Minha visão sobre fazer faculdade e trabalhar com programação
Em resposta a uma publicação aqui no TabNews (vide a referência na fonte), achei muito interessante essa pergunta tão comum se devo ou não fazer faculdade para trabalhar com programação e então decidi trazer minha visão nesta publicação aqui.
Você pode até não fazer faculdade para trabalhar na área de desenvolvimento. E tá tudo bem.
Mas, saiba que o esforço para entrar em uma empresa da maneira tradicional (você não é filho do dono, nem tem um QI de alto grau lá dentro) será maior.
Pense em todo conhecimento que você precisará para vender que você sabe se adaptar as mais diversas situações que podem aparecer no dia-a-dia de projetos de programação, sem ao menos ter essas bases comprovadas (que sim, podem levar anos para aprender e entender elas).
Ter faculdade tem diversos benefícios (e não sou professor, ou diretor, ou vendedor de curso querendo boicotar as faculdades rsrsrsr), os mais proeminentes que vejo:
- Você se torna um profissional mais preparado para qualquer área do nicho
- Você se torna um profissional com mais qualidade para sua área de interesse
- Você aprende a estudar com professores e colegas diferentes
- Você cria networks com pessoas que estão na base com você
Mas, olha só, essa é opinião exclusivamente minha, com pontos meus, de acordo com as minhas experiências e conforme minha cosmovisão de mundo.
O ponto é como que você vai enxergar isso, por isso podemos te direcionar, mas decidir isso é muito pessoal seu:
- Será que é vantajoso pra você
ficar 4 anos na faculdade por um canudo
ouficar 4 anos estudando materiais aleatórios, cursos que você nunca termina, influencers que só repetem o erro
? - Ou você inverte essa ótica para
ficar 4 anos na faculdade por conta de uma licença atrativa para o mercado, importante pra minha vida como garantia de que me propus a suportar todo este tempo por um assunto
ouficar 4 anos estudando de forma autodidata, com muita resiliência, buscando os melhores cursos, seguindo as autoridades que fazem a diferença, ajudando outras pessoas
?
Lembre-se que a vida é muito relativa, por isso você não vai encontrar uma resposta sim ou não sem viés envolvido.
Eu fiz faculdade de Ciência da Computação (4 anos) e hoje tenho conceitos e fundamentos que são simples pra mim e que pra outros que não fizeram faculdade sofrem demais para entender. Coisas pra mim que são simples, pra muitos outros não. Além de que, para entender novos conceitos, a curva é mais rápida e até nisso para outros não.
Mas, será que essa relatividade é por conta de que fiz faculdade ou por conta de que durante o mesmo período de 4 anos na faculdade eu também estudei por fora de forma autodidata? Isso também conta muito!
Espero que essa resposta possa te ajudar não a tomar a decisão de fazer faculdade ou não, mas te ajudar a tomar decisões na vida da maneira mais sábia o possível... E sim, eu uso essa base pra tudo na vida.
E por fim, você pode fazer faculdade de programação sim, e tudo bem não exercer a função de trabalhar com programação ou atuar na área de tecnologia. Não vou romantizar a troca de faculdade, mas também não vou ser extremista ao ponto de falar que o que você estuda na faculdade é o que você irá trabalhar.
Muitas vezes uma só materia da faculdade gerou o gatilho necessário para você concluir o curso e faz você amar a teoria, mas quando vai para a prática é totalmente diferente do que você quer. E tá tudo bem.
Mas saiba, que o conhecimento além do técnico você adquiriu nestes anos de experiência, você será uma pessoa muito melhor depois da faculdade, de um curso, de uma mentoria, bootcamp, livro, etc. O importante é o que está extra linhas e entrelinhas. Como soft skills, como emotional skills, como oportunidades e pessoas que podem te ajudar a ir para o próximo nível!
Se vale a pena fazer faculdade? Pra mim que fiz, vale sim. Mas, a pergunta é, e pra você?