tornar uma referência. Fazer isso para cada novo projeto é desgastante demais, por isso os grandes players do mundo já perceberam o que jogo é fazer branding pessoal. O Elon Musk tem mais seguidores na sua conta pessoal do que a própria Tesla, e o mesmo se aplica pra vários outras pessoas e negócios. Pra nós devs, que normalmente somos um pouco mais fechados, é mais hard fazer isso, mas fazer isso qse sempre vale a pena.

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Com certeza,

Comecei a a anunciar a uns 15 dias, na primeira semana consegui alguns usuários, mas ninguém comprou, daí decidi adicionar o modo trial, e travei os anúncios, voltei a uns dois dias, fiz alguns anúncios diários de $5 e nada...

Eu sei que parece bem cedo e de fato é, acredito que eu esteja apenas cansado e esperando logo o resultado.

  1. Acredito que talvez o produto esteja caro demais ($79,20).
  2. Penso em deixar menos bobinho, acho que o formato atual meio sem personalidade, atualmente estou trabalhando para dar um toque de RPG. Vou adicionar um mago, algumas animações e monstros em 8 bits.

Anúncios seguem travados, atualmente estou sem trabalhar, moro sozinho e não posso me dar o luxo de gastar em anúncios sem retorno.

O que achas?

Abraço.

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Acho que você não deve nem pensar em desistir ainda! O site está legal e a proposta boa.

Segue refinando e experimentando o modelo de negócio.

Entra em contato com os usuários pra entender se está gerando valor pra eles e como aumentar. Procure entender o perfil do teu usuário (pagante).

Vai construindo a presença na web no longo prazo, branding, SEO e redes sociais.

Te desejo muito sucesso e espero ainda ouvir desse projeto. Abraços!

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Já trabalhei com marketing, 15 dias é muito pouco tempo para se ter dados claros sobre a eficácia da campanha, no minimo do minimo 1 mês, mas o recomendado é 3 meses. E tem que diversificar bastante onde está aplicando esses anúncios, reddit, instagram, facebook e etc.

Apesar que como seu caso é mais de nicho, talvez compense patrocinar um vídeo um youtuber de programação pequeno.

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Depende,

Meu produto não foi fácil desenvolver não viu... E essa idéia de fácil desenvolver, díficil é vender, é perigosa... muitos problemas no desevolvimento se deve a uma rixa entre a galera que produz o produto X marketeiros.

Dito isso, diria que é díficil desenvolver, a parte de vendas, é mais experiência mesmo, o papel de marketing é bem fácil eu diria, operacionalmente falando, questão é ter experiência e saber o que fazer...

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muito legal seu projeto, acho wue resolve uma dor sim, mas é questao de acertar o diacurso com o público.

uma coisa que pode te ajudar em um projeto como esse é montar uma comunidade, ou entao fazer parceria com alguma comunidade de devs. pegue no diacord alguma comunidade grande converse , apresente la , tem potencial pra conseguir muitos leada wualificados ali. e se "influencers" da comjnidade engajarem o potencial viral e grande.

algo wue pode ser muito viral e um ranking ou entao um modo de batalha.

parabéns pelo projeto. se puder ajudar eem algo ai so chamar

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O nicho é meio fraco, pois acaba não atendendo uma dor suficiente para pagar por isso para um público grande, mas para desistir, talvez seja cedo. você esta tendo um custo grande para manter?

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O nicho NÃO é fraco não. É uma area muito bem remunerada e com poucos players. Respondendo a tua pergunta, se eu não fosse tão teimoso seria menos custoso, mas agora mesmo eu estou mudando algumas coisas e fazendo algo mais próximo a jogo mesmo, em breve atualizo!

