Executando verificação de segurança...
1

pensando em mudar pra backend

ola galera sendo bem direto sou iniciante na área nem Junio sou ainda, conehci a área faço faculdade e me interessei muito por frontend web, porém percebi algo:
eu é mais 100000 de pessoas né, seja por notícias mas acho que principalmente a culpa seja dos influencers que já apresentam programação como: HTML, CSS e Javascript, e poh tomei minha decisão depois de analisar o mercado como um todo sei que existe área de games, segurança da informação, gestão etc.

mas enfim 99% da galera teve a mesmíssima ideia que eu o que gerou até casos como aquela vaga de React que abriu e teve mais de 9mil pessoas se aplicandoKKKKKK, e pensei que como tô aprendendo javascript e no início da carreira ainda dá pra trocar de foco sem me atrasar muito, e recentemente passei por uma oportunidade que ganhei uma vaga no ifood pra um curso online de backend, no começo fiquei com os dois pés atrás mas depois fiquei pensando que "nossa que oportunidade boa" e queria a opinião de vocês pq no meu ver: backend ganha mais, no futuro vão ter muito mais pessoas (da multidão que já tem hoje) no front end e isso dá um frio na barriga.

e curiosamente meus devs favoritos são backend (Fabio Akita, manoDevin,Deachamps etc)
enfim acham que pode ser uma boa? e o que esperar da área pro futuro? sou inexperiente e qualquer conselho é bem vindo então desde já obrigado :)

Carregando publicação patrocinada...
1
1
1

Faça o que te deixa feliz. E o'que consegue fazer bem feito. Quem consegue isso tem vaga em qualquer coisa. Se consegue fazer uma coisa ou outra bem e te deixa feliz, melhor ainda. Não escolha algo porque tem mais vagas ou porque tem menos concorrência. Se o que se dá bem tem mais vagas e menos concorrência, melhor ainda. Mas isso pode mudar. Se todo mundo for para o que tem melhor relação de oferta/demanda, isso se inverte rapidinho.

Eu até entendo que a gente fala coisas como hipérbole, mas cuidado para não fazer isso e te influenciar. Obviamente que 99% das pessoas não tiveram a mesma ideia. Apesar da hipérbole, pode ser uma percepção errada. Eu tenho muito contato com a área, estou aqui desde que só tinha mato, e não consigo ver isso assim. Nem diferente. Não é tão fácil medir isso. Mas eu sei que as pessoas tendem achar que a grama do vizinho é mais verde que a sua. Elas acham que trocar de quintal vai ficar mais fácil, e assim ela não precisa resolver o real problema, ela tem péssima formação.

Não estou analisando seu caso, até porque só te conheço por um texto, que dá indicações, mas é só uma percepção olhando por uma fechadura em um quarto escuro, mas faça uma reflexão do motivo que quer trocar, e se isso vai resolver o problema.

De qualquer forma, a experiência pode valer, não estou dizendo para não fazer. Algum ganho terá.

Ganha mais quem é bom, quem é melhor, quem consegue se vender bem, quem consegue as melhores vagas, quem vai atrás do que pode ser melhor. É óbvio que a relação de oferta e demanda ajuda o valor ir para cima ou para baixo, mas o segredo é ser uma pessoa que faz muito bem o trabalho, que entrega mais do que os outros, assim pode ir para o que paga mais. Não vejo essa relação direta de que tal área paga mais. Pode ter uma tendência porque na área tem gente melhor e ganha mais, isso é outra coisa completamente diferente da área pagar melhor. Se a área tem gente melhor, a concorrência é bem mais difícil, mesmo que menor.

Deveria ter bem menos desenvolvedores de front end, tem muito porque talvez seja a área mais mal feita do nosso setor. Há muita coisa desnecessária sendo feita porque faltam os fundamentos, até mesmo para os mais experientes. Mas isso é assunto para outro momento.

Foque em ser um bom desenvolvedor.


Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Muito bom ler teu comentário, só fortalece o meu pensamento. "Pode ter o número de concorrência que for, se vc for muito bom no que faz, isso nao será um problema." Então eu sempre busco ser o melhor.
Aliás, se me permite, teria livros que vc considera muito importante pra indicar?

1

cara é exatamente isso kk, muito obrigado seu comentário foi esclarecedor pra uma pessoa perdida diante de tantas oportunidades e escolhas, valeu mesmo :)

1

Cara, acho que é totalmente válido você começar a estudar mais sobre backend, tanto pra ver se você realmente gosta quanto pra ter uma visão melhor se como uma aplicação web funciona.

Mas quanto a essas vagas de front com muitos candidatos, não acho que seja um grande impeditivo pra entrar na área, já que esses números podem não representar a realidade (as plataformas podem manipular esses número, como o Mario Souto exemplificou brevemente nesse vídeo) ou mesmo serem bem inflados por conta de diversas pessoas se candidatando apenas para buscar experiência com entrevistas.

