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Desenvolver para Empresas ou Usuários?

Resumo

Vocês acham que é mais fácil desenvolver produtos para usuários casuais (i.e: Apps de Culinária, Blogs e etc) ou desenvolver para empresas? (i.e: ERPs, CRMs, Dashboards e etc)

A questão

Recentemente eu decidi empreender de alguma forma, eu trabalho como júnior e estou em processo de troca de empresas, também trabalho no meu tempo vago como gamedev e comecei um pequeno canal no YouTube, mas vendo a atual situação econômica brasileira me despertou a necessidade de empreender em algum side hustle pra gerar uma rende extra.

Mas eu sou péssimo com ideias, eu consigo ter ideias para sistemas empresariais com muito mais facilidade do que ter alguma ideia de um killer app. Então eu acabo chegando num ponto onde eu quero desenvolver sistemas/apps pequenos para usuários comuns, mas não consigo achar uma ideia auto suficiente

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B2B sempre.
B2C eu vejo mais para entretenimento, e ganhar no volume é dificil (tem casos e casos, e muitos de sucesso, mas o caminho B2B sinaliza ser "menos dificil")

Atualmente tou finalizando um micro-saas B2B, já com uma lista de usuarios para começar a testar.

Minha fonte de ideia é o instagram, se você pesquisar por Sistema para lá no insta, vai aparecer uma monte de saas para copiar.

o que estou fazendo agora é: achei um sistema com muitas coisas, e varias delas poderiam ser apenas um micro-saas, então peguei a que resolvia um dor de muitas empresas e desenvolvi. No futuro implemento mais coisa, mas para um micro-saas ta de bom tamanho

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no meu caso é: amigos e amigo de amigos.

o problema que estou resolvendo, é um problemas que amigos tem, e muitos desses amigos tem algum amigo que tambem tem o problema.

sexta consegui com alguns familiares, mais contantos de pessoas com o mesmo problema.

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Usuários casuais acho pior, provavelmente é um trabalho que o valor nem vai compensar.
Existem também empresas querendo soluções bem nichadas, as vezes até fáceis de solucionar, meu amigo fez um trabalho desse, não segue as melhores práticas de segurança nem clean code nem estrutura de projeto, mas a solução funciona e foi sucifiente para o cliente pagar 5000 reais.

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Acredito que desenvolver para empresas necessite de uma camada extra de capacitação, para lidar com a burocracia e as exigências que empresas precisam;

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Isso porque devs tentem a ter a mentalidade de "Solopreneur".
Vou passar dias sozinhos num quarto escuro cheio de led desenvolvendo meu app que os usuários vão se apaixonar e comprar.
É por isso que os cases de sucesso mais comuns, dessas startups de garagem, costumam envolver um técnico que sabe desenvolver e um cara de negócios que sabe vender, negociar, encontrar parceiros e fornecedores.

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Sempre depende muito da apalicação, mas pelo que está dizendo parece que fazer aplicações para usuário mais fácil. Em geral aplicações do tipo LOB são mais complexas e exige muita seriedade e conhecimento em várias áreas, além de durar muito tempo.

Eu só não sei se é fácil vender isso. Talvez a falta de ideia esteja relacionada a isso, porque ideia é fácil, uma que dê dinheiro realmente é bem complicado.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

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Talvez seja mais fácil desenvolver (tecnicamente) pra usuários.
Mas acho mais difícil ter sucesso.

  • Para ter sucesso desenvolvendo para usuários, vc precisa conquistar milhares deles.
  • Pra ter sucesso com empresas, você precisa conquistar uma (ou umas poucas).
  • Para se manter no negócio com usuários, você precisa se preocupar com a retenção de uma massa de usuários.
  • Já com empresas, você tem uma (ou umas poucos) para se preocupar com retenção.
  • O ticket com empresas é muito maior.
  • Usuários migram de aplicação muito mais facilmente. Ex: o twitter tá muito tóxico e chato, vou pro Threads que tá mais fresco. Já uma empresa pra ir do Slack pro Discord, perde todo um histórico de comunicação e compartilhamento de arquivos.
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Com a experiência que tenho posso te afirmar que não existe algo "mais fácil" nesse quesito. Criar produtos é criar produtos, independente do público alvo as preocupações são as mesmas até porque nada determina que um produto criado para uma empresa será mais difícil do que um produto criado para pessoas. Por mais que inicialmente possa parecer mais simples, um produto criado para usuários casuais pode, em algum momento, alcançar um grau de complexividade maior do que um produto criado para uma empresa.

"Ah, mas criar produto para a empresa será mais difícil por causa das burocrácias!", Quem te disse? Quais são as burocrácias? Discordo disso! Avalie, por exemplo, o Uber, ele não foi projetado para empresas, mas sim para usuários, certo? Pois é. Você acha o Uber simples? Talvez seja a parte do usuário, visualmente quero dizer, experiência de uso. Internamente te garanto que ele é extremamente complexo para funcionar como funciona.

