Executando verificação de segurança...
7

Achei que era sindrome de impostor, mas pelo jeito eu sou realmente abaixo da média.

Estou estágiando em uma segunda empresa depois de ter feito 8 meses de estágio em uma outra empresa, sido contratado como junior e dispensado após a experiencia e agora estou estagiando novamente. Faço tutoriais, tenho meus projetinhos, tudo tranquilo. Mas quando vou conversar com outros iniciantes na área pra ver se me conecto e vejo os codigos e portifólios deles tudo parece estar num nivel tão alto de organização e segurança.

Comecei a sentir que por mais que eu entenda de lógica e saiba fazer códigos funcionais, não tenho aquele 'tchan' a mais. Se eu faço um sistema de login que só verifica a senha num db e retorna true ou false, eles tem sistemas de codificação, sistemas de criptografia com muito mais etapas e etc.

Se eu faço um crud em react com um '.map' pra exibir tabela, eles fazem uma super manipulação e tratamento dos dados antes e varias verificações try catch que nem sei exatamente o que tão fazendo.

E quando eu vou pesquisar na internet seja documentação ou tutoriais, tudo me trás o mesmo resultado de um código 'simples' de um novato, sem um toque de segurança ou tratamento de informação.

Estou pensando demais? Essa galera q eu me comparo na verdade já poderiam ser plenos ou seniors e estão presos num nivel proximo ao meu? Como eu faço para aprender todas essas coisas que eu nem sei que existem? só pesquisar 'login tutoria react' nao me ensina nada de novo nesse nivel que eu busco. Como evoluir?

Carregando publicação patrocinada...
5

Salve salve @Temistoclis.

Antes de tudo gostaria de agradecer a todas a respostas, TODAS, absolutamente TODAS impactaram minha vida! É fantástico iniciar o ano com o mindset alinhado! Gratidão a todos!

Me chamo Adriano, tenho 35 anos e sou dev a cerca de 10 anos e vivo um momento de transição de carreira de web dev pra indie game dev e muitas vezes duvidei das minhas capacidades e até hoje ainda acontece. Em resumo minha vida foi só perrengue e pouquíssimas conquistas, tive um irmão alcoólatra além d'ele usar várias drogas, no meu aniversário de 18 anos ele botou fogo na nossa casa e perdemos tudo. Tive duas convulsões na minha infância devido a tanta ansiedade/medo que vivia por causa das ações dele. Ele tentou suicídio mais de 10x e na última ele conseguiu.

Precisemos dar um reset na vida e começar do zero, tudo o que meus pais contruíram e trabalharam a vida toda foi por água abaixo, mas Deus tem um propósivo em tudo e como prometi seria um resumo e vou parar a história por aqui.

Sempre na última semana do ano me bate uma tristeza das mais profundas e eu não consigo controlar, vem lembranças da infância (maioria ruins) sou arrastado por vários pensamentos derrotistas e confesso que tive pensamentos de suicídio também.

Mas lembra que comentei que em tudo Deus tem um propósito? Com todos os problemas que vivi, tive a honra de aprender com eles, aprender sobre resiliência, sobre dar a volta por cima, estender a mão quando o outro necessitar e eliminar o ato de julgar. O maior mestre que já existiu e existirá nesse universo, ou melhor, "O Cara" que criou tudo isso já nos deixou uma mensagem de conforto (vou mudar um pouco pra nossa linguagem geek)

  • "eu digo estas coisas para que vocês tenham paz. Neste mundo vocês passarão por fases difícies, mas tenham bom ânimo, pois eu zerei o game" -

O medo só exite pra uma coisa, afastar o que Deus tem guardado pra nós, Deus coloca as coisas mais extraordinárias da vida do outro lado do teu máximo medo! Vou te explicar como o inimigo age em nossas vidas usando a favor dele a nossa mente, te apresento os 3 D's (des) do bicho do mal: PS: ISSO NÃO TEM NADA A VER COM RELIGIÃO E IGNORAR ESSA IFORMAÇÃO NÃO É IGNORÂNCIA, É BURRICE ;)

  • DÚVIDA (primeiro ele tenta de alguma maneira implantar a dúvida na tua mente)
    Irmão, se você está buscando conhecimento, mas principalmente, se você ama o que faz, não tenha dúvidas (mas tenha cautela com o excesso de certezas pra não perder a humildade). Tudo o que você buscar você vai encontrar as respostas, não tenha dúvida.

