Executando verificação de segurança...
2

Como fazer para mudar de tecnologia?

Já trabalho na área vai fazer 2 anos e atualmente trabalho com c# asp.net mvc.
Tem tempinho que não me sinto bem trabalhando com essa tecnologia, não sei explicar, parece que faço as coisas porque é preciso fazer e não porque eu realmente gosto, entende?
Sempre vem na minha cabeça uma vontade de trocar de stack, atualmente eu estou querendo ir para o javascript (já tenho experiência, tbm uso no trabalho), mas, ao mesmo tempo, eu fico me perguntando se vale a pena jogar esses 2 anos de experiência com c#/asp.net fora.

Eu quero ir para o javascript, mas sempre tem aquele pensamento de que talvez o mercado para essa stack esteja muito saturado e a concorrência seja maior.

Enfim, gostaria de saber como vocês fizeram para trocar de tecnologia, talvez isso possa me ajudar

Carregando publicação patrocinada...
2

Será que o problema não é programar pros outros?
coincidentemente também trabalho com .net e c# a dois anos, e recentemente tava me sentindo bem sobrecarregado, meio que sem acreditar nas demandas que me pediam sabe? tipo, ta eu vou fazer isso mas o produto não vai melhorar pq tem infinitos erros (projeto legado). até que recentemente comecei um sistema próprio, em c# e pra front comecei a me aventurar no angular, typescript e javascript, e isso me deu um animo bem legal, entendi que minha sobrecarga era mais relacionada com a empresa do que com a stack, quem sabe não te dê um animo a mais programar algo que vc acredite, pq sinceramente não sei se vc mudar pra um java da vida pra backend vai mudar de alguma forma o animo sabe...
mas não sei, o que serviu pra mim pde ser que não sirva pra vc obviamente.

1

Bom, realmente acho que o projeto atual esteja me influenciado bastante nisso. Também trabalho com um projeto que era legado. A gente migrou ele para o dotnet 7, porém continuamos usando o código antigo, enfim, uma maluquice sem fim. Parece que a gente tá pintando uma casa que as paredes estão caindo, mas continuamos pintando ela na esperança de deixar bonita.

Mesmo assim eu estou curtindo estudar mais sobre nodejs e javascript, então vou seguir o conselho do cara que comentou

1

Na minha opinião, 2 anos de experiência tem ótimo valor, ainda mais com uma linguagem não tão popular como Javascript é hoje em dia. Acho que caso deseje trocar de stack, começa fazendo projetos básicos, lê a documentação, e vai estudando bem em background, devagar. Não vai te custar tanto tempo, e também vai estar aprendendo coisas novas.

Então digamos que você trabalhe das 9h às 17h com C#. Aí após esse período, você estudar Javascript como se fosse só por hobby ali por 1h ou 2h por dia.

1

Tem certeza que o problema é a tecnologia? Muitas vezes o problema pode ser o contexto em que esteja usando a tecnologia. Por exemplo, sou dev Java, já trabalhei em projetos com Java 6, ferramentas antigas que sequer usavam GIT e realmente era desanimador. Mas também já trabalhei em projetos com java mais recente, microserviços, time utilizando scrum corretamente e isso era muito motivador.

Acho que é mais fácil se manter na tecnologia que já tem experiência e procurar um projeto mais interessante, do que mudar de tecnologia, a não ser que apareça alguma oportunidade que te interesse nessa nova tecnologia.

1

minha opinião
poucas pessoas conseguem trabalhar com o que gosta. se nao conseguir, relaxa.
acredito que o meu mérito foi ter escolhido o Java e hoje sou o CEO da programação na minha empresa. ainda consigo apoiar os projetos das staks diferentes.
tanto que o meu salário é diferenciado.
estou em processo de escolha sobre ficar aqui no Brasil ou ir para o Canadá trabalhar em uma empresa que fiz parceria em um projeto a o passado.
acredito que ser diferenciado. é torna importante na empresa e em locais onde vou, passo por poucas comparações.
o mercado se tornou volátil e as vezes a resiliência traz contrastes e realizações. me considero disputado em vez de suficiente.
aconselho se especializar em uma linguagem interprise pois estamos virando raridade