Executando verificação de segurança...
1

Excelente ponto de vista!
Eu acrescentaria com a visão de que o Brasil ainda é um bebê em vários aspectos. Somos uma nação "nova" se comparada aos gigantes mundiais. Isso trás uma desvantagem competitiva a nível cultural. Nossa cultura ainda não permite grandes avanços, mesmo que tenhamos um enorme potencial.
A título de exemplo, olhemos para o mercado nacional do turismo.
Temos por aqui em TODO o Brasil um enorme potencial turísitico, mas muito pouco explorado devido em muito ao atraso nas políticas públicas de incentivo e fomento.

Vejamos um caso: note o destino Porto Seguro, por exemplo. Berço do país e lugar de maravilhas naturais.
Quem já passou por ali viu o atraso e abandono que é a região, apesar de ser destino top de visitação nacional.
Já atravessaram de Porto Seguro para Arraial D'ajuda? Existe um balsa ali que não tem motor e é arrastada para o outro lado do canal por uma embarcação velha e sinistra. O aeroporto "internacional" parece um puxadinho de terminal de ônibus intermunicipal. E não é só minha percepção. Conversei bastante com muitos comerciantes e empresários locais e eles tem vontade de fazer, mas são tolhidos pela burocracia pública, pela legislação de "proteção" do patrimônio público e pela falta de investimentos (por conta dessas restrições). Ou seja, o problema do Brasil é o brasileiro (governo) em muitos casos.
Temos o potencial humano e natural, mas não conseguimos avançar por problemas culturais e de gestão.
Minha opnião.
Grato

Carregando publicação patrocinada...
1

Bem interessante seu pensamento. Eu concordo que temos a faca e o queijo na mão na questão do turismo e desperdiçamos isso.

Só Paris recebe mais gente num mês que o Brasil em um ano(turista estrangeiro).