  • DESÂNIMO (aqui é o momento que o demon mais gosta. No versículo que coloquei acima Jesus diz "tenham bom ânimo pois eu venci o mundo", por isso o demon ama nos ver desanimados)

    Temis, nosso corpo é hormonio circulando 24h, cortisol (hormônio responsável pela fadiga, desânimo, estresse, enfim, tudo o que é RUIM! Precisamos fazer EXERCÍCIOS FÍSICOS TODOS OS DIAS pra eliminar essa desgraça de cortisol e seguirmos com boa energia, bom ânimo, disposição, clareza, E TUDO O QUE É DE BOM! O aprendizado é MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUIIIIIITOOOOO melhor quando existe atividade física envolvida.

  • DERROTA (onde grande parte das pessoas se encontra hoje).
    Cara, o ócio apodrece as pessoas, aqui a mente começa a definhar, a procrastinação faz parte do hábito aqui. O que acontece no estágio derrota? DERROTA!

Esse ciclo pode ser quebrado em qualquer estário, o importante é quebrá-lo e NÃO SE PERMITIR mais cair dentro dele.

Então Temis, a vida é cheia de obstáculos, mas embaixo de cada obstáculo vem muito, mas muito aprendizado, conhecimento, sabedoria, etc. Ganhar dinheiro é difícil, ficar sem dinheiro é difícil, estudar programação (ou qualquer assunto relacionado a TI é difícil), estudar adm, direito, medicina, ou qualquer outro curso, é difícil também, viver uma vida abundante é difícil, viver uma vida escassa é difícil, a sacada é, escolha o seu difícil.

Em 2021 me deparei com um dos maiores medos da minha vida, o de ser pai.
Em 2022 Deus me revelou o real significado da felicidade, nossa filhinha Vicky veio pra nos transbordar de alegria e também nos encher de propósitos.
Em 2023 eu e minha esposa Gabriele vamos pegar todos os obstáculos (que em primeiro momento pareciam obstáculos) e vamos construir uma escadinha, degrau a degrau em direção ao topo!

Temis, parabéns por ter chegado onde você chegou, e por ter aberto a nós essa sua dor, tenho certeza que muitas pessoas foram impactadas pelo que você disse e muitas delas tomarão grandes decisões por causa da tua ação, tem poder quem age! Desejo que esse ano seja um ano transformador na sua vida, e lembre-se que Ele coloca as coisas mais extraordinárias da vida do outro lado do teu máximo medo!

Vou deixar alguns livros que transformaram completamente a minha vida:

Bíblia Sagrada
O Poder do Subconsciente - J. Murphy
O Jeito Harvard de Ser Feliz - Shawn Achor
O Obstáculo é o Caminho - Ryan Holiday

Específicos para programação:
Código Limpo - Martin
Arquitetura Limpa - Martin

Se precisar trocar alguma idéia ou até mesmo desabafar mais, sinta-se a vontade em me chamar irmão:

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/adriano-ferreira-2a63ab119/
Insta: https://www.instagram.com/adrianoferrreira/
WhatsApp: (42) 99938-2228

4

Olá temis, espero que esteja bem!

Sei que o inicio pode ser bem complicado... e acredite, sempre haverá alguém melhor que você. Tenho 37 anos e comecei em técnologia em 2020 na pandemia, consegui meu primeiro emprego em novembro de 2021, onde estou até hoje. Apesar de sacar bastante coisas na stack que estudo, sempre tem alguém que sabe mais que você. Acredite, sempre!

No inicio entrei numa pira onde me cobrava muito, e hoje aproveito cada segundo para aprender o máximo que consigo com minha equipe, nos projetos em que atuamos dou o meu máximo, e extraio o máximo deles, nos cursos que faço - independente de serem aparentemente "inferiores" -, e recentemente usando o chatGPT como aliada de estudos.

Outra coisa, sempre haverão maneiras, talvez milhares de coisas que você nunca verá ou usará na sua vida, claro, partindo do principio que você nunca deixará sua carreira.
Conheci um gerente de projetos em minha empresa que começou como estagiário, ele já tem um pouco mais de 20 anos por lá, e ele passou por vários projetos, linguagens, OS's, Frameworks, cargos, e quando tú para pra conversar com o cara, tú toma um baita susto, saca de muita coisa, e muita coisa mesmo, e sempre deixa escapar em suas conversas, preciso estudar um pouco mais disso, ou daquilo, e sempre extrai alguma coisa da conversa para o seu aprendizado.