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achei bem interessante, mas uma adendo, na pagina inicial colaca desmotração pra fazer o user ter interesse em testar, alguns prints e gif demostrando uma aula, no demo fique meio perdido no começo na sabia aonde colocar os retangulos pra verificar se estava correto, mas achei massa o design, estilo game retro

o valor é mensal ou anual? se for mensal acho que tá muito caro
coloca anúncio no instagram e tiktok x(twitter) esse são até barato pra atigir milhares ver vizualições por menos de 10 doletas, configure o publico, idade, tags de interesses, normalmente quando é a primera vez eles alguns dão até voucher pra usar nos primeiros anuncios

se for deixar grátis, faz igual o duo, comprar vida ou ver anuncio pra conseguir corações, colocar anúnico, se assinar tbm ter acessos a feature exclusivas, mas começa aos poucos pra ver como o publico reage

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Isso, o game está bem retrô e vai ficar ainda mais, estou atualizando o game para ficar bem com cara de RPG dos anos 90, que é a minha paixão...

O valor é anual. E valeu pelas dicas.

Atualiza e testa novamente, porque as próximas atualizações estão ficando ótimas, pelo menos da forma que eu gosto nos games...

Abraço!

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Olha, existem plataformas que cobram caro para oferecer beta testers pra produtos digitais. Eu sugiro tu presentear algumas pessoas que já se interessam pelo produto com acesso completo sem custo. E vai colhendo feedback e depoimentos. boa sorte com o projeto, espero que você consiga perseverar. Abraço

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Olá adaLovelace, após ler todos os comentários fiquei refletindo e tentando entender o contexto da sua aplição.

Primeiramente, gostaria de te parabenizar pelo esfoço, não é tão simples criar um produto, lançar e ainda não monetizar. Agora iniciarei algumas reflexões e algumas criticas, leia como se um amigo estivesse te dando um toque, mesmo que se essas parecam duras.

Como é seu primeiro Saas, imagino também que deva ser sua primeira vez empreendendo,podemos assirtir vídeos, ler livros, comprar mentorias, porém só apreendermos empreender na prática, só que alguns conserlhos nos ajudam a sofrer menos nessa jornada e o primeiro é, dê passos pequenos e um de cada vêz, bem como o microssas disse, teste ainda no Brasil, mesmo que o seu público seu outro, além da lingua ser uma barreira, também temos a barreira cultural.

Outro ponto é colocar a carroça na frente do bois, não digo apenas que 15 ou 20 dias sejam muito pouco para avaliar a performance de vendas mas, antes de lançar você levantou os custos? Calculou quanto tempo máximo para manter o aplicativo sem lucrar? O que acontece com os assinantes caso você encerre este aplicativo? Nesta parte, não estou sendo grosso ou algo do tipo, porém nos esses questionamentos as respostas podem nortear quais caminhos seguir nestes casos.

O único canal de vendas é o reddit, minha pergunta é, porquê? A maior parcela do seu público alvo está lá? Quem é teu publico alvo? Qual é o teu produto? Quais são teus concorrentes? Quais teus diferencias? Além dessas perguntas, você consegue rastrear quantas pessoas você conseguiu fisgar para o aplicativo? Qual o tempo médio de acesso? Qual o indice de desistencia? Acho que esses números podem te indicar algo. Concordo que você não deva ser tornar um influencer para duvulgar, porém você deve diversificar os canais e escolher à dedo.

Pelo que eu entendi o teu produto é uma metodologia de ensino, que através de um jogo você consegue manter a atenção do usuário, acho que você não deveria focar apenas na parte estética, um jogo RPG, plataforma, entre outros, mas nas técnicas de ensino, para adaptar isso para um cenário escola, para o treinamento em uma empresa...

Agora minha impressão do app, a página inicial não, os CTAs, frase de efeitos parecem não fazer muito sentido, está tudo genérico ou falta informações, quais os valores? quais os planos? como isso funciona? Acho que ela está influenciando na conversão.

Achei os icones bonitos, porém a usabilidade..., demorei muito para entender que existia um botão e que aquele botão era de fechar, pois o símbolo dele é um o, dentro de um botão redondo da mesma cor do fundo, horas ele está na direita, horas na esquerda, outro botão que não tinha entendido é acima da janela, é um botão de minimizar que só funciona quando você arrasta. Talvês não seja um grande fator de conversão, porém isto acaba estragando uma experiência e lembresse, a sua primeira impressão não foi tão boa assim.

