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Olá KitSuni!! (kkk), beleza!?
Em algumas culturas regionais ou organizacionais uma comunicação assertiva pode ser entendida como grosseria. Por exemplo, quando numa única frase já comprimento e levanto o problema algumas pessoas podem entender que não dei o "timing" entre o início do diálogo e a solução dos problemas. Não que eu não goste de uma comunicação assertiva, mas essa só consigo com meus colegas mais próximos; pessoal de outros departamentos parecem demandar um rodeio maior.

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Salve mano!

Tô ligado que a forma de conversação é totalmente ligada a cultura de um povo ou uma região. Mas nesse caso varia muito tanto pela necessidade e pelo escopo.

Supondo que o escopo seja profissional e que o problema já é reconhecido e precisa ser tratado urgentemente, nada impede que a pessoa use um estilo de comunicação mais assertivo.

Entretanto vária de cada pessoa para pessoa se ela prefere manter a comunicação menos assertiva e mais educada no pessoal ou vice-versa.

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Depende muito da pessoa também, familia e etc. Eu considero uma comunicação mais assertiva (no contexto profissional) mais respeitosa, já que valoriza o tempo da pessoa, assim ela não gasta tanto tempo em algo simples. Mas existem pessoas que acham isso falta de educação, talvez por parecer que você não quer conversar direito com o outro. Enfim, como isso varia de pessoa pra pessoa, acho que entender a pessoa primeiramente é importante em qualquer caso, uma dica que eu daria é de informar para quem estiver perguntando sobre alguma coisa para você, que você prefere uma comunicação mais assertiva.