Então, levanta, sacode a poeira e parte pra cima. Encontre um objetivo, crie metas palpáveis, celebre-as, e o melhor... desfrute!

2
1
3

Isso é muito normal, sou desenvolvedor a mais de 25 anos e hoje trabalho com golang e flutter e até hoje muitas coisas me sinto assim também, isso é super normal mesmo, parece que as pessoas estão sempre com coisas sureal mais na verdade pra chegar a esse ponto também penaram muito e passaram por problemas no dia a dia de trabalho pra ter melhorado assim, agora claro que com a ajuda de uma pessoa mais senior ele poderia te levar a esses niveis, mais não se preocupe pois isso é muito normal mesmo, só o tempo e a experiencia do dia a dia que vai te levar a esses niveis e o principal é sempre esta em comunidades e foruns aprendendo mais conteudo, pois muitos cursos só ensinam o basico, pegue o exemplo dessas pessoas que vc ver o codigo com tudo isso a mais e comece entender e se perguntar o porque fizeram isso, assim voce vai entender a necessidade e em que momento deve usar esses mesmos recursos.
Sei que ainda está começando, mais em um futuro proximo vc também vai se sentir incomodado com o seu proprio codigo, sentir ele todo bagunçado e que não encontra nada, ai vc vai sentir a necessidade de aprender padrões de projeto, quando esse momento chegar comece também aos poucos entendendo os padroes e onde deve aplicar esses padroes de projeto.
Agora o principal de tudo, sempre vai ter alguem que sabe mais que voce e isso é normal, cada um tem seu tempo, sua experiencia e suas etapas na vida, seja menos duro com voce mesmo, nunca desista e faça com amor, pois esse é o principal caminho que vai te levar a ser um programador melhor.
Desculpe o textão rsrsrs mais precisa estou ai pra ajudar nessa caminhada.

2

Olá temis, então, li sua thread e posso te dizer as seguintes coisas:

  1. Todo mundo não aprende da mesma forma. Todo mundo tem um processo de aprendizado diferente, seja vendo cursos, vendo tutoriais na internet, fazendo faculdade e muitas outras maneiras. Obviamente isso vai impactar no que a pessoa sabe, por exemplo, uma pessoa pode aprender JavaScript de forma pobre usando um material ruim enquanto a outra pessoa usa um material bom e aprende de fato a programar JavaScript.

  2. Esse pode ser o seu caso, mas se mesmo vendo um material que você considera bom você julga ainda ser abaixo da média não tem outra coisa a fazer: PARE de se lamentar e corre atrás do aprendizado, estude o código dos seus colegas, comente mais sobre isso, aqui menos no TabNews tem conteúdos RA RÍ SSIMOS, que você pode aprender muita coisa inclusive com processo de aprendizado, padrões na programação etc. Simplesmente não tem desculpa, a Internet facilita muito a aprendizagem e se você ficar só se lamentando e arrastando esses pensamentos só vai ser ruim pra você, e ninguém vai te tirar dessa a não ser você.

Se precisar de uma ajuda pra procurar cursos bons e aprender novas tecnologias me chama no discord ou no telegram que te dou uma ajuda ( de preferência no Discord ) :

Suero#0538 - Discord
@Suerow - Telegram

Espero que dê tudo certo na sua caminhada de programador e não desista

Aqui vai também uma recomendação de vídeo do Filipe Deschamps, é curto e vale muito a pena assistir, vai fazer muita gente refletir e tem bastante a ver com o assunto:

https://www.youtube.com/watch?v=nngF9N6ePgY

0

Outras coisas que esqueci de mencionar: Busque fazer novos projetos, eu por exemplo comecei um projeto de eCommerce, que eu tive que acabar fazendo coisas que eu não era acostumado e nunca vi na vida, e por isso fui FORÇADO a fazer MUITAS perguntas e ERRAR MUITAS VEZES pra conseguir aprender coisas novas. O importante é não ficar parado e não arrastar lamentações que só vão te dar mais peso nas costas e te atrasar.

2

Cara, vou te dar uma resposta que talvez não seja a mais tranquilizante, nem sei se é a mais correta, mas a verdade é que ninguém que deu os outros conselhos também sabe de fato o que é a verdade nesse tópico, porque existem infinitas variáveis envolvidas.