Tanto na versão demo, quanto na versão paga é apenas um desafio diário? Achei isso sem graça, não tem outros desafios? Jogou, acabou e até amanhã? Pensei que apenas um aquecimento, iria ter outros desafios e quando chegasse e uma determinada parte ele não deixaria passar e pediria para eu assinar, porém eu tive uma banho de água fria, acho que este sim está sendo um grander fator para não converter, porém veja os dados.

Outra experiencia ruim foi que, os parenteses estão abaixo de "Hello, word", que sem querer arrastei para baixo, e quando tentei consertar simplemente não consegui, e se fosse algo mais complexo, como editar isso? tenho que perder uma vida, por causa de um token mau colocado?

Essas são algumas das minhas considerações, tentei sintetizar pra não ficar muito longo, peço desculpas se cometi alguma grosseira não foi minha intensão. Fique em paz!

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Antes de tudo, grato pelo feedback, mas vamos lá...

O único canal de vendas é o reddit, minha pergunta é, porquê? A maior parcela do seu público alvo está lá? Quem é teu publico alvo? Qual é o teu produto? Quais são teus concorrentes? Quais teus diferencias? Além dessas perguntas, você consegue rastrear quantas pessoas você conseguiu fisgar para o aplicativo? Qual o tempo médio de acesso? Qual o indice de desistencia? Acho que esses números podem te indicar algo. Concordo que você não deva ser tornar um influencer para duvulgar, porém você deve diversificar os canais e escolher à dedo.

Não tem como começar em N canais diferentes... Tem a questão financeira e técnica (adicionar pixels) tb, acredito que seja melhor focar em um único canal, ficar bom nele e depois partir para o próximo. Os concorrentes são o Mimo e o Brilliant. As demais perguntas eu poderia te responder com a evolução da plataforma, acredito que primeiro preciso de Market Fit, depois eu afunilo melhor a solução e obtenho melhor os números para atrair ainda mais usuários, mas primeiro Market Fit.

Agora minha impressão do app, a página inicial não, os CTAs, frase de efeitos parecem não fazer muito sentido, está tudo genérico ou falta informações, quais os valores? quais os planos? como isso funciona? Acho que ela está influenciando na conversão.

Como está genérico?? E como não tem sentido? Está bem direto eu diria... Tá na cara eu diria...

Tanto na versão demo, quanto na versão paga é apenas um desafio diário? Achei isso sem graça, não tem outros desafios? Jogou, acabou e até amanhã? Pensei que apenas um aquecimento, iria ter outros desafios e quando chegasse e uma determinada parte ele não deixaria passar e pediria para eu assinar, porém eu tive uma banho de água fria, acho que este sim está sendo um grander fator para não converter, porém veja os dados.

Mas o wordle é assim, já existem formatos assim que deram certo... Justamente pela escassez.

Outra experiencia ruim foi que, os parenteses estão abaixo de "Hello, word", que sem querer arrastei para baixo, e quando tentei consertar simplemente não consegui, e se fosse algo mais complexo, como editar isso? tenho que perder uma vida, por causa de um token mau colocado?

Não entendi muito bem, tem como explicar melhor?

Abraço!

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Vou lhe responder com uma pergunta, tenho uma imensa vontade de ser pai, eu e minha mulher estamos tentando há anos, devo desistir?

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Rapaz! como alguns ja falaram. Voce escolheu um nicho bem complexo pois pra lançar uma ferramenta dessa, você já devia ter promovido seu sas antes de lançá-lo com um canal no Youtube ou Instagram ou até mesmo um marketing pesado.

Ele é um excelente saas com uma interface muito boa então você tem tudo para dar certo. Então você pode trabalhar nesses pontos lara ver se voce tem sucesso

  1. Baixa o valor para algo mais razoável(não copia valores de outros serviços por que eles fazem pesquisa de mercado e sabem quanto seu público consegue pagar).
  2. Procura fazer parceria com algum Youtuber que ensina programação ou até mesmo com algum Influencer.
  3. Aplica mais idiomas para você ter um público alvo muito maior.
  4. configura o teu site para poder identificar o idioma do usuário por que pra mim abriu em Inglês e eu tive que utilizar o Google tradutor. Resumindo, o site tem que ser adaptável.

Avalia oque e viavel e tenta aplicar!