Executando verificação de segurança...
2

Faculdade ou já entrar na area de programação?

Estou em uma situação delicada, não sei se tento entrar em uma faculdade de tecnologia ou se deixo isso para o próximo ano e tento entrar na área de programação.

Tenho 17 anos, faço 18 em dezembro, e estou no meu último ano do ensino médio. Quero fazer ADS ou Engenharia de Software na Unicamp.

Falta 2 meses e pouco para o Enem e não vou fazer a prova da Unicamp, pois ela é muito conteudista e não dará tempo de pegar todo o material até o dia da prova – minha visão – então, estava pensando em entrar pelo Enem mesmo.

Faço técnico em ADM integrado ao ensino médio na Etec e caso eu tente fazer o vestibular terei que entrar no mercado de trabalho na área de ADM, situação que não me agrada, é uma área onde se cobra muito habilidades de comunicação no geral e esse não é meu forte. Nunca trabalhei com carteira assinada e essa seria minha primeira vez. Sinto que quase tenho as habilidades para entrar no mercado como programador Full-Stack; como Front-End sei Javascript, React.js, Sass, etc; MySQL, MongoDB, Node.js e um pouco de PHP como Back-end.

No geral, estou tendendo a fazer o vestibular, mas tenho o receio de não passar e me foder depois para encontrar um emprego merda em ADM para no final... Ter que fazer o vestibular no ano que vem – pelo menos estarei mais preparado – eu estava muito confiante que iria passar, entretanto vi tanta gente falando que era difícil e complicado que acabei criando esse receio. Se por acaso eu largue o vestibular esse ano e foque 100% na programação, irei procurar mais experiencias e projetos reais e melhoraria meu Front-end junto com o PHP.

Qual a opinião de vocês? O que fariam na minha situação?

Carregando publicação patrocinada...
3

Impossível vc passar por uma faculdade e sair sem aprender nada. Vejo muitos desmerecendo a graduação simplesmente pq esperavam que ela ensinasse uma tecnologia específica, utilizada no momento e saem falando que a faculdade é defasada e não serve para nada. A graduação vai lhe ensinar os fundamentos. Com eles vc conseguirá utilizar qualquer ferramenta que surja, e não uma específica.
Se puder, faça uma pública e presencial, a diferença é grande comparada com as particulares. Se for fazer uma particular não há muito diferença entre presencial e EAD.

1

Concordo com a maior parte do que tu falou. Para alguém passar por uma faculdade e não aprender nada, só consigo pensar em duas opções: ou a faculdade foi muito ruim ou o alguém em questão foi muito ruim naquilo que se propôs. Hoje há muito conteúdo ótimo de universidades e fundamentos espalhados pela Internet, mas que parecem necessitar de um esforço hercúleo para serem alcançados, especialmente devido a bolha que foi criada com os muitos cursos de programação que existem (em grande parte curso para web).

Vejo um curso superior como forma mais certa de passar por aquilo que é de grande importância para a formação de um bom profissional: os fundamentos. Porém, acho que alguém só deveria encarar um caso tivesse certeza de que aquilo é para si, e também acho que não deveria ter medo de largar em uma eventual descoberta de uma vontade contrária.

Dito isso, fazendo uma crítica agora, creio que uma modernização é necessária também para as faculdades/universidades. Tomando meu caso como exemplo, fiz meu curso em uma universidade federal e presencial, e apesar do que ser ensinado lá ter total sentido (especialmente os fundamentos), a forma como era passada era questionável. Por exemplo, tive aulas de Cálculo, que possue uma forte presença em diversas áreas da TI, mas fui ensinado por professores que eram somente da Matemática e cuspiam o conteúdo em nossa cara sem ao menos dar um exemplo de onde o tópico do momento poderia ser empregado.

Agora imagine qual é o sentidmento de uma turma de 20 a 30 alunos onde a maioria estava tendo o primeiro contato com a TI e Cálculo ali naquele momento. Eu passei por isso e posso dizer que o sentimento coletivo é de "tudo bem, tenho que passar por isso, mas para quê?". Isso deixa uma sensação de imcompletude nos estudos.

PS.: Usei Cálculo como exemplo que passei e lembrei no momento apenas, sem fazer juízo de sua importância.

2

Já deu uma olhada nos cursos dos IFs? Aqui onde eu moro tem um IF com um tecnólogo em Sistemas para Internet que vale muito a pena. Nunca vejo as pessoas falarem nos IFs, mas sempre vale muito a pena para quem entra.

Inclusive, a maioria de quem entra nesse Tecnólogo em Sistemas para Internet aqui já está empregado no máximo até o terceiro semestre, que é a metade do curso.

Vai com calma cara, não passar em um vestibular não é o fim do mundo não. Você ainda vai ter muito a aprender, coisas que só vem com o tempo. Por exemplo: provas conteúdistas são muito mais fáceis e precisam de uma preparação muito menor do que para o Enem.

2

Assim como 95% da área, faça os dois. Trabalhe se conseguir e faça a faculdade. Se você vive uma realidade onde entrar na UNICAMP é possível então entre na UNICAMP, principalmente em Ciência da Computação se puder. Esse papo de que faculdade não serve pra nada é balela. Todo lugar que eu trabalho os melhores devs sempre são formados em Ciência da Computação em boas faculdades (MACKENZIE, UNESP, USP e etc) simplesmente pq tem uma base teórica muita sólida que hoje em dia eu tô estudando por fora pra tentar não ficar de fora. Aproveita que vc tá novo.

2

tenho essa mesmoa dúvida mano, eu tenho a tua idade também, e cara dá um medo do kralho. porém é aquilo, sacrifícios e sim a faculdade auxilia, não na prática mas é um vom ponto, se você se sente pronto só vai cara aproveita enquanto ainda dá tranquilo.