Durante a escola eu fui um aluno horrível, todo professor achava que eu não seria nada. Eu hoje tenho 25 anos, e estudo programação e desenvolvimento de sistemas a mais ou menos 4 anos. Depois de muito esforço, sorte, e ajuda, consegui recentemente realizar o sonho pelo qual me esforcei todo esse tempo. Consegui um emprego na Europa, 55.000 € anuais de salário, realocação toda paga para viver na Estônia, escritório incrível, cidade ótima de viver, pessoas gente boa no trabalho. A empresa era em um ramo de negócio diferente do que eu trabalhava, mas com a mesma stack, Elixir, Docker, RabbitMQ, e outras ferramentas que eu já tive contato nas outras empresas que trabalhei.

Durante todo o início da minha carreira, eu estudei pra CARALHO. Eu dediquei minha vida a isso quase que inteiramente porque eu gostava muito. Me entretia, era quase como um jogo pra mim. Nos meus empregos no Brasil, sempre fui visto como acima da média, e sei que isso se deu ao meu esforço descomunal durante aquele tempo.

Antes de eu conseguir esse emprego no exterior, eu trabalhava em um grande banco aqui no Brasil. Ganhava bem pro padrão brasileiro, me apaixonei pela minha atual noiva e tive minha primeira filha a poucos meses.

Por que eu contei essa história que não tem nada a ver com o seu momento de carreira, e que aparentemente parece ser um "final feliz"?

Porque eu entrei nessa empresa gringa e tomei uma taca. Produzo menos do que todos os meus colegas de equipe, já tive conversas com meus superiores algumas vezes pra explicar problemas pessoais e como isso me afeta.
Enquanto eu estava morando com meus pais, solteiro, sem filhos, e era extremamente motivado, eu tinha todo o suporte e apoio para ser acima da média. Não é só uma questão de querer, é uma questão de poder, naquele momento, me esforçar pra ter o impacto que eu tinha.

Hoje, eu tenho outras preocupações e outras dificuldades. Minha família agora demanda tempo do meu dia, e não falo isso como se fosse uma reclamação. Eu amo cada segundo que passo com minha noiva e minha filha, mas é visível que para ser acima da média, eu precisava me esforçar mais do que todos, porque não sou naturalmente acima da média (raríssimas pessoas são). Problemas familiares aconteceram todos de uma vez também, a separação dos meus pais, o distanciamento dos meus tios que eu gostava muito, um câncer sem cura no meu avô que sempre amei mais do que meu pai. Essas coisas ruins aconteceram junto com a felicidade da vinda da minha filha, mas todas essas coisas sendo boas ou ruins impactaram na minha capacidade de concentração, no meu tempo livre no dia-a-dia, e em vários outros aspectos da minha saúde mental, que eu sinto que hoje não me possibilitam ser tão sagaz quanto eu era antes de entrar nessa nova empresa.

Não é um conselho confortante mas ao mesmo tempo quase sempre vazio de "Acredite em você mesmo!" ou "Deixe as coisas acontecerem no seu tempo e não ligue. Está tudo bem!".

Como está sua vida, fora dos seus estudos? Como está sua família? Você tem responsabilidades grandes como filhos ou parentes com necessidades especiais aos seus cuidados? Se sim, como vc lida com essas responsabilidades? Se não, vc já se consultou com um psicólogo pra saber se isso que vc sente não é ansiedade, ou algum outro problema que vc precisa tratar que vem de outra área da sua vida que não o estudo? Você estuda de forma desregulada e ansiosa e tem burnout por causa disso? Estuda e trabalha, e tem burnout por causa disso? E tantas outras perguntas que vc deve se fazer...

Eu tenho certeza que se você está se sentindo abaixo da média, é porque talvez você esteja mesmo. Mas você pode aceitar que você é humano, e que você pode ter outros problemas e preocupações que te impedem agora de ser tão bom quanto os outros, mas muito provavelmente eles não estão passando pelo que vc está, e tentar trabalhar pra melhorar sua vida e saúde mental como um todo pra aí então conseguir criar um ambiente mais favorável pra você se dedicar mais e crescer seu ritmo de aprendizado novamente...

Ou você pode achar que "é assim mesmo" e "está tudo bem" e não refletir sobre os problemas ao redor da sua vida que te impedem de estudar, não tentar reduzir o que você conseguir deles (Muitos são irredutíveis. Tem problemas que você simplesmente não consegue evitar).

