Executando verificação de segurança...
10

Como Duolingo me ajudou com a procrastinação

Hoje tenho 30 anos e a exatos 11 anos atrás eu estava servindo o serviço militar obrigatório e como todos sabem, soldados normalmente tem uma rotina bem rígida tanto em questão de disciplina como também com as atividades físicas. (pelo menos no exército).

Após 1 ano eu dei baixa e saí do exército, desde então nunca mais me exercitei.

Sempre que pensava em começar academia ou outro tipo de atividade física me dava uma baita preguiça.

Então largava antes mesmo de começar kkkkkkk

Não cheguei a engordar, porque não sou de ficar comendo muita besteira, não gosto muito de trocar um prato de comida por fast food.

Mas, independente disso, eu estava muito parado, principalmente porque já estou a 4 anos trabalhando em home office.

Mas uma coisa interessante aconteceu e mudou a forma como lido com a questão do sedentarismo e também com a procrastinação.

A empresa em que eu trabalho tem alguns clientes em outros países aqui da América do Sul e embora muitos funcionários falem inglês, poucos ou quase ninguém fala espanhol, foi quando a empresa decidiu dar um curso de Espanhol para todos ou para aqueles que se interessassem.

Fiquei empolgado com a ideia e decidi fazer o curso e em conjunto comecei a fazer o Duolingo, até então nunca tinha usado o APP.

Fiquei alguns dias estudando pelo App e o que me chamou muito a atenção foi a questão da ofensiva, que basicamente vai marcando a quanto tempo você já está aprendedo o idioma.

E sempre que você fica um dia sem estudar, o Duolingo envia notificações informando coisas do tipo:

— Você já está estudando a x dias não deixe sua ofensiva terminar.
— Poxa, vai ser tão triste você perder uma ofensiva de x dias.

Todas as vezes que eu via essas mensagens, mesmo com preguiça eu fazia 1 ou 2 aulas.

Resultado, hoje completa 400 dias que estou estudando pelo Duolingo.

O incrível é que eu nunca havia ficado tanto tempo fazendo um curso(exceto a faculdade que foram 5 anos).

Decidi que eu ia aplicar a mesma lógica para fazer exercícios, comecei a correr e marcar a quantidade de dias que eu já estava correndo.

Hoje completa 46 dias que estou me exercitando, intercalando entre dias de caminhada e dias de corrida.

Nesses 46 dia já somei 300km percorridos entre corrida e caminhada.

O que me deixou absurdamente entusiasmado foi que eu percebi que sou muito ligado a quantos dias estou fazendo algo e isso me anima a continuar, porque sempre que penso em desistir a primeira coisa que vem na mente é:

— VOU PARAR AGORA, JÁ ESTOU A X DIAS NISSO, NÃO POSSO DESISTIR.

Enfim, espero que esse relato possa contribuir com a forma como você lida com os problemas de procrastinação e sedentarismo.

Obrigado e até a próxima =)

Carregando publicação patrocinada...
2

Duolingo é incrível, não tem o melhor jeito de ensinar mas com certeza traz resultados e até alguma coisa para se orgulhar - a ofensiva.

Sou viciado no app, bati 1000 dias no final do ano passado e foi uma sensação incrível (confesso que depois deu um vazio por uma falta de objetivo). Pretendo fazer um post bem detalhado daqui uns dias quando completar 3 anos, caso queira, me segue por lá :)

@marlonangeli

2

caracaaaa 1000 dias, Parabéns!!!

Cara realmente, os caras criaram um ambiente que faz você se orgulhar quando atinge mais de 365 dias de ofensiva, é sensacional.

Com certeza, vou te seguir lá.

1

No meu caso o que me ajuda a caminhar e correr todos os dias é um simples smartwatch que monitora quantos passos ando por dia. Fiquei preocupado após perceber o quanto eu era sedentário com 400 a 500 passos por dia. Agora tenho metas diárias de passos e isso ja me ajudou a perder 4kg em uns 4 meses

1

Nesse mesmo sentido preciso indicar muito um app que salvou minha vida em muitos sentidos desde o ano passado, o nome é Finch, ele tem um bichinho (que também é um pássaro) e basicamente por fazer tarefas que você coloca mas o foco é autocuidado. Esse app me fez sair de um momento muito difícil, eu precisava muito de exercícios pois tenho dores crônicas, precisava largar o álcool para não atrapalhar com os remédios enfim. Tem 200 e poucos dias que estou completando meus objetivos e longe do que me faz mal. Eu soube do app pelo DioLinux e sou muito grato mesmo.

1

Esse ano voltei a usar o Duolingo depois de um bom tempo parado.

E, realmente, a questão da ofensiva ajuda muito quando não se está tão lá animado para fazer a atividade.

Na primeira semana estava todo empolgado e foi tranquilo ficar no topo do ranking, mas nessa semana já senti um pouco. Mas, quando lembrei da ofensiva já fui logo fazer algumas atividades pra não perdê-la.

Espero chegar nos 152 dias do nosso amigo Jeff, nos seus 400 dias e quem sabe nos 1000 do super Marlon.

1

Duolingo é mt bom mesmo, estou com 152 dias, mas eu ja passei por uma experiência ruim. Se um dia voce perder sua ofensiva realmente perder e ter que comecar do 1 e isso vai se tornar uma barreira para recomeçar! Quando comecei com o Duo, fiz uma ofensiva de 100 dias, após perder... fiquei quase 2 anos sem conseguir voltar a estudar, pois fiquei muito desanimado em ter que recomeçar. Mas hoje pelo que vi o Duo é menos rígido, tem os bloqueios e ainda fica estagnado por uns dias ate realmente perder tudo.

2

Realmente eu concordo, seria uma barreira sim para recomeçar.

Mas os bloqueios de ofensiva existentes atualmente ajudam muito e fazem todo o sentido, porque em qualquer construção de um novo hábito você pode perder um ou dois dias e ainda assim continuar.

Eu por exemplo perdi sim alguns dias no duo, mas querer manter minha ofensiva me fez querer continuar então eu considero que o objetivo deles de manter o aluno aprendendo foi atingido com sucesso.

1

Caraaa, muito obrigadado pelo seu relato aqui!

Antes de mais nada, bem vindo ao mundo da Corrida! Também sou um corredor e com ela transformei meu dia a dia e minha rotina pra fugir da preguiça e do sedentarismo.

Essa didatica do Duolingo realmente ajuda, tenho uma amiga que tem uma ofensiva dessas e ela protege com unhas e dentes. Vou usar seu relato para me dar forças e voltar ao Duolingo (já larguei ele umas 2 ou 3 vezes) rsrs..

1

Cara, fico feliz em contribuir.

A caminhada e a corrida, me ajudaram em outras coisas da vida, por exemplo organizar os pensamentos e até no controle de ansiedade já estou percebendo uma melhora significativa.