Desenvolver algo fácil é desenvolver algo que tenha pouca ou nenhuma regra de negócio.

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Trabalho desenvolvendo aplicações para empresas há 11 anos, e provavelmente por essa experiência que meu "achismo" é que desenvolver para empresas é muito mais fácil.

Algumas coisas que eu acho vantagem

  • Ticket médio maior: Um contrato com uma empresa pode te retornar o mesmo que dezenas ou centenas de usuários pessoas físicas;
  • Mais facilmente replicável: Quando você define um nicho de mercado, por exemplo hotelaria, as regras de negócio de uma empresa para outra são muito similares;
  • Os usuários menos exigentes: Normalmente, a pessoa que vai usar o programa para trabalho não vê vantagens em uma interface bastante elaborada com transições e animações. Não que você não tenha que desenvolver uma boa UX/UI, mas nada que precise ser tão interativo para prender a atenção do usuário.

As dificuldades que encontrei ao desenvolver diretamente para usuários (pessoa física)

  • É difícil encontrar algo que já não tenha sido bem resolvido por alguma aplicação existente;
  • Para que o usuário gaste com sua aplicação, você precisa resolver algo que outra já não faça bem ou de graça.
  • Você precisa de uma base de usuários bem grande para ter uma receita interessante.
  • Se for investir em ads para ganhar algum retorno, só vale a pena mesmo se sua aplicação for um jogo, pois aplicativos utilitários tem um tempo de tela pequeno para que realmente retorne algum dinheiro que vale a pena com ads.
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Eu acho que nós devs, normalmente tentamos, e desculpa a expressão, ter uma ideia magnifica para "acertar o c# da mosca", mas na verdade o que precisamos é resolver um problema, ao invés de se apaixonar pela solução.
Em outras palavras, provavelmente, a melhor forma de decidir se você deve fazer um app pro usuário final, ou fazer um produto B2B, é entrando em contato com possíveis clientes e entender as dores deles. É algo bastante difícil, mas acho que seria mais fácil alcançar o sucesso dessa forma.

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via de regra B2B vai ser mais lucrativo, ainda mais se o seu saas ou microsaas fizer com que a empresa ganhe tempo,reduza o custo ou aumente o faturamento, será muito mais "fácil" vender

estou no mesmo caminho que vc , sou Jr de quase 2 anos de xp , penso em empreender em algo tbm to estudando um possivel saas para um nicho bem especifico b2b

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Já que ele perguntou sobre o que é mais fácil, tenho que discordar.
Por que o inovador é o mais difícil, com maior risco.
É difícil ter uma ideia ainda pouco explorada.
É arriscado suas suposições estarem errada e ninguém comprar o produto.
É trabalhoso criar do zero sem se basear com concorrencia.

O mais fácil é pegar um nicho que já tem algum atuando e abrir concorrência buscando ser melhor ou apenas diferente.
Por ex: descobri recentemente uma plataforma chamada Circle que é MUUUITO semelhante ao Slack.
Não sei exatamente oq ela oferece de diferente, mas está no mercado e certamente se baseou no Slack.

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Se ele partir para uma empresa, ele vai atender diversos usuários de uma determinada solução exclusiva daquela emrpesa, ou contratada de um terceiro, e ali você já tem uma cultura desenvolvida e uma metodologia que o time segue.
Se ele partir para "usuário", que eu entendo ser usuário final, foi o que eu quis dizer.

Concordo com você sobre a parte de ser mais difícil, porém não é impossível e inclusive é muito rentável.

Tem tanta solução de mercado que pode ser "copiada", ou "copiada e melhorada". Público tem e muito para todos os lados, e inclusive o usuário final nesse caso pode ser uma outra empresa com um grupo de pessoas que serão atendidas (usuários).

Tem um outro ponto também que é tentar ambos. Nada impede uma pessoa de trabalhar para uma empresa e criar suas próprias soluções.

Validação de produto concordo com você que é um ponto importante, e para isso exige pesquisa e algumas POCs, mas também não é impossível e inclusive o conhecimento que você ganha fazendo isso é muito valioso!

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Acho que vc não entendeu bem a pergunta dele.
Me parece que você entendeu se é melhor ser funcionário desenvolvedor de uma empresa ou desenvolver para usuários.

Na verdade, ele está perguntando sobre empreender desenvolvendo um produto para empresas ou para usuários (ou seja B2B vs B2C).

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Eu entendi, porém respondi sendo generalista.
Se você ler o que ele escreveu, tanto ele trabalha para uma empresa (cenário atual), quanto deseja empreender e tem dúvida sobre o tipo de usuário que deseja atender (B2B/B2C), as duas coisas estão bem claras, minha primeira resposta foi apenas afirmativa.