As vezes você não consegue ser acima da média agora. As vezes sua vida tá de pernas pro ar e você não consegue nem ficar na média. Nesses casos você precisa aceitar que tem problemas que fogem o seu controle, e buscar resolver o que é possível de se resolver, e aceitar que o seu ritmo é equivalente ao seu esforço menos o impacto que os problemas que você tem te causam.

As vezes você não tem preocupação nenhuma, é novo e mora com os pais, mas precisa lutar contra outros problemas como procrastinação excessiva, vício em pornografia, jogos ou drogas. Se você se sente desse jeito, muito provavelmente ajuda profissinaol psicológica vai ser de grande ajuda pra você.

As pessoas não tem capacidades iguais. As vezes você tem menos rapidez pra aprender do que a maioria, mas a longo prazo, o esforço ganha da habilidade natural. Mas nem sempre você vai conseguir dar o seu máximo, atingir suas expectativas, e ficar batendo cabeça e tentando sem parar e sem olhar pros outros problemas da sua vida e aceitar que você nem sempre pode dar 100% de sí nisso é algo libertador. Busque sempre ser o melhor que você PODE ser, e aceite isso. Busque entender o que você precisa mudar na sua vida pra que você possa ser melhor.

Eu não cheguei onde cheguei porque tinha um dom natural, eu me considero muito mediano, em muitos aspectos abaixo da média e em pouquíssimos levemente acima da média, mas seu que meus resultados não foram medianos, foram muito acima da média. Eu tive momentos da vida que me proporcionaram dar 100% de mim se eu quisesse, e me esforçar mais do que a maioria. Eu consegui fazer isso de forma saudável. Hoje, como você, eu tento dar 100% e só consigo 50%. Meu progresso tá muito menor, mas é o melhor que posso fazer agora, se eu tentar dar mais do que isso, eu tenho um burnout. Eu tô abaixo da média dos meus pares. Mas eu faço terapia e busco na minha vida o que posso resolver pra continuar sendo o melhor pai e o melhor engenheiro que posso ser, e meu objetivo no futuro é chegar nessa média, e depois voltar a ser acima da média. Mas só se faz isso com calma e com saúde mental.

Esse texto infelizmente não tem um final feliz. Eu não dei a volta por cima, pelo menos não ainda. Minha vida continua conturbada, ainda to cheio de problemas e inseguranças, mas pelo menos é muito mais leve viver sem me cobrar de forma insalúbre. Desejo todo o sucesso do mundo pra você, e que você faça o mesmo. Se cobre de forma saudável, foque na sua saúde mental e entenda que no longo prazo não importa muito o quão rápido você aprende as coisas, mas o quanto você consegue se dedicar aos seus estudos sem ter burnout ou achar que você não deveria estudar. Aceite quem você é, se esforçe pra ser sempre melhor, se cuide pra não deixar esse esforço te fazer mal, mas busque sempre ir até o limite do que é saudável. Desse jeito, você vai estar sempre no melhor lugar que você consegue estar na média.

2

Fala @Temistoclis, beleza?

Vou te dar um conselho que dei pra um estagiário uma vez: você não precisa se medir com a régua dos outros!

Uma das coisas que eu tenho notado é que todo mundo quer crescer muito rápido, ser senior o quanto antes e quando essa galera encontra encontra alguém que conseguiu fazer algo um pouco diferente fica desesperado achando que não é o suficiente.

Mas pare e pense comigo um pouquinho: será que VOCÊ já não fez algo que deixou ele com esse mesmo sentimento?

  • Será que VOCÊ já conduziu uma reunião com a facilidade e recebeu um elogio do pessoal mais velho de empresa?
  • Será que VOCÊ já encontrou um bug que impediu um prejuízo futuro?
  • Será que VOCÊ já escreveu um caso de teste que fez aumentar muito a qualidade do projeto?
  • Será que VOCÊ já conseguiu definir um requisito que se tornou indispensável no produto?
  • Será que VOCÊ já não fez algo que todo mundo gostou e te enche de orgulho?

Enfim, nem tudo em TI é programação propriamente dita e exemplos tem vários. Você pode se achar pior que seu colega, mas pode ser que você só não tenha enfrentado os mesmos desafios. Você com certeza é muito bom em vários outras áreas e só precisa identificar isso em si mesmo.