No fim acredito que o principal é você focar no que gosta de fato (seja back ou front), criar uma rotina de estudos, fazer projetinhos pra ganhar experiência etc, além de aprender um pouco mais sobre as outras áreas, pois isso vai fazer você se destacar muito em relação a outros candidadatos.

Além disso, tente entender muito bem a linguagem que você escolheu (no caso JavaScript) e entender também o contexto em que você está utilizando ela. Tente entender o que diferencia o Node de outros runtimes, entender como o navegador funciona, estudar mais sobre CSS, estudar alguns comportamentos aparentemente estranhos do JavaScript e tentar entender o motivo de ser assim (inclusive isso pode aparecer muito como pegadinha em entrevistas técnicas) etc. Muita gente peca nesses pontos e acredito que esse seja um dos principais motivos para uma pessoa não ser aceita numa vaga

1

caraca não sabia desse esquema cara obrigado por esclarecer, e de qualquer forma será conhecimento pra área que sera valido de uma forma ou de outra então obrigado mesmo!

1

Se você está começado, estude ambos, tente trabalhar com ambos e tome uma decisão para que "lado" você vai.

Vou te contar brevemente sobre minha carreira para você entender melhor o motivo da minha resposta acima.

Eu trabalho com desenvolvimento web a uns 20 anos (é, já não sou um garoto :D). Eu comecei como "web designer", o que hoje seria o front-end. Gostava bastante, até que um dia tive que me virar com um legado em PHP e acabei atuando como full-stack.

Depois, migrei para Python (dos 20 anos, 12 foram com Python) e fui deixando o front de lado. Em seguida, me vi atuando como devops, na sequencia com líder técnico, CTO e, agora, estou trabalhando com React e Python (ainda).

Uma coisa que posso te falar é, atue com o que, e com qual linguagem, você tem prazer de trabalhar, algo que te motiva e te faz querer aprender mais, independente da linguagem ou "lado". Lembrando que linguagem é uma ferramenta, não importa qual.

Se você for olhar somente pelo lado financeiro e de quantidade de vagas, Front-end, no momento, tem mais vagas, principalmente fora do Brasil (seja presencial ou remoto).

1

obrigado mesmo cara e de qualquer forma acho que pode ser bom aprender os dois assim posso ir para o ramo de fullstack, s sério fiquei de boca aberta pelos caminhos que você passou pela area, praticamente zerou a T.I 😅😅

1

Estou ficando velho 😅

Peguei o nascimento do jQuery, o boom dos do WordPress, do Django, do Ruby on Rails etc.

Eu comecei com 13/14 anos. Parei um tempo pois achava que era só por diversão e acreditava que tinha que fazer outra coisa da vida, voltei depois de um tempo e segui em frente.

Tenho 39 anos agora. Já vi muita coisa, muito programador emocionado, muita gente defendendo (e brigando por) linguagem etc.

O mais importante é se sentir bem, não parar de estudar nunca e lembrar SEMPRE que linguagem, IDE e etc é tudo ferramenta, aprenda os conceitos que, seguindo para um lado ou para o outro, vai ser mais fácil.

1

E quantos advogados existem? Quantos deles possuem OAB? Quanto desses que tem OAB são bem sucedidos?

Não vai ser a mudança de area que vai te fazer ter sucesso, é o teu diferencial, teu esforço e teu conhecimento.

Como você mesmo disse, vc nem Júnior não é ainda. Enfim, toda mudança de foco causa perda de tempo, pense bem antes de mudar.

1

Bom sou frontend tem 7 anos e nunca ganhei menos que meus colegas backend, tudo depende da qualidade do seu trabalho e sua habilidade de se colocar no mercado.

0

Quem já me conhece está cansado dessa mensagem, porém as pessoas estão acordando já sabem que front e back para web está algo além de difícil, então esse tipo de desabafo e dúvida está cada vez mais repetitivo, me obrigando também a ser repetitivo e dar a mesma resposta.
Aconselho abandonar front-end e back-end essas áreas estão saturadas, como você mesmo mencionou está "você e mais 100000 pessoas" no mesmo barco.
Há excessos de mão-de-obra, você percebeu também a quantidade de influencers carismáticos, nas suas salas com luzes coloridas, um sorriso sempre no rosto, um ambiente quase celestial, vendendo facilidades, apoio 100% quase fraternal, sonhos de faturar alto, bastando apenas começar com seus cursos gratuitos e depois pagar a eles um baixo valor inferior a R$ 200,00.
Há excessos de cursos gratuitos, com excessos de mudanças, onde a todo momento você sofre um reset, ou seja, da noite para o dia você vira um nada.

Sugiro tecnologias duradouras e consolidadas como:

  • SAP.
  • Protheus da TOTVS.
  • Oracle Database.
  • Oracle Exadata.
  • Amazon QuickSight. (B.I. - Business Intelligence)
  • Salesforce.
  • BMC Control-M
  • Power Center (ferramenta de ETL)
  • RPA - Robotic Process Automation
  • Cobol

A vantagem é que você só precisa saber uma delas.
E claro somado a Machine Learning e Deep Learning que é o nosso presente e futuro, não tem como escapar disso.