Executando verificação de segurança...
1
WFV
4 min de leitura ·

Alguém tem dúvidas que os RH's enlouqueceram ?

Sério, ta insuportável esse descaso

Com a crescente (ou nem tão crescente assim) evolução do nosso mercado é natural se pensar que todas as areas e aspectos de uma empresa cresçam juntos e englobem a tecnologia em suas rotinas, e sim isso é natural e acontece...
Mas as vezes esse esteriótipo de que "mexemos com compultador" cansa, mas quando advem de um tio que pede pra por volume no celular dele ou da sua avó que quer baixe um video de oração pro celular dela ou até mesmo de um desconhecido que te ofereceu R$100,00 para formatar o computador dele, bom , ai nessas situações é perfeitamente compreensivel que te enxerguem como o parente inteligente que mexe com "eletrônicos" e a gente releva.

Mas ai vem a outra parte...

Você faz todo um estudo de área, descide o que realmente quer fazer e começa estudar pra uma linguagem e tecnologia específica e desenvolve 300 projetinhos naquela linguagem, acha que ja entende todo o ecossistema de software e vai atrás de procurar um emprego.E qual a realidade que essa pessoa vai descobrir ? Então né, ela vai infelizmente descobrir que ao menos que ela ja inicie num estágio em uma bigtech, o mercado de pequenas e médias empresas vai querer especialistas porém no desconhecimento disso ou na insegurança gritará por generalistas iniciantes.
Ou pode ser pior, a empresa pode não saber o que quer e só põe lá alguém do RH pra formular uma vaga que não faz o menor sentido, pois o mesmo RH não fará o menor estudo da vaga para saber o que pedir, fazendo com que vagas desse tipo com um estilo CTRL+C/CTRL+V se tornem exponenciais.
E ai nesses casos meus amigos, a gente aceitar o esteriótipo de "Ah, é uma vaga pra aquelas pessoas que são nerds de TI né ?", a gente aceitar isso fica cada vez mais insustentavel e polui o mercado.
Acham que a pandemia teve influência negativa também nessa problemática ?

Observem bizarrices como essa abaixo:

Imagem vaga

Ou então uma controvérsia dessas que eu vi hoje mesmo:

A pessoa nem se importa com você e se voce é um desenvolvedor android ou ios, afinal é tudo TI não é mesmo ? rs

Imagem vaga

Eu poderia citar outras infinitas vagas com esse mesmo estilo perdido, mas fica aqui uma ótima publicação nessa linha :

https://codamos.com.br/vagas-arrombadas/

Até quando e quais as consequências disso ?

Primeiro quero saber de vocês até quando ? Como parar e quais as consequências dessas vagas mal feitas poluindo o mercado ?
Devemos começar repreender ativamente os RHs por isso ? Imagino se começarmos a ir na dm dos recrutadores e falar: "Não amigo, sua vaga está incorreta, não é legal cobrar de um Jr saber Pascal/Delphi para programar aplicativos mobile pra Ios..."
Ou será que ignorar esse tipo de vaga é a melhor opção ? afinal atingem boa parte dos juniors mas tambem pasmem, essas vagas podres tambem estão presentes nos campos dos plenos ou quiçá seniors.Geralmente essas vagas parasitas são dois extremos ou pedem 100 requisitos técnicos ou pedem coisa do tipo "Pessoal desenvolvedora de sistemas" ai enche a descrição de coisas genéricas.
Enfim, penso que isso atrapalha muito quem esta iniciando pois quantos talentos que seriam específicos e adequados para a vaga são desperdiçados em detrimento de alguem com o mínimo conhecimento técnico mas que pode simplesmente escolher mentir e bancar o generalista por puro desespero ? Afinal nessa triagem e processos seletivos essas skills cobradas são a primeira barreira impeditiva, afinal você talvez saiba mais que o recrutador sobre o que ele precisa, mas eai ? Vai mentir no curriculo falando que sabe cobol pelo simples fato que não usaria cobol nessa empresa ?
Eu sei muito bem que as coisas estão dificeis,mas temos que sempre lembrar que o processo de contratação é um processo de duas vias, nós também contratamos a empresa.
Observem que não estou dizendo para fechar o mundo e saber só uma tecnologia e só aceitar coisas pra essa tecnologia, não é isso, é legal ter conhecimentos amplos. Mas saber 100 linguagens minimamente bem ainda mais sendo um iniciante de área, ouso dizer que é impossivel.

Isso é também uma espécie de desabafo pessoal.

O processo seletivo é algo muito injusto, recentemente viralizou uma imagem de uma vaga front-end com 2.638 candidaturas e eu sinto e sei que mais pessoas também sentem lá no fundo que muito provavelmente o mais adequado dessas 2.638 pessoas não será o escolhido, seria normal se sentir isso fosse exceção mas o problema é que essa exceção ta ditando a regra.

Mas eai ? Me diz aí sua opnião geral e o que fazer ? para os mais experientes na profissão com 10, 20, 30 ou os seus mais de tantos anos de profissão, isso sempre foi assim ?

Carregando publicação patrocinada...
2

a vaga de desenvolvedor mobile com ctz foi feita pelo chatgpt, quem ta acostumado a usar sabe muito bem reconhecer o jeito de escrita dele, a pessoa não se deu nem ao trabalho de mudar isso, o ruim disso é que nós como funcionários ou candidatos a vagas não temos como fazer muita coisa a respeito para ajudar

1

Exatamente, gosto de pensar no que podemos fazer pra mudar isso , é a porta de entrada de uma carreira e não é legal que as pessoas que abrem essas portas não se importem com isso...
Mas como a situação ta tão complicada a gente aceita o que vier

1
0
1

Fala aí WillianFernandes,

Concordo com o seu post em partes.

Realmente o RH está fazendo o copia e cola ativamente em algumas vagas e isso é um grande problema.

Se o requisitos não são claros, a vaga também não será.

A parte que não concordo é a seguinte:
O primeiro ponto, você tem que considerar que o recrutador está solicitando, na primeira imagem, uma pessoa graduada em Ciências Exatas e aqueles são exemplos que ela deu como Engenharia Civil. (Desenvolvedor precisa de graduação? Essa é outra questão que não cabe aqui)

O segundo ponto é que os requisitos das vagas vêm de um documento chamado descrição de cargo. Esse documento é feito por muitas mãos e principalmente pela área que vai contratar aquela pessoa. Se a pessoa está em uma startup ou uma empresa pequena, pode ser que realmente essa descrição venha da cabeça do recrutador, porém se for uma empresa grande, quem deveria levar a repreensão é a própria área que está solicitando a vaga que não condiz com a realidade.

1

Sim, concordo com você, pois muita das vezes esse processo de formular a vaga não é claro e é algo meio turvo, mas sim tem dedo de pessoas técnicas que só repassam pro RH por exemplo...
Acho um convite pra reflexão de alguem que está num posição de sênior, techlead pra dedicar mais tempo pra detalhar uma vaga pra um iniciante pois é algo muito novo pra gente e de extrema insegurança, não demora fazer uma vaga bem específicada e acaba que uma vaga mal feita leva muito mais tempo e ai vemos bizarrices de vagas abertas por mais de 6 meses ou anos sem encontrar candidato ideal, tipo concurso público...