2

Fala @Temistclis,

Cara, vou falar uma palavra que falo para meus estagiários e juniores... Calma. Se você já consegue traduzir um requisito de negócio em conjunto de instruções, isso já e um bom caminho. Acredite, tem gente que não consegue entender o que é lógica de programação.

Cada profissional tem sua história, assim como você viu que tem gente que facilmente já esta implementando autenticação de 2 fatores integrado com um OAuth2 via SAml com o Google em um processo de login, com certeza tem gente que não consegue fazer um print 2+2 no console do python.

Logo, calma.

Pelo jeito não é mais uma novidade para você, mas mesmo assim, vou dar a notícia: nossa profissão é uma das poucas que para poder trabalhar, o estudo e prática são constantes. Eu sou DEV desde os meus 8 anos de idade, e trabalho desde os 15 anos, e no dia deste post estou com 44, nunca parei de estudar.

A caminhada na nossa carreira é interessante e dinâmica mas ao mesmo tempo, exaustiva e dolorosa. Tenha calma e quem sabe eu possa te dar algumas sugestões:

  • Se na empresa que você esta fazendo estágio, você tem um superior ou um supervisor, peça um feedback, explique como você esta se vendo profissionalmente. E caso for possível, monte com essa pessoa, caso for necessário, um plano para você trabalhar seus pontos de melhoria
  • Já falei estudar? Se sim, falo denovo. E não é somente ler posts no Medium ou Tabnews, é ler um artigo aqui, pegar a fonte, ler a fonte do artigo e ir recursivamente. Ou seja, estudar profundamente o assunto. Por exemplo, você comentou tela de login, existem empresas grandes por ai que fazem somente isso, telas de login e autenticação. Pensa aí no tamanho da arquitetura que essas empresas tem. Um simples assunto pode levar a uma gama de estudos gigantesca
  • Cursos. Assine e faça cursos, Udemy, Alura e qualquer outro ai que os Dechamps indicarem $$$.
  • Peça ajuda, tem muita gente boa por ai que tá disposta a ajudar a turma de boa.
  • E quando você for um DEV p##a das galaxias ajude os outros também.

Fique bem, o conhecimento vai lhe trazer o resultado.

1

Não sei se já foi comentado aqui, mas cada um tem a sua trajetória com os seus perrengues e conquistas. Entender isso faz com que você siga mais a sua jornada ao invés de se comparar com outros e tem algo que eu ouvi uma vez e sempre me lembro quando to pra baixo: "sempre vão existir pessoas melhores que você em alguma coisa" ai o que você faz com essa afirmação é que vai te deixar bem ou mal. E com essa frase vem duas abordagens: estar nesse meio para aprender com os melhores ou ficar longe triste por não estar nele e se cobrar por não estar ali.

1

Fala Temis,
Antes de tudo, Parabéns:

  1. por procurar ajuda! Isso já significa que você é acima da média!
  2. por querer melhorar, é só uma questão de tempo para você conseguir ajudar o próximo estágiario.

Acredito muito nos objetivos definidos e cumprimento de metas pessoais, só não esqueça do mais importante: Curtir a jornada. Celebrar cada pequena conquista vai melhorar muito sua auto-estima.
Se perceber que falta alguma conhecimento procure um bom livro. Eles podem te passar um conhecimento que está fora dos tutoriais e fóruns.
Escutei uma frase muito interessante: É um privilégio estar cercado de pessoas mais inteligentes que você, eles o ajudarão a buscar o seu melhor.
Agradeça por isso e nunca seja a pessoa mais inteligente da mesa.

1

Pode ser óbvio, mas você pode continuar estudando e aproveitar que você está encontrando pessoas melhores que você pra aprender com elas. O estudo nunca deve sair da rotina de um dev.

1

Cara, compartilho com você algumas dessas frustrações, e gostaria de agradecer aos que contribuiram também para seu post, foi de grande ajuda para mim, apesar de que eu não desisto e estou meio caminho andado em relação aos conselhos. Por mais pessoas assim como os que colaboraram e ajudaram, nao somente ao dono do post, mas a pessoas como eu também. estou estudando firme desde outubro de 2021, faz um ano e ainda não consegui minha primeira vaga, eu sabia que a jornada seria arduosa, mas cada um tem seu tempo, tem seus altos e baixos e damos nosso melhor todos os dias, por mais que o nosso melhor não seja o esperado, mas não desistir e focar em algo que acredita, é a chave para vencer qualquer obstáculo.