2

Falando pela minha experiência, ano passado eu estava numa situação semelhante, mas no meu caso eu não conhecia/conheço todas as tecnologias que você listou aí acima (conhecer no sentido de dominar), se você tiver confiante nas suas habilidades pode tentar um estágio, tô fazendo engenharia de software numa federal e tenho colegas que estão trabalhando na área e estudam simultaneamente, se você tiver com muita pressa em arrumar um trabalho na área, olha para ver se algum dos cursos é no período noturo o que abre a possibilidade de você conseguir fazer os dois, mas já deixo claro que não é fácil conciliar, é muito capaz de você morrer de stress em 2 meses (se for numa faculdade pública), logo de início cálculo 1 já coloca o que você acha que sabia de matemática em cheque, se você der sorte de pegar um professor bacana (igual foi o meu caso) pode ser bom, do contrário traumatizante (se você não tiver uma base de matemática boa), dito isto a universidade é uma experiência que com certeza vale a pena mano, você tem que ter noção que é todo um universo de coisas, meu primeiro semestre terminou há pouco tempo, mas já deu tempo de ter conhecido pessoas incríveis, neste primeiro semestre que passou eu tive introdução a programação em C, sendo honesto o professor não era nem um pouco didático (muita gente que não teve contato com programação ficou meio perdido) (obs:. ele é um senhor na faixa dos 70?) mas o homem é brabo no código, programar em C me fez pesquisar muitos assuntos sobre o computador no geral e me mostrou muito coisa que eu não sabia, (eu falo sobre o que diz respeito aos ponteiros, alocação dinâmica etc), em fundamentos de matemática para computação mesmo, por exemplo, eu vi vários conceitos computacionais interessantes também, posso destacar por exemplo a análise da complexidade de algoritmos; Resumindo: uma boa universidade poderá proporcionar um ambiente para você conhecer pessoas que podem agregar valor não só para a sua carreira, mas para a sua vida mesmo, além de que com certeza isso vai te abrir muitas oportunidades no futuro. Independente da escolha, te desejo Sorte!

1

Se vc tiver uma oportunidade de emprego, não deixe passar.

Faculdade não serve para aprender (experiência própria e de muitos colegas). É só para ter um diploma.

Aprenda em cursos e trabalhando enquanto cursa um tecnólogo de sistemas EAD.

1
1

Estou na mesma situação, estou no meu último ano do ensino médio, que é integrado com um curso técnico de informática, e fico pensando se ano que vem faço uma faculdade, ou começo no mercado, já que possuo uma formação legal para isso.

Só uma coisa que to me focando é não me pressionar para fazer logo a faculdade, vejo um pessoal se sentindo assim no último ano, tenta estudar para ENEM e vestibulares, acaba não dando conta dos contéudos do ensino médio (principalmente o meu que tem o curso ainda), acaba se prejudicando, além de querer tomar essa decisão na pressa é complicado.

Por isso que to fazendo é usar o tempo que eu achar necessário para analisar bem a situação e, com certeza, não ir pela pressão que é ultimo ano e já tenho que ir direto para faculdade, o que faz muitas vezes o aluno ir optar por alguma faculdade bem despreparado, ficando mais fácil se arrepender depois.

Infelizmente, não há uma resposta concreta para isto, a verdade é que uma escolha bem individual, mas como mencionei não vai pela pressão, principalmente de professores e colegas, o que ocorre muito.

1

Minha opinião é enviesada pois sou desenvolvedor a 16 anos e sempre gostei de tecnologia.

A primeira coisa a entender é que em TI vc vai precisar estudar por toda sua carreira (nem todos passam por isso, mas são as exceções). O mercado se move rápido, a cada 5 anos o pessoal inventa uma stack nova a se aprender.

O que nunca mudam são os fundamentos, isso que eles tentam ensinar nas faculdades. E mesmo na faculdade, eles não vão conseguir te ensinar cada campo de estudo com profundidade. No final das contas, sempre vai dependenr de nós mesmos para irmos atrás de mais conteúdo para estudar e ter a displina para praticar. Ainda assim, faculdades trazem alguns benefícios, exemplos:

  • Acesso a estágios - a gente aprende muita coisa no início da carreira, principalmente a dinâmica dentro das empresas. Esses são portas de acessos a muitas empresas
  • Diploma - existem oportunidades onde ter um diploma é um diferencial, apesar de nos últimos anos isso ter sido cada vez menos necessário, principalmente para profissionais experientes
  • Trabalho em equipe - as dinâmicas dentro de empresas são fundamentalmente trabalhos em equipe. Essa é outra importante soft skill que deve ser trabalhada

Você diz que comunicação não é seu forte, reconhecer nossas fraquezas é um ótimo sinal, pois nos mostra justamente no que devemos trabalhar. Comunição é uma habilidade crucial em qualquer carreira.

Concordo com você que a área de TI é mais interessante do que a área de ADM, pois tudo depende de tecnologia hoje em dia, oportunidades não devem faltar. E já que você já demonstra interesse na área, é o mesmo que juntar a fome a vontadade de comer.

Cada caminho vai ter seu prós e seus contras, geralmente nós precisamos percorrer os dois caminhos, então no final das contas vai ser decidir qual vc vai encarar primeiro.

Se for focar em programação, se envolva com a comunidade do PHP (ou outra stack) e não pare de estudar/praticar.

Você não disse nada sobre, mas em TI é imprescindível saber inglês para termos acesso a mais oportunidades. E ter um vocabulário bom demora alguns anos para desenvolver, quanto antes começar a trabalhar no inglês melhor. A economia mundial está cada vez mais digitalizada, e para termos acesso a economia mundial precisamos do inglês.